Brasil

Relação com Textor e mais: Quem é e quais as missões do novo presidente do Botafogo

Em eleição com menos de mil votos, João Paulo Magalhães Lins foi eleito o novo presidente do Botafogo

O Botafogo tem um novo presidente. Em eleição realizada nesta quinta-feira (19), os sócios do Glorioso escolheram o empresário João Paulo Magalhães Lins para comandar a associação pelos próximos quatro anos. Ele vai suceder Durcesio Mello, que apoiou a sua candidatura.

A eleição do Botafogo:

  • João Paulo Magalhães Lins (chapa Os Escolhidos): 573 votos
  • Vinícius Assumpção (chapa Orgulho Alvinegro): 399 votos
  • Nulos: 10 votos
  • Branco: 5 votos

O Botafogo tinha cerca de 1.300 sócios aptos a votar, mas apenas 987 associados votaram. O novo vice-presidente é André Silva.

Os dois candidatos disputavam o status de “sucessor” de Durcesio Mello. Vinícius era vice-presidente do clube, mas rompeu com o atual mandatário, que havia decidido apoiar João Paulo.

O apoio de Durcesio foi essencial para João Paulo. O atual presidente foi o responsável pela transformação do Botafogo em SAF e pela venda de 90% das ações do clube para John Textor.

Em menos três anos, o futebol alvinegro deu um grande salto e conquistou, na atual temporada, o Campeonato Brasileiro e a inédita Copa Libertadores.

 

João Paulo, de 52 anos, era dono do Boavista, de Saquarema. O empresário comandou a gestão do clube desde 2012.

Neste período, o Boavista se notabilizou por contratar medalhões do futebol brasileiro – principalmente, ex-jogadores dos quatro grandes do Rio de Janeiro, como o meia Carlos Alberto, o goleiro Felipe, e o lateral-direito Wellington Silva.

No começo de 2024, o comando do Boavista foi repassado para outro grupo de empresários e o clube se transformou em SAF no fim da temporada.

Quais as missões do novo presidente do Botafogo?

Longe do comando do futebol, o novo presidente do Botafogo ainda é responsável pela relação com a SAF de John Textor. A associação ainda é dona de 10% das ações da empresa.

Durante a campanha, João Paulo Magalhães Lins prometeu manter a boa relação com Textor. Pela proximidade dom Durcesio, o novo presidente já era visto com o empresário americano em jogos do Botafogo.

A principal responsabilidade do presidente do Botafogo é com o clube social e os esportes olímpicos, como o basquete, o remo e a canoagem – nos Jogos Olímpicos de Paris, o clube teve quatro atletas representando o Brasil. Os principais nomes eram Ana Sátila, da canoagem slalom, e Lucas Verthein, do remo.

O mandatário da associação é responsável pela manutenção das sedes do clube, como General Severiano, o Sacopã, na Lagoa Rodrigo de Freitas, e o Mourisco Mar, na praia de Botafogo.

Outra missão de João Paulo Magalhães Lins será a continuidade das obras do novo Museu do Botafogo, que está em construção em General Severiano, além de buscar novas receitas para dar sustentabilidade ao clube social.

 

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo