Brasileirão Série A

Santos sofre em jogo que parecia tranquilo, mas vence Fortaleza e sai do Z4

Cléber Xavier erra nas substituições e quase coloca a estratégia bem sucedida do 1º tempo a perder

O Santos está fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Mesmo sem Neymar, que cumpriu suspensão por conta da bizarra expulsão contra o Botafogo, o Peixe derrotou o Fortaleza, por 3 a 2, na Arena Castelão, nesta quinta-feira (12), e, agora com 11 pontos conquistados, poderá desfrutar da parada para o Mundial de Clubes da Fifa, sem ocupar uma das últimas posições na tabela.

Com a ausência da sua referência técnica e sem poder explorar as jogadas individuais de Soteldo, vendido ao Fluminense, o técnico Cléber Xavier apostou numa estratégia reativa para sair da capital cearense com os três pontos e ela funcionou. Mas com fortes emoções. Principalmente no segundo tempo.

Os gols da terceira vitória santista no Brasileirão foram marcados por Barreal e Guilherme em duas rápidas subidas ao ataque, com brilhantes assistências de Rollheiser e Tiquinho Soares, respectivamente, ainda no primeiro tempo.

Na segunda etapa, depois de o Fortaleza buscar o empate, Rollheiser, já nos acréscimos, garantiu o triunfo santista.

Guilherme e Tiquinho Soares comemoram o gol do Santos
Autor do segundo gol do Santos, Guilherme agradece Tiquinho Soares pela assistência (Foto: Gazeta Press)

Postura reativa do Santos funciona perfeitamente

Ciente da pressão vivida pelo Fortaleza, que, considerando o Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, não vencia há seis jogos, Cléber Xavier mandou o Santos a campo com a clarea ideia de entregar a bola para o Tricolor cearense e, diante do nervosismo do adversário, explorar os contra-ataques por meio de Rollheiser, Guilherme e Barreal.

No primeiro tempo, apesar dos riscos sofridos, como uma bola no travessão e uma ou outra importante intervenção de Gabriel Brazão, o plano foi colocado em prática com total sucesso. E os bonitos e bem trabalhados gols de Barreal e Guilherme fizeram a estratégia se transformar em vantagem no placar.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Cléber Xavier vai mal nas trocas e quase põe tudo a perder

Após o intervalo, logo no início do segundo tempo, o Santos desperdiçou, com Barreal, o contra-ataque que liquidaria o jogo. A partir daí, o Fortaleza cresceu e, por meio de dois pênaltis convertidos por Yago Pikachu, empatou o confronto que parecia perdido.

Sem mudar a postura reativa da primeira etapa, o Peixe caiu bruscamente de rendimento depois das subsituições de Cléber Xavier. A mais questionável foi a troca de Tiquinho Soares, que segurava bem a bola no ataque, por Thaciano.

Empolgado com o empate, o Fortaleza teve a oportunidade de virar o placar, mas o Santos, que ofensivamente respirava somente por conta de Rollheiser, chegou à vitória. E foi justamente a perna esquerda do bom meia-atacante argentino que salvou a pele de Cléber Xavier de uma forte pressão da torcida durante o mês sem compromissos.

Os três pontos, no entanto, não podem servir como cortina de fumaça para a noite infeliz do treinador, que, há alguns jogos, não tem sido bem sucedido nos momentos em que mexe na equipe.

Diante de rivais da parte de cima da tabela, no segundo semestre, esses erros poderão ser fatais e custar pontos importantíssimos para o Peixe.

Últimas notícias do Santos:

Elenco do Santos entra em período de férias

A partir desta sexta-feira (13), por conta do Mundial de Clubes da Fifa, o elenco do Santos terá 13 dias de férias. Os jogadores se reapresentarão no CT Rei Pelé no dia 27 de junho e farão uma intertemporada visando a retomada do Campeonato Brasileiro.

O próximo compromisso do Peixe na competição será daqui a exatamente um mês, no dia 12 de julho, diante do Palmeiras, na Vila Belmiro.

Nesse intervalo, a maior expectativa do torcedor alvinegro é entorno do futuro do atacante Neymar. O jogador de 33 anos tem contrato com o Santos até o próximo dia 30 de junho e seu pai negocia a renovação do vínculo com o presidente Marcelo Teixeira.

A tendência é de que um novo acordo seja firmado com validade até a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo