Brasil

Por que a parada para o Mundial de Clubes é essencial para o Santos em 2025?

Além de definir a situação de Neymar, Peixe precisa de reforços para subir na tabela do Brasileirão

Sem ainda ter se encontrado no Campeonato Brasileiro, o Santos visita o Fortaleza, na Arena Castelão, às 19h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira (12), com o técnico Cléber Xavier contando os minutos para a paralisação da competição, em razão do Mundial de Clubes da Fifa.

Apesar de ter chances de deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão diante do Tricolor cearense, a realidade do Peixe no campeonato é bem diferente daquela que foi planejada no início da temporada. 

Por isso, diretoria e comissão técnica querem extrair o máximo dos 29 dias que terão sem jogos para reforçar e entrosar o time visando os compromissos do segundo semestre. Principalmente em relação a luta contra uma nova queda à Série B. 

Qual será a programação do Santos durante o Mundial de Clubes?

O Santos ainda não anunciou oficialmente qual será a programação do elenco profissional durante a disputa do Mundial de Clubes. 

Mas, baseado naquilo que a Trivela obteve de informações, o clube irá liberar os jogadores para um período de férias de 13 dias, que vai de 13 a 26 de junho. 

Como o calendário do futebol brasileiro não permitirá férias de 30 dias entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, os clubes que não estarão na competição da Fifa irão conceder parte do descanso neste mês. 

Últimas notícias do Santos:

A reapresentação do elenco está marcada para acontecer no dia 27 no CT Rei Pelé, onde o Peixe deve permanecer por toda a intertemporada. 

A partir de então, Cléber Xavier terá 15 dias para implantar definitivamente as suas ideias e filosofia de jogo antes de receber o Palmeiras, na Vila Belmiro, na retomada do Brasileirão, no dia 12 de julho.

Com o intuito de ver os trabalhos em prática, é possível que o Santos dispute algum jogo-treino no próprio CT ou na Vila Belmiro. 

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Por que a parada é tão importante para o Santos?

Além dos ajustes técnicos e táticos, a parada do Brasileirão é aguardada com ansiedade na Vila Belmiro por conta de Neymar. A começar pela renovação do contrato, que termina no próximo dia 30 de junho. 

Se a decisão do astro for realmente continuar no Peixe, o objetivo passará a ser o seu fortalecimento muscular e recondicionamento físico.

Recuperado da última lesão na coxa esquerda, o atacante vinha ganhando minutagem nos últimos compromissos e só não irá atuar no último duelo antes da parada por conta do cartão vermelho recebido diante do Botafogo.  

Neymar recebendo cartão vermelho
O atacante Neymar foi expulso na derrota do Santos para o Botafogo (Foto: Gazeta Press)

Movimentações do Santos no mercado

Apesar das diversas contratações ao longo do ano, o Santos, agora com o seu departamento de futebol gerenciado por Alexandre Mattos, tem planos de aproveitar a próxima janela de transferências para reforçar o elenco.

Inicialmente, a intenção é buscar reforços pontuais. E a lateral direita, que já não vinha bem, perdeu uma das peças ali disponíveis. Emprestado pelo Athletico-PR, Léo Godoy recebeu uma oferta do futebol argentino e o Peixe optou por liberá-lo imediatamente. 

Além do lateral, quem também deixou a Vila Belmiro foi o atacante Soteldo. O venezuelano foi vendido ao Fluminense. Por se tratar de um titular, é de se imaginar que Mattos tentará uma reposição durante a janela de transferências. 

Soteldo ainda enquanto jogador do Santos
Soteldo pediu para ser negociado acreditando que o Fluminense é uma boa para a sua carreira (Foto: Gazeta Press)

O trabalho do executivo não para por aí. O Santos precisa de contratações para o seu sistema defensivo e meio-campo, uma vez que Diego Pituca e João Schimdt não fazem boa temporada. 

A situação de Gabriel Brazão, que interessa clubes da Europa, também é observada. Afinal, o goleiro é um dos principais jogadores do time.  

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo