Pedro Martins admite erros no Cruzeiro e critica entrega dos jogadores
Diretor de futebol do Cruzeiro, Pedro Martins fez pronunciamento antes de coletiva de apresentação de Paulo Autuori como treinador interino do clube
Além de Paulo Autuori, que concedeu longa entrevista coletiva de apresentação como treinador interino do Cruzeiro, o diretor de futebol da Raposa, Pedro Martins, também falou na tarde dessa terça-feira (14). Mas, diferentemente do agora comandante celeste, o dirigente apenas fez um pronunciamento, sem abrir espaços para perguntas dos jornalistas que participaram, virtualmente, do encontro.
Pedro Martins comentou, direto de Itu, cidade no interior de São Paulo onde o Cruzeiro passará a semana se preparando para enfrentar o Fortaleza, sobre o momento da equipe e a demissão de Zé Ricardo. Ele ainda criticou a postura da equipe nos últimos jogos, falou das falhas da diretoria celeste na realização do projeto do clube e explicou como foi o processo de escolha e convencimento para que Paulo Autuori assumisse o cargo de treinador da Raposa.
Falhas no projeto do Cruzeiro
Pedro Martins começou seu pronunciamento afirmando que o grande número de treinadores numa temporada não fazia parte do planejamento do Cruzeiro e mostrou desapontamento com o fato.
— O primeiro ponto que quero passar a mensagem é a nossa total falta de concordância e também desapontamento com a nossa quantidade de treinadores durante a temporada. De maneira alguma a gente projetou, planejou esse Cruzeiro com quatro treinadores em um único ano. De maneira alguma, a gente pensou num projeto desportivo, construiu um projeto para que a gente culminasse e terminasse o mês de novembro dessa maneira — apontou Pedro Martins.
Com Paulo Autuori, o Cruzeiro chega ao seu quarto treinador em 2023. O ano começou com o uruguaio Paulo Pezzolano, que comandou o time no Campeonato Mineiro. Depois foi a vez de Pepa, que esteve à frente do time na Copa do Brasil e em parte do Brasileirão. Quando o português foi demitido, Zé Ricardo assumiu, sendo ele quem caiu na mais recente troca.
Muito cobrado pelos torcedores, que exigiam que o diretor desse satisfações pelo momento do time — Pedro Martins e outros membros da diretoria do Cruzeiro são acusados, por parte da torcida, de não assumirem seus erros —, o diretor de futebol assumiu que falhas foram cometidas e que a ideia é melhorar a partir da análise delas.
— A gente vem refletindo muito, vem avaliando, trocando ideias para, primeiro, aprender com os nossos erros, e, segundo, entender que é humanamente impossível resolver todos os problemas crônicos do Cruzeiro em tão pouco tempo — falou Martins.
— Talvez um dos grandes aprendizados é a gente entender que prioridades precisam ser estabelecidas. E que algumas brigas precisam ser colocadas à frente. E essa reflexão a gente quer fazer com vocês, torcida, imprensa, para avaliar quais ajustes, quais mudanças a gente precisa fazer para a próxima temporada — continuou o diretor de futebol celeste.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Pedro Martins comenta demissão de Zé Ricardo
Sobre a demissão de Zé Ricardo, Pedro Martins afirmou que não foi o dia a dia dos trabalhos do treinador que causaram sua demissão, mas como a equipe se comportava nos jogos do Cruzeiro. Segundo ele, a postura dos jogadores vinha incomodando.
— A troca está muito mais atrelada ao comportamento da equipe do que necessariamente ao trabalho em si, ao dia a dia do Zé Ricardo e da sua comissão. Tivemos desempenhos que oscilaram, bons jogos, jogos em que a gente viu que a equipe estava evoluindo, e outros nem tanto. Mas optamos por agir, agir pelo momento do clube na competição, agir pela nossa insatisfação em relação à postura de jogadores e da equipe como um todo, de maneira específica. E agir porque acreditamos que podemos fazer diferente — disse Pedro Martins.
?️RESUMO DA COLETIVA DO PAULO AUTUORI
Nesse fio trarei um pequeno resumo das respostas de Paulo Autuori em sua coletiva de apresentação como treinador interino do Cruzeiro. A @trivela está presente. Já vão deixando o like para não perder nada.
?Cruzeiro/Reprodução pic.twitter.com/JxtNTu59U0
— Maic Costa (@omaiccosta) November 14, 2023
A escolha por Paulo Autuori
Pedro Martins falou, ainda, que a escolha por Paulo Autuori passa pela crença de que a solução para os problemas do Cruzeiro está dentro da Toca da Raposa. Segundo ele, a diretoria entende que não virá um “salvador da pátria” que chegará e, em poucos dias, resolverá tudo que tem dado errado.
— Avaliamos diversos nomes, a gente fez uma reflexão de quem estaria disponível, de quem viria para o Cruzeiro neste momento. Mas a todo momento a gente voltava para dentro da Toca. Para a gente, estava claro que a solução sempre esteve e estará dentro da Toca da Raposa. A gente deixou isso claro para o nosso elenco. Não adianta a gente criar expectativa de que vai vir alguém de fora para salvar a pátria e resolver todos os problemas do Cruzeiro. Não é assim que a gente acredita que o futebol é feito. A gente dividiu essa reflexão com o Paulo Autuori — apontou o dirigente.
— Então, depois de um processo de convencimento… E a gente sabe como é complicado para o Paulo sair desse lugar que ele mesmo nos pediu como diretor técnico. A gente agradece pela confiança não só na gestão, mas também no elenco, para que a gente consiga terminar o ano da maneira como a gente projetou e, principalmente, para que a gente tenha o tempo necessário para tomar as decisões mais corretas pensando no Cruzeiro para a próxima temporada — finalizou, Pedro Martins.



