Brasil

Sem Paulinho, Vasco vai precisar começar a encontrar nova formação do meio já contra o Nova Iguaçu, pelo Carioca

Titular absoluto do time de Ramón Diaz, Paulinho vai ficar fora de praticamente toda a temporada; técnico do Vasco tem mais problemas para escalar o time, nesta quarta, em Uberlância

O Vasco vai começar, nesta quarta-feira (31), a definir como será a vida sem Paulinho nesta temporada. Com uma grave lesão no joelho direito, o meio-campista desfalca o Cruz-Maltino contra o Nova Iguaçu, às 18h10 (horário de Brasília), no Parque dos Sabiás, em Uberlândia, pelo Campeonato Carioca, e possivelmente em boa parte da temporada. Assim, o técnico Ramón Diaz vai precisar começar a definir o novo meio de campo sem o camisa 18.

Titular absoluto do time de Ramón Diaz, Paulinho sofreu uma ruptura do ligamento anterior cruzado do joelho direito, no último domingo, no empate com o Bangu, e vai precisar passar por cirurgia. Assim, com sorte, ele volta a atuar no fim de 2024. Até lá, o Vasco vai precisar ajustar o meio de campo do time.

E, por enquanto, as soluções do técnico Ramón Diaz serão caseiras. O Vasco até está no mercado atrás de mais jogadores para o meio, mas com características mais defensivas, como Juan Sforza, do Newell's Old Boys, e Galdames, do Genoa, da Itália. Assim, Ramón Diaz, neste primeiro momento, vai precisar utilizar o que tem, de fato, no elenco vascaíno.

Praxedes larga na frente por vaga de Paulinho no Vasco

Levando em consideração que em um possível meio campo ideal do Vasco Paulinho jogaria ao lado de Payet, com um volante de características defensivas, Ramón Diaz deve escolher o jogador para a função de Paulinho. E a principal opção para esta posição, sem a mesma qualidade e entrega, é o também meia Praxedes.

Praxedes conta com a simpatia de Ramón Diaz, que pediu a sua permanência e a renovação do empréstimo junto ao Red Bull Bragantino. Apesar de ter características mais defensivas, o camisa 21 também chega bem na área adversária e ajuda nas jogadas aéreas. Assim, Praxedes sai em vantagem nesta briga por uma vaga no meio do Vasco.

O meia foi titular em boa parte da campanha de recuperação no Vasco no Campeonato Brasileiro do último ano, mas caiu de produção ainda em 2023 e perdeu um pouco de espaço no time. Agora, tem a possibilidade de recuperar este espaço que havia perdido.

Praxedes deve ser o escolhido para o lugar de Paulinho no time titular (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

Jair também é opção, mas não para esta quarta-feira

As outras opções do Vasco para o meio, depois da venda de Marlon Gomes, são jogadores mais defensivos. O mais técnico deles e que também pode fazer uma função um pouco mais parecida com a de Paulinho é o volante Jair. No entanto, o camisa 8 está suspenso para o duelo desta quarta-feira. Jair foi expulso direto por decisão polêmica do árbitro. Apesar de Ramón Diaz ver o volante como um substituto de Zé Gabriel, Jair tem qualidade e técnica para atuar mais avançado e pode ser um bom substituto de Paulino – ou, ao menos, vale fazer um teste.

De Lucca é outro que também pode ser utilizado na função de Paulinho, apesar da diferença técnica entre os dois. O volante foi bem atuando com o time reserva nas duas primeiras partidas do Campeonato Carioca e foi chamado por Ramón Diaz para compor o grupo na viagem para Uberlândia, depois da lesão de Paulinho. As outras opções no elenco são Zé Gabriel, que é titular como primeiro volante, e Mateus Carvalho, que também tem características defensivas.

Provável escalação do Vasco contra o Nova Iguaçu

De acordo com o “GE”, o técnico Ramón Diaz pode rodar o time do Vasco nesta noite, contra o Nova Iguaçu. De olho no clássico com o Flamengo, no domingo (4), no Maracanã, alguns titulares podem ser poupados. Assim, o treinador deve repetir o meio utilizado na partida contra o Madureira, em São Januário, quando também poupou alguns jogadores. Dessa forma, Zé Gabriel, De Lucca e Praxedes podem começar atuando nesta quarta.

O Vasco pode entrar em campo com: Léo Jardim, Paulo Henrique (Rojas), Maicon, Léo, Julião (Piton), Zé Gabriel, De Lucca, Praxedes, Rossi, David e Rayan (Vegetti).

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor do Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo