Brasil

Quem é Álvaro Pacheco, técnico português próximo de acerto com o Vasco

Atual técnico do Vitória de Guimarães, Álvaro Pacheco já despertou o interesse de outro clube brasileiro e tem um acordo encaminhado com o Vasco

O Vasco está cada vez mais perto de acertar como um novo técnico. Desde o último domingo (12), o Cruz-Maltino já tem o negócio encaminhado com o português Álvaro Pacheco. O treinador, que atualmente comanda o Vitória de Guimarães, já tem até previsão de data para chegar no Rio de Janeiro. Pouco conhecido fora de Portugal, ele terá a sua primeira oportunidade de mostrar o seu trabalho no Brasil.

Ex-jogador, Álvaro Pacheco, de 52 anos, atuou por clubes de menor expressão de Portugal. O então atacante passou por time como o Estoril, Vilanovense, Fafe, entre outros. Ele se aposentou em 2008 e logo começou a carreira como treinador e auxiliar técnico.

O possível técnico do Vasco iniciou a trajetória na base do Penafiel, clube que em que também trabalhou como auxiliar técnico. Ainda nesta função, como auxiliar do treinador Miguel Leal, Álvaro Pacheco também passou por Moreirense, Boavista, em Portugal, e Jonava, da Lituânia. Até que, em 2018, dez anos após aposentar como jogador, assumiu o comando do Fafe.

Logo neste seu primeiro trabalho no Campeonato de Portugal, o equivalente à quarta divisão local, ele teve bons números, com 18 vitórias, sete empates e três derrotas em 28 partidas. O bom desempenho chamou a atenção do Vizela, que estava na terceira divisão de Portugal.

Brilho no Vizela e possível recorde no Vitória de Guimarães

No Vizela, Álvaro Pacheco teve o seu trabalho mais duradouro até o momento, entre as temporadas 2018/19 e 2022/23. Logo no seu primeiro ano, foi campeão da Terceira Liga e subiu para a segunda divisão. No ano seguinte, subiu com o Vizela para a Liga Portugal 2. E, novamente, conseguiu o acesso para a Primeira Divisão, eleito o melhor treinador daquela temporada. Ao todo, foram 120 jogos, com 74 vitórias.

Antes de chegar ao Vitória de Guimarães, em outubro de 2023, Álvaro Pacheco teve uma rápida passagem de oito jogos pelo Estoril já na temporada de 2023/24. Agora, pelo Vitória, foram 32 jogos até o momento, com 18 vitórias, cinco empates e nove derrotas. A uma rodada do fim, o time já tem assegurada a quinta colocação. Além disso, também chegou na semifinal da Taça de Portugal, sendo eliminado pelo tradicional e poderoso Porto.

Apesar de já não ter mais chances de chegar nas competições europeias, Álvaro Pacheco ainda pode fazer o Vitória de Guimarães atingir o seu recorde de pontos em um Campeonato Português. Por enquanto, a temporada em que o clube conseguiu mais pontos foi em 2016/17, com 60. Ou seja, se o Vitória de Guimarães vencer o Arouca, na última rodada, o time pode alcançar este objetivo.

Quando Álvaro Pacheco chega ao Vasco?

Ainda com esta meta do recorde de pontos do Vitória de Guimarães, Álvaro Pacheco fez questão de terminar a temporada no clube. Assim, o técnico português só deve chegar ao Vasco na próxima semana, depois do clássico com o Flamengo, no sábado (18), às 21h (horário de Brasília), no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. A expectativa é de que o técnico esteja no Rio de Janeiro para, ao menos, acompanhar a partida contra o Fortaleza, na próxima terça-feira (21), pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil.

Como está a negociação entre o Vasco e Álvaro Pacheco?

Vasco e Álvaro Pacheco já têm um acordo encaminhado. As partes devem assinar um contrato com validade de um ano, com possibilidade de renovação por mais uma temporada. Segundo o jornal “A Bola”, Álvaro Pacheco tem uma multa rescisória de um milhão de euros (cerca de R$ 5,5 milhões). No entanto, como já vinha negociando com o clube, Álvaro Pacheco, que tem contrato com o Vitória de Guimarães até 2025,vai deixar o clube na próxima janela de transferências.

Antes de encaminhar o acerto com o Vasco, Álvaro Pacheco chamou a atenção de outro clube brasileiro. No fim de abril, o Cuiabá chegou a negociar com o português, mas as conversas não avançaram pelo desejo do treinador de terminar a temporada em Portugal.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo