Brasil

Na questão Leila e o ‘Estão mais calmos’ o ponto é: O que o Palmeiras ganha com isso?

A presidente Leila Pereira aproveitou a grande presença de jornalistas na Academia de Futebol, na manhã desta quinta-feira (27), para falar sobre o seu famoso meme “Estão mais calmos”, que tanto irrita uma parte muito grande da torcida do Palmeiras.

Antes das primeiras entrevistas coletivas dos recém-contratados zagueiros Micael e Bruno Fuchs, Leila tentou explicar o que quer dizer ao postar a imagem de si mesmo com a fatídica frase.

O ponto central das falas foi dizer que:

1. Não é um deboche com o torcedor, pois ela jamais faria isso. Mas que, para ela, futebol é entretenimento e a postagem é uma brincadeira.

2. Na visão dela, cabe ao dirigente ser leve. E ela vai continuar postando o meme, muito embora toda a imprensa e uma parte significativa da torcida avaliem a atitude como, no mínimo, sem necessidade.

3. Deboche é administrar mal o clube e promover atos de violência contra outros torcedores e a presidente do clube — uma citação explícita à Mancha Verde.

Leila é uma administradora competente

Antes de qualquer atribuição, o presidente do Palmeiras é eleito para servir o Palmeiras. Inclusive, não há qualquer remuneração ao mandatário justamente porque sua função é dar, e não receber do clube.

Leila Pereira vem sendo uma administradora competente para o Palmeiras. A gestão financeira é excelente, o clube passou por constantes melhorias desde o início de sua gestão e o time de futebol é tratado com muito respeito e seriedade.

Considerando que o Palmeiras não é só o time ou seu patrimônio físico, mas também sua torcida, Leila deveria estender o respeito com que trata as outras áreas também ao torcedor. A todos.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Palmeiras é questão cultural e herança de família

Quando diz também que futebol é entretenimento, Leila desconsidera que, para muitos, ele é muito mais do que isso.

Muitas vezes, é uma herança familiar. Uma paixão que se traz do berço. Um veículo de extravasamento das pressões compulsórias. O maior amor da vida. Uma religião. Um objeto de fanatismo que muitos não conseguem levar com leveza.

“Ah, mas não deveria ser”. O amor e a paixão não reconhecem limites. Ama-se o que não se entende muitas vezes por quê. E a torcida do Palmeiras tem essa característica, na sua maior parte. É raro encontrar um palmeirense que não tenha um pai palmeirense. Como é raro encontrar um filho de palmeirense que torça para outro clube.

É esse sentimento, esse amor, esse fanatismo que se ofende com a “brincadeira” da presidente. Não é a Mancha. É uma questão cultural, é o modo do palmeirense torcer e encarar seu time.

Quem também se irrita com a postagem é o idoso de 70 anos com rádio de pilha na orelha, que ouviu a Mirassol 2 x 3 Palmeiras porque não conseguiu encontrar o jogo entre as dezenas de possibilidades de streaming. E que ficou muito nervoso durante o jogo. Mas abriu seu Instagram quando acabou e viu o meme postado pela presidente brincando com seu sentimento, na sua timeline.

O mesmo fanatismo que se ofende é o que dá ao Allianz Parque médias altas de público ano após ano. Que perfaz a receita do Avanti mensalmente ou paga os altos preços dos ingressos em jogos avulsos.

Veiga, Allan e Bruno Fuchs durante treino do Palmeiras
Veiga, Allan e Bruno Fuchs durante treino do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Quem consume um entretenimento irritante?

Mas deixemos de lado a questão fanatismo e vamos ao entretenimento. Cinema, televisão, música, teatro. Qual o espectador que segue atrelado a um produto de entretenimento que faz uma brincadeira que o desagrada?

Qual o benefício para uma peça de teatro que uma parte do seu público saia contrariada do espetáculo com algo que o diretor fez, mesmo como brincadeira, contra o público?

Quem frequenta o Allianz Parque sabe que o ambiente no estádio já não é o mesmo de outros anos. Não existe a comunhão de torcedores entre si, nem das arquibancadas com o time de outrora. Não é à toa que Abel tem praticamente implorado para que a união volte a existir.

E se há algo no caminho dessa tão necessária união, como um simples e desgastado meme, para quê seguir com ele? Pensando no Palmeiras em primeiro lugar, qual é a vantagem que se tira disso?

As falas de Leila na íntegra

— Estou com tantos jornalistas aqui que eu preciso falar. Não tem nada a ver com as nossas contratações, fiquem aí. Gostaria de fazer um esclarecimento. Essa semana que passou, uma publicação que fiz nas minhas redes sociais causou muita polêmica. Eu gostaria de fazer um esclarecimento para os nossos torcedores, para alguns jornalistas que me passaram algumas matérias dizendo que eu teria debochado do nosso torcedor. Eu jamais faria isso, jamais

— Eu entendo o futebol como um grande entretenimento, tá? É um negócio, mas é um entretenimento. E cabe aos dirigentes serem pessoas leves. E o que eu fiz foi uma brincadeira feita anteriormente, que eu já tinha feito e vou continuar fazendo. Por que eu tenho certeza que as pessoas sérias da imprensa, os verdadeiros torcedores do Palmeiras, sabem e acompanham o meu trabalho aqui no clube. Eu acho que o torcedor, aqueles que realmente amam o Palmeiras, estão muito, muito orgulhosos, dessa era espetacular que nós estamos passando. Em hipótese nenhuma, uma brincadeira despretensiosa de uma presidente que sempre honrou o Palmeiras, sempre tratei com muita responsabilidade tudo que se refere

— Eu gostaria muito de que os clubes brasileiros tivessem a receita que o Palmeiras tem. Esse ano batemos R$ 1.2 bilhão. Eu gostaria muito que a maioria dos clubes brasileiros tivessem a quantidade de títulos que nós temos, entende? Eu tenho certeza que isso é um motivo de muito orgulho do torcedor do Palmeiras. Então, em hipótese nenhuma, houve a intenção de debochar de torcedor. Pelo contrário, eu levo o Palmeiras de uma forma extremamente séria, haja vista esses números, tanto financeiros como de títulos. Imagina que beleza seria se a maioria dos clubes, dirigentes fossem também brincar com seus torcedores e apresentassem esses números extremamente relevantes do Palmeiras.

— O que vocês nunca vão ver na presidência do Palmeiras, nunca, eu ficar fazendo charme, fazendo cara de conteúdo para esconder as mazelas que muitos, muitos escondem em seus clubes, não pagando em dia seus compromissos, não pagando em dia seus atletas, e isso não acontece aqui do Palmeiras. Essa parte é extrema seriedade. Então, eu sempre vou ser quem eu sou. Leila Pereira, presidente do Palmeiras, aqui conversando com meus atletas, conversando com vocês, conversando com meu torcedor, com meus profissionais, eu sou a mesma pessoa. Então, parem com isso. Não a maioria da imprensa, claro que não, porque a grande maioria é extremamente séria

— Eu sempre vou ser quem eu sou. Leila Pereira, presidente do Palmeiras, aqui conversando com vocês, conversando com o meu torcedor, conversando com os atletas, com os meus profissionais, a mesma pessoa. Então, parem com isso. Não a maioria da imprensa, claro que não, porque a grande maioria é extremamente séria e sabe do nosso trabalho. A presidente do Palmeiras vai continuar sendo transparente, Vai continuar falando a verdade que isso no futebol é muito difícil. Então, por isso que causa estranheza quando a presidente do Palmeiras se pronuncia. E vai continuar honrando seus compromissos, pagando em dia os seus atletas, pagando em dia os seus compromissos. Quem debochou e quem deboche… E eu não tenho dúvida nenhuma de um clube de futebol é que quem deixa os clubes numa situação deplorável, como era o Palmeiras no passado, em 2002, 2012, esses sim, esses sim, debocharam da história do Palmeiras. São torcedores que se utilizam da violência para agredir a presidente, para agredir outros torcedores, isso sim é um deboche

— Nosso trabalho, sendo transparente, vai continuar falando a verdade, o presidente do Palmeiras vai continuar falando a verdade, que isso no futebol é muito difícil, então por isso que causa estranheza quando a presidente do Palmeiras se pronuncia, e vai continuar honrando seus compromissos, pagando em dia os seus atletas, pagando em dia os seus compromissos, e quem debochou e quem debocha de um clube de futebol, não tenho dúvida nenhuma, é quem deixa os clubes numa situação deplorável, como era o Palmeiras no passado, em 2002, 2012. Esses, sim, esses, sim, debocharam da história do Palmeiras. São torcedores que se utilizam da violência para agredir outros torcedores.

— Não, a presidente Leila Pereira, que só honra essa marca espetacular que é o Palmeiras. Como? Tratando o Palmeiras com responsabilidade financeira e esportiva. Então, vamos continuar lutando. E torcedores, pelo melhor para o Palmeiras. Torcedoras, continuem confiando. Eu não penso em outra coisa que não seja o melhor para a sociedade esportiva Palmeiras. Podem ficar calmos, tá bom?

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo