Brasil

Nem tudo são flores sempre e Palmeiras voltará a problema de 2022 em 2024

O bicampeão brasileiro pode passar por uma falta de jogadores para o comando do ataque.

Por enquanto tudo é festa no Palmeiras. O clube acabou de conquistar o Campeonato Brasileiro, Abel sinalizou que vai cumprir seu contrato até o fim do ano que vem e o jogador mais badalado do Brasil, Endrick, ainda vestirá sua camisa por mais seis meses. E é aqui que mora o problema.

O Palmeiras pode ter apenas Flaco López como opção para a função de centroavante antes do fim do primeiro semestre do próximo ano.

Tal situação remete a 2022, quando o Palmeiras, depois de dispensar Luiz Adriano, foi para o Mundial de Clubes tendo Rony, Deyverson e o recém-chegado Navarro para o setor, enquanto a torcida clamava por nomes de mais peso.

Com a saída de Deyverson antes do início do Brasileirão daquele ano, apenas na janela de agosto, Merentiel e López, de uma só vez, chegaram ao time.

Como é amplamente sabido, Endrick só será jogador do Palmeiras até junho de 2024. No mês seguinte, quando completar 18 anos, o camisa 9 vai para Madri ser companheiro de clube de Rodrygo e Vini Jr, no Real.

Xodó de Abel, Rony terminou o ano em baixa, a ponto de perder o lugar no time antes de se lesionar na vitória sobre o Internacional, pela rodada 36.

A recuperação da sua melhor condição técnica é apenas um dos problemas a ser resolvido. Porque o atacante já declarou que vê como possível uma transferência no futuro. Rony recebeu sondagens de equipes da Europa, Oriente Médio e EUA no passado.

Merentiel no Boca, Navarro razoável

Enquanto isso, o Palmeiras vê dois centroavantes seus emprestados para clubes do exterior, com desempenhos contrastantes.

Miguel Merentiel, decisivo para a eliminação do Palmeiras contra o Boca, ao dar assistência para gol de Cavani no Allianz Parque, foi nome importante dos xeneizes em 2023.

Com 18 gols em 50 jogos, o uruguaio foi o artilheiro do vice-campeão da Libertadores na última temporada. Por conta disso, o Boca já sinalizou que vai pagar cerca de R$ 15 milhões para ficar com ele em definitivo (o Palmeiras seguirá com 30% dos seus direitos).

Já Rafael Navarro, cedido ao Colorado Rapids, não emplacou na liga dos Estados Unidos. Dos 12 jogos que poderia ter feito pela MLS, atuou em dez, fazendo apenas um gol e uma assistência.

Navarro não estava se sentindo bem

O contrato de Navarro com a equipe norte-americana é válido até junho do ano que vem. Por enquanto, nada indica sua permanência no clube ianque.

No Palmeiras, ele tampouco deve ter espaço, mantida a toada até o momento. Navarro até fez um bom número de gols na temporada 2022, mas nunca agradou a torcida.

Aposta de Anderson Barros, que o conhecia de quando trabalharam juntos no Botafogo, Navarro chegou a fazer quatro gols no jogo contra o Indepediente Petrolero, na fase de grupos da Libertadores do ano passado – o Verdão venceu por 8 a 1.

Na edição deste ano do Continental, fez um importante gol contra o Cerro Porteño, no Morumbi, pela fase de grupos. Foi dele o gol que virou o jogo para 2 a 1.

Mas, alvo de muitas críticas, ele acabou conversando com a diretoria e pediu para poder atuar por outro clube, pois não estava se sentindo à vontade no Palmeiras – além de ter poucas chances.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo