O Fluminense tem marcado posição nos últimos anos com parcerias inusitadas no mercado publicitário. As colaborações com marcas de roupas casuais e outros acessórios fizeram sucesso desde 2023, e o Tricolor cada vez mais se torna atrativo para marcas que desejam entrar no esporte. Esse foi o caso da Foxton, que viu uma oportunidade de criar um Fla-Flu na mundo da moda e se ligar ao Flu.
Tudo começou com uma conversa despretensiosa. O Fluminense acabara de conquistar a Libertadores e precisava de roupas especiais para viajar para o Mundial de Clubes, em dezembro, na Arábia Saudita. Mesmo com poucos dias para a entrega, a Foxton aceitou o desafio e transformou best sellers de suas coleções casuais para vestir o Tricolor rumo a Jeddah.
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A parceria ganhou força com o sucesso inicial dos lançamentos. A marca, então, decidiu fazer algo mais planejado para entrar aos poucos no mercado do esporte. Mas ninguém imaginava que seria tão rápida a conexão entre a Foxton e o Fluminense. Meses depois, a marca assinou uniformes de viagem exclusivos para o Tricolor.
— Foi uma loucura. Abrimos uma pré-venda. Tudo esgotou em poucas horas. Fomos obrigados a criar uma lista de espera e faremos novos lançamentos até o fim de outubro — afirmou Igor de Barros, diretor criativo da Foxton, em entrevista exclusiva à Trivela.
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Casamento entre moda e futebol cresce no mundo e impulsiona parceria
A Trivela já mostrou neste especial que o casamento entre a moda e o futebol é uma receita de sucesso no mercado publicitário. E isso se reflete também no Brasil.
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O hype em cima do bloke core fez com que as marcas se atentassem ainda mais para o esporte. E o Brasil, claro, é uma oportunidade de mercado e tanto.
— A Foxton tem em sua alma um lugar de casualidade, um objetivo de forjar um guarda-roupa versátil, que facilite a vida do homem. O futebol, que é uma paixão, é um universo que sempre quisemos mesclar. Na nossa busca por referências para a collab com o Fluminense, lembramos que nós também temos essa tradição de destacar o futebol e o esporte no geral. Fizemos uma pesquisa histórica do clube, de uniformes, roupas e isso culminou nessa coleção especial — explicou Igor.
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Se a primeira parceria precisou ser mais veloz do que Jhon Arias avançando pela ponta direita, agora, a Foxton conseguiu planejar minuciosamente cada movimento, tal e qual Paulo Henrique Ganso no meio-campo.
— Planejado é bem melhor, né? (risos) Era nosso desejo refazer nossos elos com o esporte, e não havia parceiro melhor do que o Fluminense, cuja história reforça lugares onde a Foxton sempre esteve e deseja estar, como tradição e elegância — destaca, para prosseguir:
— É um verdadeiro encontro de tradições. O esporte faz parte do nosso DNA, e foi um prazer enorme reforçar isso com a alma carioca inigualável do Fluminense.
O Fla-Flu da moda: como a rivalidade ajudou a parceria
Nas primeiras conversas, uma coisa ficou bem clara: o Fluminense era uma oportunidade única para a Foxton, e vice-versa. A parceria foi ajudada justamente pela rivalidade dos campos e das vitrines.
Isso porque, no entendimento das duas partes, a Reserva, uma marca do mesmo segmento, estava muito ligada ao Flamengo, arquirrival do Tricolor.
— Claro que isso foi um fator. Sentimos de imediato que havia a chance de criar uma conexão única. As outras marcas estavam mais ligadas a outros clubes, e o Fluminense estava ali. Agora, tem sido natural fazer essa ligação entre Fluminense e Foxton. Foi natural, e a resposta do público, sejam tricolores ou não, não poderia ter sido melhor — contou Igor.
Além disso, a exclusividade foi outro fator bastante destacado pela marca. Isso porque a decisão publicitária casou com a proposta que a Foxton desejava entregar na coleção. A marca chamou de “encontro de símbolos” a união entre Fluminense e Foxton para uma collab exclusiva e limitada.
O que a parceria com o futebol pode trazer para a Foxton?
Uma das dúvidas da Trivela que culminou na produção do especial sobre a parceria entre Foxton e Fluminense era simples. A marca não tinha o histórico de collabs no esporte.
Por isso, a reportagem consultou um especialista. CEO do @MKTEsportivo nas redes sociais, Eduardo Esteves acredita que as marcas ganham muito em se aliar à paixão do torcedor.
— As collabs carregam valor conceitual e status. Trazem um diferencial porque o impacto e reconhecimento acabam sendo maiores que o lançamento de uma coleção tradicional. Quando se trata do universo do futebol, a marca acessa de maneira diferenciada um território de muita paixão e fidelidade, gerando buzz, senso de exclusividade e pertencimento, pilares valiosíssimos no mercado — opinou.
A opinião de Esteves acabou sendo bem parecida com os objetivos da Foxton. Na entrevista à Trivela, a marca destacou exatamente a paixão como um pilar central da parceria.
— Além das características em comum entre as marcas, havia algo que nos desafiava e encantava ao mesmo tempo: a paixão. Era um lugar que queríamos acessar e que nos causava muita empolgação, por poder tocar as pessoas de uma forma diferente com as nossas ideias — explicou Igor de Barros.
Momento ruim em campo? Coleção esgota em poucas horas
A coleção especial da Foxton em collab com o Fluminense não durou mais do que três horas. A pré-venda já tinha superado as expectativas da marca e do clube. Mas a venda contava com outra variável que só existe no mercado do esporte: o resultado.
O momento ruim do Flu à época fez com que todos ficassem apreensivos com o lançamento. Mas isso não foi problema.
— A gente viu que é paixão mesmo. Os torcedores vestem literalmente a camisa, independente do que aconteça. A recepção dos torcedores foi incrível. Compraram muito a ideia — destacou Igor de Barros.
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A Foxton acredita que o sucesso também veio da inspiração da parceria: criar produtos atemporais, que remetessem ao passado com o olhar do presente.
— Partimos do princípio de explorar a história do time, o DNA em conjunto com o nosso, e quem de fato é atingido, que são os tricolores. Essa estratégia de pesquisa histórica nos permitiu entregar essa homenagem o passado de glórias do Fluminense com o olhar moderno da Foxton no presente — disse Igor.
Os próximos passos da marca no esporte, entretanto, estão em aberto. Embora valorizem — e muito! — o elo criado com o Tricolor, a Foxton não fecha as portas para outras oportunidades e collabs.
— Tem sido uma experiência enriquecedora. Tivemos total liberdade para fazermos as nossas experimentações. Conseguimos mesclar o que queríamos, um conceito vintage muito forte com a associação a uma marca tão tradicional, com cores vibrantes e marcantes como o Fluminense, com o nosso toque. Agora, vamos avaliar o que vem pela frente — resumiu o diretor criativo da marca.