Brasil

O que sabemos sobre Raphael Veiga: Saída do Palmeiras, promessa, lesão e substitutos

Desfalque coloca Abel diante de um dilema que tende a se repetir ao longo da temporada

O Palmeiras não terá Raphael Veiga na estreia da Copa Libertadores, na quinta-feira (3), contra o Sporting Cristal em Lima, no Peru. Veiga deixou o empate com o Botafogo (0 a 0), no domingo (30), após um trauma na lombar, sofrido ao longo da partida. Assim como na maior parte dos jogos em 2024, o meia não fazia um bom jogo. Normalmente, este tipo de lesão não preocupa e o retorno do atleta costuma ser rápido.

O desfalque coloca Abel diante de um dilema que tende a se repetir ao longo da temporada. Em seu elenco, o técnico não tem hoje um jogador com características semelhantes às do meia: um criador de jogadas que organiza o time e responde por todas as bolas paradas.

A percepção diante das atuações de Veiga é que o meia está desgastado física e mentalmente — percepção confirmada por pessoas do seu entorno, fruto do calendário apertado desse início de ano. Sua velocidade não é a mesma de temporadas anteriores. E sua bola parada está funcionando muito menos. O jogador errou um pênalti na segunda final do Campeonato Paulista (0 a 0), contra o Corinthians, no último dia 27.

Quem vai jogar na estreia do Palmeiras na Libertadores

Contra o Botafogo, Felipe Ânderson, que ainda não disse a que veio para o clube depois de mais de seis meses, é o principal candidato à sua substituição. Na que diz respeito ao jogo no Peru, é praticamente o único.

O outro meia da delegação é Allan, recém-promovido do sub-20. Com Abel, no entanto, o cria da Academia já entrou aberto pela esquerda e como segundo volante — jamais como “10”. Maurício, que se recupera de uma cirurgia na clavícula, não viajou.

Felipe, que fez fama na Lazio, da Itália, jogando pelo lado direito, teve um rendimento satisfatório atuando mais pela direita para o centro, como Veiga costuma atuar. O jogador vinha pedindo uma chance no setor à comissão técnica, pois praticamente só jogou pela esquerda com Abel.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Promessas do Palmeiras e propostas para Veiga

Em entrevista ao “UOL”, André Cury, empresário de Veiga, declarou que seu cliente recebeu algumas propostas de transferência para o futebol europeu em 2024. Mas que, mediante uma promessa de saída em 2025, após o Mundial de Clubes, decidira permanecer.

— Os times da Europa gostam muito dele. Inter de Milão, Milan… A gente tem uma promessa do Palmeiras para vendê-lo já em julho. Mas eu não sei se vão cumprir.

A Trivela apurou com fontes ligadas à mandatária que a narrativa de Cury é imprecisa, mas não é inverídica. Propostas pelo jogador vieram, mas o clube brecou sua saída. Não houve uma promessa de negociação, mas sim uma inclinação a tratar do assunto depois do meio do ano. À “TNT”, antes da primeira partida da final do Campeonato Paulista, a presidente Leila Pereira também negou a existência de qualquer promessa.

Jogador deixou futuro em aberto

Veiga, que tem contrato com o Palmeiras até 31 de março de 2027, deixou seu futuro em aberto, após o vice-campeonato paulista, em entrevista na zona mista na Neo Química Arena.

— Quero continuar ganhando títulos, tem outras coisas para conquistar aqui ainda, quero sempre ajudar o Palmeiras. Eu não sei, minha vontade hoje é ficar, mas vamos ver o que vai acontecer.

Felipe Ânderson, durante jogo contra o Bahia, na Fonte Nova
Felipe Ânderson, durante jogo contra o Bahia, na Fonte Nova (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Quem poderá substituir Veiga no Palmeiras?

Hoje, o Palmeiras entende ter alguns jogadores que poderiam suprir a ausência de Raphael Veiga — seja pelo tempo em que ele estiver fora de combate ou em caso de uma negociação.

Além de Felipe Ânderson e Allan citados acima, Mauricio e Estêvão são dois jogadores que já atuaram como meias de armação. Facundo Torres também já jogou mais centralizado no Peñarol e no Orlando City.

No momento, o clube não estuda uma contratação para o setor de Veiga. De modo que, se de fato o jogador for negociado após o Mundial, o clube terá de ir ao mercado com a temporada em andamento — ou contratar na janela especial do Mundial, entre 2 e 10 de junho deste ano.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo