‘Quem discutir a qualidade está dando um tiro do pé’ diz Renato sobre Diego Costa
Técnico do Grêmio, Renato Portaluppi elogiou Diego Costa ao falar pela primeira vez sobre o novo reforço

Após o empate em 1 a 1 com o São Luiz, na tarde de sábado (10), pela sétima rodada do Campeonato Gaúcho, o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, falou pela primeira vez sobre a contratação de Diego Costa. O centroavante de 35 anos foi anunciado na quinta-feira (8) como reforço gremista, e chega para repor a saída de Luis Suárez para o Inter Miami.
— É um jogador que jogou em alto nível na Europa por 12, 14 anos. Não preciso apresentar, é um jogador que a gente procurou, conversou durante alguns dias. Aceitou porque o sonho dele estava em Madrid, mas conseguimos convencer ele. Vai vir para o Brasil. Considero um grande atacante. Tenho certeza que vai encaixar. Até porque hoje em dia é difícil de encontrar jogadores. Torcedor pode ficar tranquilo — disse Renato.
Renato afirma que Diego Costa não foi contratado antes porque não queria continuar no Brasil
A curiosidade a respeito da contratação de Diego Costa é que ela foi efetivada somente no início de fevereiro, sendo que o centroavante estava livre desde o início do ano, após não renovar contrato com o Botafogo. Após tentativas frustradas com nomes como Funes Mori e Aboubakar, o ex-atacante de Atlético de Madrid e Chelsea apareceu como alternativa. Renato foi questionado sobre o novo reforços ter sido uma espécie de ‘sobra' no mercado. E justificou.
— Desde ano passado nos mexemos. Tentamos vários jogadores. Não é que ele não estava na nossa lista, mas a gente tinha informação de que ele não queria continuar no Brasil. Na última semana conversei 40 minutos com ele, e ele não queria ficar no Brasil — contou o treinador, que voltou a defender a nova contratação.
— É um jogador de alto nível, ninguém discute. Tem que parabenizar a direção. Quem discutir a qualidade está dando um tiro do pé. Ninguém joga 10, 15 anos na Europa [se não tiver qualidade]. Jogador extraterrestre, com Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Suárez, não se encontra toda hora não. Eu sei que o torcedor gostava do Suárez. Mas ele resolveu ir embora. Eu tenho certeza que ele [Diego Costa] vai ser recebido de braços abertos, e no momento em que ele entrar em campo, o torcedor vai gostar dele — complementou.
João Pedro Galvão com dias contados no Grêmio?
O Grêmio precisa muito que Diego Costa realmente dê conta do recado a partir do momento em que desembarcar em Porto Alegre, na próxima segunda-feira (12). Afinal, João Pedro Galvão tem sido muito criticado, e com razão, pela torcida. No empate em 1 a 1 com o São Luiz, o camisa 11 desperdiçou várias oportunidades. A principal delas, no primeiro tempo, em chute cruzado.
— O Galvão faz parte do grupo do Grêmio. Eu concordo com algumas coisas de vocês da imprensa, discordo de outras. Hoje, ninguém esteve bem. De repente, ele foi criticado por alguns porque a bola não entrou. Mas ele fez o certo. Brigou o tempo todo, e esteve no mesmo nível dos outros jogadores. O Grêmio não jogou bem. Aqui no Sul se tem o costume de que o jogador, se está mal, não pode permanecer no clube. E trago exemplo de outros que saíram e gostariam que voltassem, porque estão bem. O trabalho do treinador é sempre de recuperar o jogador, pedir a paciência da torcida — defendeu Renato.
Após a vitória sobre o Novo Hamburgo, na última terça-feira (6), em que João Pedro Galvão marcou gol de pênalti, o treinador gremista pediu à torcida ‘carinho' ao camisa 11. Não adiantou. Muitas vaias foram ouvidas quando ele deixou o campo para a entrada de Galdino, que foi o autor do gol do empate contra o São Luiz.