Payet pode ter apenas mais 11 jogos antes do fim de passagem frustrante pelo Vasco
Custo-benefício e desempenho abaixo do esperado neste começo de 2025 fazem o Vasco repensar renovação do meia francês

O meio-campista Dimitri Payet parece estar com os dias contados no Vasco. Com contrato até o começo de maio com o clube e sem avanço por uma renovação, o francês de 37 anos está perto de iniciar uma contagem regressiva no número que jogos com a camisa vascaína.
Caso, de fato, não renove o contrato com o Vasco, o que é a tendência do momento, como informou o “GE”, Payet terá no máximo mais 11 jogos pelo Cruz-Maltino até o fim do seu contrato. O vínculo do camisa 10 com o clube se encerra em 5 de maio.
Eliminado na semifinal do Campeonato Carioca, no último sábado, pelo Flamengo, o Vasco só volta a entrar em campo no fim de março, pelo Campeonato Brasileiro.
Até o fim do atual contrato de Payet, no começo de maio, o Vasco tem as seguintes partidas.
- 7 jogos pelo Campeonato Brasileiro;
- 3 jogos pela Copa Sul-Americana;
- 1 jogo pela Copa do Brasil;

Conversas por renovação paralisam
O Vasco chegou a iniciar as conversas por uma renovação com Payet, mas o desempenho ruim do francês neste começo de 2025 fez o clube mudar de ideia.
A diretoria vascaína planejava uma extensão do contrato de Payet até o fim de 2025, com uma redução salarial. Atualmente, o camisa 10 recebe cerca de R$ 1,5 milhão. Ele tem, ao lado de Coutinho, o maior salário do Vasco.
Em 2025, Payet atuou em 12 partidas, mas apenas duas delas como titular. Foram 390 minutos em campo, o que equivale a pouco mais de 4 partidas completas. Ele tem uma assistência na temporada, na partida contra o União Rondonópolis, pela primeira fase da Copa do Brasil.
Desde o meio de 2023 no clube, Payet tem 70 jogos com a camisa vascaína, com sete gols e 11 assistências. Ele teve participação importante na luta contra o rebaixamento na sua primeira temporada, mas não correspondeu ao investimento feito pelo clube no ano seguinte e na atual temporada.
No fim de 2024, em entrevista ao “L'Equipe”, da França, Payet afirmou que retornaria ao Olympique de Marselha, clube do qual é ídolo, mas não especificou se ainda como jogador ou se para uma outra função. Ele, inclusive, disse que já há um acordo com o time da Ligue 1.
— Foi uma temporada muito boa (a última no Marselha). E no final, sim, houve a saída. Mas com o Marseille, é muito claro. É um negócio fechado. Portanto, haverá um retorno ao clube depois, e discutiremos mais tarde os detalhes do porquê ou como. Obviamente eu quero ajudar, quero ser útil para continuar ajudando o OM a crescer, mas sim, está assinado, então haverá um retorno – disse Payet ao “L'Equipe”, no fim de 2024.