Brasil

O próprio Renato animou a torcida do Grêmio e disse: ‘Falta só um detalhezinho pra renovar…’

Negociação entre Grêmio e Renato Portaluppi avança e o próprio treinador acredita em anúncio da renovação ainda nesta semana

A notícia que todo torcedor do Grêmio estava esperando deste o final do Campeonato Brasileiro está próxima de ser confirmada: Renato Portaluppi deve, em breve, ter anunciada sua renovação de contrato com o time gaúcho. E quem afirmou isso foi o próprio treinador, em participação no podcast ‘Joga com a 10’, apresentado por sua filha Carol.

— Vindo para cá [gravação do podcast] agora mesmo, falei com o meu vice-presidente [Antônio Brum, do Grêmio] e está tudo muito bem adiantado. Faltam alguns detalhezinhos apenas. Vamos ver se a gente chega em um acordo entre hoje [terça-feira] e amanhã [quarta] — afirmou Renato Portaluppi em entrevista à própria filha.

Os detalhezinhos que Renato Portaluppi cita ao falar do entrave para que a decisão seja selada com o um final positivo são financeiros. Isso porque ele fez uma pedida considerada alta pela diretoria do Grêmio, mas aceitou negociar o valor. A expectativa é que o contrato seja fechado com um meio-termo entre o que foi pedido e o que pode ser pago pelos gremistas.

Renato Portaluppi quis valorização após ótimo 2023

A valorização que Renato Portaluppi pediu tem relação direta com as ótimas campanhas que o Grêmio fez no Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Foi campeão do primeiro, chegou às semifinais do segundo e ficou na segunda colocação do terceiro torneio. Tudo isso no ano seguinte em que esteve disputado a Série B.

A diretoria do Grêmio topou dar a tal valorização, mas se assustou com os valores pedidos, considerados altos demais. Renato, por sua vez, entendeu que o pedido estava fora da realidade gremista e, desde o começo de dezembro, topou sentar para negociar o contrato. Como já é praxe entre o treinador e o clube, o novo acordo deve ter duração de um ano e não terá multa em caso seja rompido por qualquer um dos lados.

Contratações do Grêmio só serão tratadas após renovação de Renato Portaluppi

A confiança na renovação com Renato Portaluppi é tão grande que o Grêmio ainda não andou com praticamente nenhuma contratação para reforçar o elenco, que em 2024 terá a disputa da Libertadores em seu calendário. Mesmo assim, já se sabe que alguns reforços (que contam com a aprovação do treinador desde já) estão na mira da diretoria.

O mais encaminhado deles é Soteldo, do Santos. O meia-atacante deve deixar o Peixe, que rebaixado à Série B está fazendo reformulação de seu elenco para ter uma folha salarial mais em conta. O venezuelano chegaria emprestado ao Grêmio com valor de compra fixado. Dodi, volante que também atua no time paulista, é outro que está na mira do Tricolor.

Ainda existem algumas especulações mais distantes para o Grêmio. A mais famosa delas envolve o uruguai Edinson Cavani, hoje no Boca Juniors, que seria um possível substituto para Luis Suárez, que deixa o Tricolor em direção ao Inter Miami, da MLS. Everton Ribeiro, que não renovou ainda com o Flamengo, também poderia pintar no Rio Grande do Sul, mas a diretoria gremista aguarda o desfecho da negociação com os cariocas para se movimentar.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo