Expulsão bizarra em possível último ato de Neymar resume volta frustrante ao Santos
Camisa 10 do Peixe foi expulso e viu o Botafogo deixar a Vila Belmiro com os três pontos

Neymar foi o grande personagem do confronto entre Santos e Botafogo, na tarde deste domingo (1º), na Vila Belmiro, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. De volta ao time titular em compromisso oficial e trajado com a vencedora camisa azul turquesa, o craque arriscou jogadas individuais, passes e até conseguiu incendiar o estádio com tal comportamento.
O problema é que nada disso foi suficiente para levar o Peixe à vitória. Muito pelo contrário. Expulso no segundo tempo, Neymar ainda viu a equipe carioca abrir o placar e deixar o mítico estádio santista com os três pontos graças ao gol de Artur, que decretou a vitória botafoguense por 1 a 0.
O confronto deste domingo pode ter representado a última partida de Neymar pelo Santos.
Com o resultado, o Santos permanece na 18ª colocação do Brasileirão, com apenas oito pontos conquistados. Já o Botafogo, agora com 15 pontos, assume a 8ª posição.
Titular, Neymar dribla, finaliza e orienta
Novamente titular em um jogo oficial, Neymar se esforçou e contribuiu para que o Santos fosse melhor do que o Botafogo durante todo o primeiro tempo. Com pouca (ou quase nenhuma) responsabilidade de marcar, o camisa 10 tentou jogadas individuais e até serviu companheiros.
No seu melhor momento da primeira etapa, Neymar partiu em velocidade pelo lado esquerdo, se livrou da marcação, já dentro da área, e finalizou cruzado de perna esquerda. John, com as pernas, impediu a abertura do placar.
Participativo e sempre orientando os companheiros, o astro, em um outro lance da primeira etapa, se envolveu em uma disputa de bola, também na grande área, em que reclamou com veemência de ter sido derrubado por meio de um puxão pelas costas. O lance foi completamente ignorado pela arbitragem.
Grêmio pensa em oxigenar o elenco e se dispõe a negociar estrangeiros com o Santos
Tricolor gaúcho tem 11 jogadores de outras nacionalidades, mas só três podem seguir no Brasileirão l via @trivela https://t.co/rQ9vZfce8s
— Bruno Lima (@unollima) May 30, 2025
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Provocação aos botafoguenses e cartão amarelo
Apesar do Santos ser melhor na primeira etapa, duas situações tiraram Neymar do sério: os xingamentos da torcida do Botafogo e a atuação do árbitro Davi de Oliveira Lacerda.
As ofensas botafoguenses foram devidamente respondidas. Em determinado momento do jogo, enquanto era ofendido verbalmente, o craque do Peixe se virou para o setor destinado aos torcedores cariocas e, com os dedos, respondeu chamando o Botafogo de pequeno. O gesto prontamente incendiou a Vila Belmiro.
Já com o árbitro, Neymar, que foi punido com um cartão amarelo por uma falta cometida em Jair, esperou o encerramento da primeira etapa para tirar satisfação. Para evitar um problema, o goleiro João Paulo tratou de acalmar o camisa 10 e conduzi-lo ao vestiário.
Os últimos minutos de Neymar no Santos?
Após o intervalo, o Santos, apesar de clara queda de rendimento físico, continuou pisando no campo de ataque à procura do gol. E ele até saiu. Mas de maneira irregular e que trouxe enorme prejuízo aos donos da casa. Depois de aproveitar o rebote do goleiro John, Neymar desviou a bola para o fundo das redes com a mão.
De frente para o lance, o árbitro Davi de Oliveira Lacerda anulou o gol e expulsou o camisa 10 após a aplicação do segundo cartão amarelo. Desta forma, Neymar terá que cumprir suspensão na próxima rodada, que é a última antes do encerramento do seu contrato no próximo dia 30 de junho.
Ou seja: a bizarra expulsão pode ter sido a última imagem de Neymar num retorno frustrante ao Santos. O craque voltou com um contrato de seis meses, cujos objetivos possíveis eram brigar pelo Paulistão, ir bem na Copa do Brasil e nas primeiras rodadas do Brasileirão.
O camisa 10 teve bons momentos no Paulista, mas ficou de fora do jogo mais importante, a semifinal diante do Corinthians, por lesão — e o Peixe acabou derrotado.
Na Copa, estava presente na eliminação nos pênaltis para o CRB. E, no Brasileirão, foram quatro jogos: nenhum gol, nenhuma assistência, três cartões amarelos e umv vermelho.

Botafogo aproveita e abre o placar na Vila
Com um jogador a mais, o Botafogo, que até então aparentava satisfação com o empate, adiantou as suas linhas e saiu da Vila Belmiro com a vitória.
Já na reta final do segundo tempo, Artur cruzou uma bola na área santista. O cruzamento não foi cortado e morreu no fundo das redes de Gabriel Brazão. O já tradicional abalo psicológico do Peixe, então, tomou conta do time, que não teve forças para buscar o empate.
Próximos jogos de Santos e Botafogo
Agora o Santos terá mais de 10 dias para se preparar visando o seu próximo compromisso pelo Brasileirão. Em razão da Data Fifa para os compromissos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, o Santos só volta a campo no dia 12 de junho diante do Fortaleza, na Arena Castelão, às 19h30 (horário de Brasília).
O Botafogo, que na semana passada teve o compromisso com o Ceará adiado por conta da Copa Libertadores, irá receber o Vozão no Nilton Santos, às 20 horas (horário de Brasília) da próxima quarta-feira (4).