Brasil

Vasco encaminha a contratação do técnico português Álvaro Pacheco

Sem técnico há duas semanas, o Vasco tem negociações avançadas com o português Álvaro Pacheco, que comanda o Vitória de Guimarães

O Vasco está perto de ter o seu novo técnico. O Cruz-Maltino encaminhou a contratação do português Álvaro Pacheco, que comanda o Vitória de Guimarães, de Portugal. O negócio está bem avançado e o treinador vai assinar um contrato de um ano, com possibilidade de renovação por mais uma temporada. A informação sobre o negócio avançado foi dada inicialmente pelo SBT e confirmada pela Trivela.

Álvaro Pacheco era uma das principais opções da diretoria do Vasco após a saída de Ramón Díaz, junto com Paulo Pezzolano, do Real Valladolid, da Espanha. Mas, como Pacheco pode chegar antes ao Vasco e a saída do português do Vitória de Guimarães seria mais simples do que a saída de Pezzolano do clube espanhol, o primeiro passou a ser prioridade.

O técnico português tem contrato com o Vitória de Guimarães até 2025, mas já há algumas semanas, antes mesmo de surgir o interesse do Vasco, a imprensa portuguesa dava como certa a antecipação do fim do acordo entre as partes no fim da atual temporada portuguesa. Álvaro Pacheco e o clube português já estariam negociando a rescisão, o que pode facilitar a situação para o Vasco.

Quando Álvaro Pacheco deve chegar no Vasco?

Atual quinto colocado do Campeonato Português, o Vitória de Guimarães tem mais um jogo na temporada. O time de Álvaro Pacheco encara o Arouca, no próximo domingo (19), na última rodada do campeonato local. Assim, o treinador deve chegar ao Vasco apenas na próxima semana. Dessa forma, o técnico interino Rafael Paiva ainda comanda o time no próximo sábado (18), no clássico com o Flamengo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

No caso de Paulo Pezzolano, o técnico uruguaio só poderia chegar ao Vasco no começo de junho, após o fim da segunda divisão da Espanha. Este fato teria sido importante na decisão do clube de optar por Álvaro Pacheco.

Quem é Álvaro Pacheco, futuro técnico do Vasco?

Aos 52 anos, Álvaro Pacheco ainda está no começo da sua carreira como treinador. Até o momento, ele treinou quatro clubes. Além do Vitória de Guimarães, Pacheco passou pelo Fafe, Vizela e Estoril, todos de Portugal. Como auxiliar técnico, ele passou por clubes como Boavista e Moreirense, também de Portugal.

Pacheco está no Vitória de Guimarães desde 2023 e comandou o clube em 32 partidas, com 18 vitórias, cinco empates e nove derrotas.

Vasco está sem técnico efetivo há duas semanas

O Vasco está em busca de um treinador há duas semanas. O clube começou está nesta missão após a controversa saída de Ramón Díaz, depois da goleada sofrida para o Criciúma, em pleno São Januário. O clube carioca afirma que o técnico argentino pediu demissão no vestiário logo após o fim do jogo, enquanto o treinador sustenta que foi demitido.

Desde então, o time do Vasco vem sendo comandado pelo interino Rafael Paiva, que comanda o sub-20 do clube. Paiva já teve três jogo com a equipe: uma vitória, um empate e uma derrota. Neste domingo (12), após o triunfo sobre o Vitória, pelo Campeonato Brasileiro, o interino desconversou sobre o seu futuro.

– Estou sempre à disposição do Vasco, seja no sub-20 ou no profissional. Para ajudar da melhor maneira possível. Conseguimos a vitória hoje e conseguimos qualificar um pouquinho nosso jogo, com a bola, que é o que a gente busca. Não sei ainda o que vai acontecer. Por enquanto eu vou trabalhar para tentar evoluir mais os atletas e a gente evoluir cada vez mais – disse Rafael Paiva.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo