Brasil

Cirurgia marcada: entenda como vai ser a recuperação de Pedro, do Flamengo

Atacante sofreu uma lesão grave no joelho, não entra mais em campo nesta temporada e já tem data para procedimento cirúrgico

A cirurgia do atacante Pedro, do Flamengo, foi marcada para esta sexta-feira (13), no Hospital Copa Star. Ele rompeu o ligamento anterior cruzado do joelho em treino da Seleção Brasileira e estava aguardando a região desinchar para realizar o procedimento.

✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky

Descartado de 2024, Pedro terá um longo caminho pela frente antes de voltar a vestir a camisa do clube carioca. A Trivela revela seu plano de recuperação, a fim de deixar o torcedor rubro-negro bem informado.

“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o atleta Pedro passará por cirurgia na próxima sexta-feira (13), no Hospital Copa Star. O procedimento terá o objetivo de reconstruir o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e será realizado pelo cirurgião Luiz Antônio Vieira. O Gerente de Saúde e Alto Rendimento do Rubro-Negro, Márcio Tannure, acompanhará a cirurgia. Reforçamos o desejo de uma boa recuperação ao nosso atacante e nos solidarizamos neste momento delicado da sua carreira”, escreveu o Flamengo, em uma rede social.

Pedro passou os dias que antecedem a cirurgia em casa, ao lado da família. Ele até gravou um vídeo em uma rede social, para deixar a torcida do Flamengo mais tranquila. 

— Fala, galera! Estou passando aqui para agradecer a todos vocês que me mandaram mensagens nesse período. Eu recebi inúmeras mensagens de jogadores, companheiros de profissão, de todos os torcedores. Esse carinho me deixa muito grato, muito feliz e me motiva ainda mais para dar o meu melhor na recuperação. E sem dúvida nenhuma eu voltarei mais forte. Estou muito triste, claro, um momento delicado, difícil, mas estou tendo a paz que excede todo o entendimento —, disse.

A recuperação de Pedro

Depois da intervenção cirúrgica, Pedro precisará ficar um período com o joelho esquerdo imobilizado até que possa se movimentar e iniciar o período de fisioterapia. Existe a expectativa de que ele já esteja fortalecendo a musculatura local entre dezembro e janeiro.

Entre a fisioterapia e a transição, contudo, o atacante do Flamengo enfrentará um processo longo e dolorido. O departamento de saúde e alto rendimento o acompanhará diariamente, e o tratamento deve ser realizado em dois períodos, entre o Ninho do Urubu e a casa do atacante.

Quanto tempo Pedro ficará fora dos gramados?

A lesão no ligamento anterior cruzado (LCA) é uma das mais complicadas para um jogador de futebol e, curiosamente, ou não, está cada vez mais comum no esporte. Médicos especialistas preveem ausência de pelo menos nove meses, podendo chegar a um ano nos casos mais graves.

Pedro não joga mais pelo Flamengo em 2024 (Foto: Icon Sport)

A boa notícia para o torcedor rubro-negro é que Pedro rompeu apenas o ligamento. Quando sofreu a mesma lesão, em 2018, só que no joelho direito, o atacante teve um problema no menisco como consequência, algo que dificultou ainda mais a recuperação.

Na época, a recuperação de Pedro ainda foi considerada um sucesso, já que ele retornou antes do prazo estipulado. Foram sete meses e três semanas sem entrar em campo, ou seja, 235 dias de ausência.

Quando Pedro volta ao Flamengo?

É difícil prever diante do espaço entre expectativa e realidade de recuperação. Existem dois diagnósticos iniciais, um otimista e um pessimista: caso a recuperação seja melhor do que o esperado, o atacante voltaria aos gramados nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, enquanto, se for pior, pode perder até o Super Mundial de Clubes.

Só o tempo poderá dizer como Pedro vai reagir ao tratamento. Certo mesmo é que o Flamengo vai sentir muita falta do centroavante, que era artilheiro do time e do Brasil em 2024, com mais de 30 gols.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo