Guardada para o ídolo? Santos pode ter nova camisa aposentada, desta vez temporariamente: a de Neymar
Marcelo Teixeira chegou a dizer que pedido para aposentar temporariamente o número 11 teria partido do pai de Neymar, que negou; futuro presidente alvinegro deve pedir aprovação do conselho para guardar o número à espera do craque
O Santos pode ter mais uma camisa ‘aposentada' logo no início da gestão de Marcelo Teixeira. Recém-eleito como novo presidente do clube, o empresário afirmou que vai pedir ao Conselho um ‘descanso' da camisa 11, usada por Neymar desde o início na sua carreira no Santos.
– Vou colocar lá no nosso grupo [conselho] para que a gente estude guardar a 11, aí a gente espera a volta do Neymar. Já me deixou tão esperançoso, então que seja rápido a volta para primeira [divisão] e a volta do Neymar no futuro -, disse.
No sábado (9), minutos depois de ser eleito o novo presidente do Santos, Teixeira anunciou a sua primeira medida como mandatário do clube. O dirigente afirmou que enquanto o Peixe estiver na Série B do Campeonato Brasileiro, a mítica camisa 10 alvinegra, usada por Pelé, não será disponibilizada para os jogadores do elenco.
Tal decisão precisa ser aprovada em futura reunião do Conselho Deliberativo. Se a ideia for aceita, em 2024 o número só será utilizado durante o Campeonato Paulista. Atualmente, a camisa de número 10 pertence ao venezuelano Soteldo.
– É inadmissível vermos, nesta semana, tantas crianças, mulheres, santistas e admiradores do futebol no mundo inteiro chorarem por ver o Santos cair da primeira divisão. Esse é o nosso compromisso. Reconduzir o Santos para o seu devido lugar de onde nunca deveria ter saído. Esse é o objetivo principal da gestão Marcelo Teixeira junto com Marcelo Bonavides a partir de janeiro de 2024. Já antecipo, também, uma ideia. Nós vamos propor ao Conselho Deliberativo. No Campeonato Paulista vamos atuar normalmente com a camisa 10 – disse.
– No Campeonato Brasileiro, enquanto o Santos não subir, estar no seu patamar digno, nós não atuaremos com a camisa 10. Em memória, em honra. Já que neste ano tivemos a homenagem do campeonato ao Rei Pelé, continuaremos nessa missão. Nós voltaremos à primeira divisão. Enquanto não voltarmos, o Santos não utilizará a camisa mais gloriosa da sua história, a camisa 10 – disse o presidente eleito com lágrimas nos olhos ao lembrar do maior jogador de todos os tempos, que faleceu em 29 de dezembro do ano passado – completou.
Pedido de pai de Neymar?
Inicialmente, a notícia foi veiculada pelo Portal Santa, de Santos, como um pedido do pai de Neymar. A informação, no entanto, foi negada em contato com a reportagem da Trivela. O pai de Neymar confirmou ter encontrado com Teixeira, mas negou qualquer pedido ou conversa sobre uma eventual volta do jogador do Al Hilal para o clube da Baixada Santista.
– O Marcelo veio nos visitar e claro foi recebido cordialmente. Falamos de tudo, de passado, de lembranças e amigos que construímos é que já foram embora ao longo desses anos. E, claro, tudo ao tom de cordialidade e descontração. Em nenhum momento estamos apoiando A ou B, e sim a instituição Santos FC – contou, à reportagem.
– A visita, como disse, foi recebida, cordial e descontraída, e os assuntos comentados não se tornaram pauta nenhuma de futuro. Essas palavras são de total responsabilidade do Marcelo – completou.
Neymar se recupera de uma grave lesão no joelho
Depois da transferência para o Al Hilal, da Arábia Saudita, Neymar atuou pouco. O jogador sofreu lesão no ligamento cruzado e no menisco do joelho esquerdo no primeiro tempo da derrota por 2 a 0 para o Uruguai, em Montevidéu, em rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. A previsão é de que ele ficará longe dos gramados por aproximadamente nove meses.
Como foi a lesão de Neymar?
O atacante da Seleção Brasileira se machucou aos 44 minutos do primeiro tempo, logo após Darwin Nuñez abrir o placar para o Uruguai. Ao tentar arrancar com a bola no meio-campo, Neymar disputou uma bola com De la Cruz, mas perdeu o equilíbrio e pisou de mau jeito no gramado.
Ao cair, a estrela brasileira desabou também em lágrimas. A dor foi tão forte, que deixou companheiros preocupados e espantados. O atacante foi imediatamente substituído por Richarlison.