Brasil

Cléber Xavier deixa claro (e com razão) que saída de Soteldo do Santos não lhe tira o sono

Segundo o técnico, venda só ocorreu porque o venezuelano não queria seguir no Peixe

A decisão de Soteldo de trocar o Santos pelo Fluminense, que disputará o Mundial de Clubes da Fifa, não tirou em absolutamente nada o sono do técnico Cléber Xavier. Após a vitória do Peixe sobre o Fortaleza, na Arena Castelão, por 3 a 2, o treinador alvinegro deixou claro que a venda do venezuelano só ocorreu, porque o mesmo não tinha mais interesse em permanecer na Vila Belmiro. 

Para ter Soteldo, o Fluminense se comprometeu a pagar 5,4 milhões de dólares (pouco mais de R$ 30 milhões) para ficar com os 50% dos direitos econômicos do jogador que pertenciam ao Santos. 

O Alvinegro, por sua vez, comprará a parte do Tigres, do México, e também terá 50% do atleta pensando em uma futura negociação. 

— O Soteldo é um jogador que esteve fora do Santos no ano passado, voltou nesta temporada, mas não queria continuar mais. Era um desejo dele sair. Aprendi que no futebol nós temos que respeitar esse desejo do atleta quando ele não quer ficar e valorizar aquele que quer ficar. Por isso, valorizo muito os jogadores que estão comigo, os jogadores que estão no Santos e buscam dar o melhor. Às vezes nem todos agradam a todo mundo. Mas quero sempre valorizá-los e pedir ao torcedor que os apoiem, pois a entrega de todos que estão aqui é total — disse o treinador em entrevista coletiva ainda na capital cearense.

E não há motivos para o santista perder o sono 

Se com os jogos em andamento, Cléber Xavier não tem sido muito feliz, fora dele — especificamente em relação a Soteldo — o treinador foi cirúrgico. 

Desde que foi recontratado, o venezuelano pouco acrescentou. Em 2023, quando o Peixe foi rebaixado, por exemplo, Soteldo não foi decisivo dentro de campo e apresentou momentos de estrelismo fora dele. 

Acreditava que o bom desempenho da primeira passagem — entre 2019 e 2021 — era suficiente para alçá-lo a uma condição de ídolo, que nunca foi. Fez sim alguma meia dúzia de boas partidas, mas nada que fizesse dele peça imprescindível para a equipe.

Principalmente se considerarmos que um jogador com comprometimento, mesmo sem a mesma qualidade no drible, pode ser mais importante do que venezuelano.

Renato Gaúcho conversando com Soteldo antes de Fluminense e Santos
Após trabalhar com Soteldo no Grêmio, em 2024, Renato Gaúcho foi determinante para levar o atacante ao Fluminense (Foto: Gazeta Press)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Os números de Soteldo pelo Santos

Considerando as duas passagens de Soteldo pelo Santos, o venezuelano acumula 162 jogos e 21 gols marcados.

Adorado por uma parte da torcida, o atacante fez parte dos elencos vice-campeão brasileiro em 2019 e vice-campeão da Libertadores 2020. Em contrapartida, Soteldo também foi um dos atletas presentes na campanha que terminou com o inédito rebaixamento à Série B do Brasileirão, em 2023.

Últimas notícias do Santos:

Emprestado ao Grêmio em 2024, o venezuelano voltou à Vila Belmiro em 2025, mas viu o seu desempenho ser prejudicado por uma série de lesões musculares. 

Ao longo da segunda passagem, Soteldo marcou apenas um gol pelo Santos. Foi diante do Vasco, no dia 1º de outubro de 2023, em que o Peixe venceu por 4 a 1.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo