Por que a parada para o Mundial de Clubes é essencial para o Santos em 2025?
Além de definir a situação de Neymar, Peixe precisa de reforços para subir na tabela do Brasileirão

Sem ainda ter se encontrado no Campeonato Brasileiro, o Santos visita o Fortaleza, na Arena Castelão, às 19h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira (12), com o técnico Cléber Xavier contando os minutos para a paralisação da competição, em razão do Mundial de Clubes da Fifa.
Apesar de ter chances de deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão diante do Tricolor cearense, a realidade do Peixe no campeonato é bem diferente daquela que foi planejada no início da temporada.
O embarque do Peixão. Próximo destino: Fortaleza-CE! 🛫 pic.twitter.com/s2gsr3M20X
— Santos FC (@SantosFC) June 10, 2025
Por isso, diretoria e comissão técnica querem extrair o máximo dos 29 dias que terão sem jogos para reforçar e entrosar o time visando os compromissos do segundo semestre. Principalmente em relação a luta contra uma nova queda à Série B.
Qual será a programação do Santos durante o Mundial de Clubes?
O Santos ainda não anunciou oficialmente qual será a programação do elenco profissional durante a disputa do Mundial de Clubes.
Mas, baseado naquilo que a Trivela obteve de informações, o clube irá liberar os jogadores para um período de férias de 13 dias, que vai de 13 a 26 de junho.
Como o calendário do futebol brasileiro não permitirá férias de 30 dias entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, os clubes que não estarão na competição da Fifa irão conceder parte do descanso neste mês.
Últimas notícias do Santos:
A reapresentação do elenco está marcada para acontecer no dia 27 no CT Rei Pelé, onde o Peixe deve permanecer por toda a intertemporada.
A partir de então, Cléber Xavier terá 15 dias para implantar definitivamente as suas ideias e filosofia de jogo antes de receber o Palmeiras, na Vila Belmiro, na retomada do Brasileirão, no dia 12 de julho.
Com o intuito de ver os trabalhos em prática, é possível que o Santos dispute algum jogo-treino no próprio CT ou na Vila Belmiro.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Por que a parada é tão importante para o Santos?
Além dos ajustes técnicos e táticos, a parada do Brasileirão é aguardada com ansiedade na Vila Belmiro por conta de Neymar. A começar pela renovação do contrato, que termina no próximo dia 30 de junho.
Se a decisão do astro for realmente continuar no Peixe, o objetivo passará a ser o seu fortalecimento muscular e recondicionamento físico.
Recuperado da última lesão na coxa esquerda, o atacante vinha ganhando minutagem nos últimos compromissos e só não irá atuar no último duelo antes da parada por conta do cartão vermelho recebido diante do Botafogo.

Movimentações do Santos no mercado
Apesar das diversas contratações ao longo do ano, o Santos, agora com o seu departamento de futebol gerenciado por Alexandre Mattos, tem planos de aproveitar a próxima janela de transferências para reforçar o elenco.
Inicialmente, a intenção é buscar reforços pontuais. E a lateral direita, que já não vinha bem, perdeu uma das peças ali disponíveis. Emprestado pelo Athletico-PR, Léo Godoy recebeu uma oferta do futebol argentino e o Peixe optou por liberá-lo imediatamente.
Além do lateral, quem também deixou a Vila Belmiro foi o atacante Soteldo. O venezuelano foi vendido ao Fluminense. Por se tratar de um titular, é de se imaginar que Mattos tentará uma reposição durante a janela de transferências.

O trabalho do executivo não para por aí. O Santos precisa de contratações para o seu sistema defensivo e meio-campo, uma vez que Diego Pituca e João Schimdt não fazem boa temporada.
A situação de Gabriel Brazão, que interessa clubes da Europa, também é observada. Afinal, o goleiro é um dos principais jogadores do time.