Brasil

Rodrigo Caetano trabalha para definir novos cargos e montar estrutura da Seleção antes de estreia de Dorival

Novo diretor de seleções, Caetano conversa com Cícero de Souza, do Palmeiras, e Luis Vagner Vivian, do Grêmio, para cargos na CBF

Rodrigo Caetano assumiu o cargo de diretor de seleções na CBF há cerca de dez dias. Desde então, o dirigente imergiu em uma rotina de reuniões e negociações com profissionais do mercado brasileiro para montar uma nova estrutura de organização para comandar o dia a dia da seleção brasileira. O executivo tenta acelerar este processo para definir a equipe antes da estreia de Dorival Júnior, em 26 de março, contra a Inglaterra em Wembley. O treinador faz sua primeira convocação nesta sexta-feira (1).

Conforme apurado pela Trivela, na última semana, a CBF fez uma proposta para tirar Cícero de Souza do Palmeiras. O profissional hoje atua como gerente de futebol no Alviverde e chegaria para assumir o cargo de gerente geral de seleções.

Nos últimos dias, a entidade também procurou Luis Vagner Vivian, atual executivo de futebol do Grêmio. O dirigente, inclusive, tem uma passagem recente pela entidade, como gerente de planejamento e operações. Até o momento, não há definições sobre estas negociações. A CBF não comenta, nem confirma a procura por estes

CBF também define comissão técnica de Dorival

Além da contratação do novo dirigente, a CBF já definiu alguns cargos para a comissão técnica de Dorival Júnior. Recentemente, o treinador levou dois profissionais do São Paulo para ocupar posições em sua equipe de trabalhos. O chefe de análise de mercado João Marcos Pereira Soares e o chefe do departamento de análise Guilherme Lyra deixarão o clube para atuar na comissão da Seleção. O ex-zagueiro Juan, ex-Flamengo, também já foi confirmado pela CBF como gerente técnico e trabalhará junto com o técnico no dia a dia.

Ainda em janeiro, a entidade já havia confirmado o retorno de Taffarel ao cargo de preparador de goleiros. O goleiro do Tetra ocupou este posto durante a era Tite. Com a volta dele, Marquinhos passa a ser o auxiliar da preparação de goleiros.

A comissão técnica de Dorival na Seleção:

  • Lucas Silvestre – Auxiliar
  • Pedro Sotero – Auxiliar
  • Celso Rezende – Preparador físico
  • Taffarel – Preparador de goleiros
  • Marquinhos – Auxiliar Preparação de goleiros
  • Thomas Koerich – Analista de desempenho
  • Guilherme Passos – Fisiologista
Luis Vagner Vivian já trabalhou na CBF antes de assumir como executivo do Grêmio (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Autonomia a Caetano foi promessa de Ednaldo Rodrigues

A reformulação no organograma de comando das seleções é a primeira missão de Rodrigo Caetano. Uma missão, aliás, que ele já começou a tocar, antes mesmo de assinar o contrato para o novo desafio. Nestes primeiros dias, a CBF deve oficializar as saídas do técnico Ramon Menezes e do coordenador da base Branco, após a decepção no torneio pré-olímpico, em que o Brasil não conquistou a vaga para os Jogos de Paris.

– Já começamos o nosso trabalho, que é de muito planejamento e muita estruturação para poder entregar aos atletas da Seleção a melhor estrutura de pessoas – disse o dirigente.

O presidente Ednaldo Rodrigues afirmou recentemente que o dirigente terá autonomia total para tomar decisões e conduzir as mudanças necessárias na estrutura da entidade.

– Rodrigo terá autonomia total nas modificações necessárias para a seleção brasileira continuar sendo uma Seleção vencedora, forte e identificada com os torcedores. (O Rodrigo) em a confiança irrestrita do presidente neste momento difícil que não só a seleção principal, mas também de base, se encontra. Ele terá a distinção para fazer o trabalho não só na seleção principal, mas uma reestruturação geral das seleções masculinas.

Cícero Souza foi procurado pela CBF (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Quando será a estreia de Dorival?

Dorival Júnior já tem em vista a sua estreia pela Seleção. O Brasil volta a jogar em 23 de março, quando enfrenta a Inglaterra em um amistoso em Wembley, em Londres. Está previsto ainda outro duelo com a Espanha, no Santiago Bernabéu, em 26 de março. Mas até agora, esta partida não foi oficializada pela CBF. Esta será a última Data Fifa antes da disputa da Copa América, em junho.

O Brasil está no Grupo D da competição e estreia no dia 21 de junho, contra Costa Rica ou Honduras, no SoFi Stadium, em Inglewood, próximo a Los Angeles na Califórina. Colômbia e Paraguai são as outras seleções da chave.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo