Brasil

No primeiro passo para a reconstrução, Santos terá que frear Botafogo-SP e carrasco do passado

Em primeiro compromisso oficial no ano da reconstrução, Santos visita o Botafogo-SP que tem atacante carrasco

Passados 45 dias do maior vexame de sua história, o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Santos volta a campo para um compromisso oficial. Na noite deste sábado (20), às 18 horas (horário de Brasília), o Peixe, agora sob o comando do técnico Fábio Carille, visita o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, pela primeira rodada do Campeonato Paulista. Com um elenco reformulado, o Alvinegro terá como primeira missão do ano não sofrer com os fantasmas do passado.

Para isso, conta com a estreia de um novo sistema defensivo, que precisará impedir o experiente centroavante Leandro Pereira de aumentar o seu histórico de gols contra o time da Vila Belmiro.

Contratado do Tochigi, da segunda divisão do futebol japonês, para a disputa da temporada 2024, Leandro, ex-jogador de Chapecoense, Palmeiras e Sport, tem 10 jogos contra o Santos e quatro gols marcados. Foram dois com a camisa do time paulista e outros dois defendendo a equipe de Santa Catarina.

Força defensiva de Carille e estreia de Gil são antídoto

Dos quatro gols marcados, três deles foram decisivos para que Leandro levasse seus times à vitória contra o Peixe. Diante desse retrospecto, uma das esperanças alvinegras para voltar de Ribeirão Preto com os três pontos é a capacidade do técnico Carille para montar sistemas defensivos organizados e a estreia do experiente zagueiro Gil, que deve atuar formando dupla com Joaquim.

Leandro Pereira no Palmeiras
Leandro Pereira marcou o gol do Palmeiras, no confronto de ida da final do Paulistão de 2015, mas o título ficou com o Santos (Foto: Flickr/Palmeiras)

Outro ponto importante está no fato de Carille ter bom conhecimento das características de Leandro, pois o técnico deixou recentemente o V-Varen Nagasaki, também da segunda divisão do Japão. O ex-clube do treinador, aliás, acionou o Peixe na Fifa por conta do não pagamento da sua multa rescisória.

Os gols de Leandro Pereira contra o Santos

  • 25/10/2014 – Chapecoense 1×1 Santos – Arena Condá – Campeonato Brasileiro
  • 26/04/2015 – Palmeiras 1×0 Santos – Allianz Parque – Final do Campeonato Paulista (ida)
  • 19/07/2015 – Palmeiras 1×0 Santos – Allianz Parque – Campeonato Brasileiro
  • 12/11/2018 – Santos 0x1 Chapecoense – Pacaembu – Campeonato Brasileiro

Santos terá outras novidades neste sábado

Além de Carille e Gil, o Santos que pisará no gramado do estádio Santa Cruz terá outras novidades. O provável time titular deve contar com as estreias de Aderlan, João Schmidt, Giuliano, Pedrinho e Guilherme, junto de Diego Pituca, que voltará a vestir o uniforme santista.

O goleiro João Paulo, o zagueiro Joaquim, o lateral-esquerdo Felipe Jonatan e o centroavante Julio César Furch são os únicos remanescentes entre os titulares do time do ano passado.

No banco de reservas, o treinador ainda terá as presenças de Hayner, Otero, Cazares, Marcelinho e Willian Bigode, que também chegaram ao Peixe nas últimas semanas. Jorge, se recuperando de uma lesão no joelho, ainda não tem prazo para retornar aos gramados.

Santos está no Grupo A do Paulistão

Ferido pela queda no Brasileirão, o Peixe sabe que o seu principal objetivo na temporada é retornar à elite do futebol nacional. Mas antes de pensar nisso, o Santos precisa fazer um bom Estadual para amenizar a dor da sua torcida e se classificar à fase eliminatória da competição, o que não acontece desde 2020.

O time da Vila Belmiro está no Grupo A do Paulistão ao lado de Ituano, Portuguesa e Santo André.

Foto de Bruno Lima

Bruno Lima

Bruno Lima nasceu em Santos (SP) e se formou em Jornalismo na Universidade Católica de Santos (UniSantos) em 2010. Antes de escrever para Trivela, passou por A Tribuna
Botão Voltar ao topo