Brasil

Palmeiras terá jogo-treino em fim de semana de paralisação do Campeonato Brasileiro

Alviverde vai encarar o São Bento de Sorocaba na Academia de Futebol, no sábado pela manhã

O Palmeiras vai fazer um jogo-treino contra o São Bento de Sorocaba, no sábado (18), às 10h, na Academia de Futebol. O clube agendou o compromisso, a fim de não ficar inativo, por conta da paralisação do Campeonato Brasileiro por duas rodadas.

Antes da decisão da CBF, o Palmeiras tinha na tabela o Criciúma, no domingo (19), em Santa Catarina. O jogo estava agendado para as 11h — primeiro do time neste horário na temporada. Talvez, até por isso, o compromisso com a equipe de Sorocaba tenha sido agendado também para a parte da manhã.

Por mais cansado que o elenco esteja, ficar sem jogar no fim de semana inteiro, em vez de ajudar a descansar, pode complicar o ritmo e a competitividade do time.

Conforme a Trivela apurou com profissionais do clube, pela maneira como a preparação dos atletas é feita, os efeitos negativos de não jogar começam a ser sentidos a partir de quatro dias sem estímulo competitivo.

É por conta disso que a comissão técnica procura agendar jogos-treino em períodos de paralisação, como nas Datas Fifa.

É evidente que o descanso pode ser bem-vindo para os jogadores mais desgastados. Mas, para os atletas com níveis de desgaste físico e emocional dentro do normal, a inatividade acaba sendo danosa.

Semanas sem jogos

Sem a partida pelo Brasileirão, o Palmeiras ficaria uma semana completa sem qualquer jogo. O próximo compromisso do Verdão é o jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, contra o Botafogo-SP, na quinta-feira (23) — o Palmeiras venceu na ida, por 2 a 1, no Allianz Parque.

Na sequência, o time volta a ter janela de uma semana sem partidas, já que o Palmeiras x Vasco, agendado para o domingo (26), na Arena Barueri, também está suspenso. O compromisso seguinte da equipe, que deve marcar a despedida de Endrick, será contra o San Lorenzo, no Allianz Parque, no dia 30.

Com o agendamento do amistoso para este sábado, a equipe, que folgou nesta quinta-feira, também estará dispensada para descansar no domingo.

Fim da linha para Endrick no Brasileiro

Por conta da suspensão das duas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro, o atacante Endrick, que teria mais quatro jogos pelo Palmeiras, passou a ter apenas mais duas oportunidades de entrar em campo pelo clube que apostou no seu talento.

Pelo Campeonato Brasileiro, no entanto, a última partida de Endrick será mesmo a derrota para o Athletico-PR, no último domingo (12). O camisa 9 levou o terceiro cartão amarelo naquele jogo e, inicialmente, não enfrentaria o Criciúma, às 11h de domingo, em Santa Catarina.

Agora, tanto ele quanto Mayke, Flaco López, Abel Ferreira e os auxiliares João Martins e Vitor Castanheira não poderão trabalhar contra o Atlético-MG, no Mineirão, no dia 2 de junho. Que é o próximo jogo confirmado da tabela — até segunda ordem.

Os clubes se reúnem no próximo dia 27 para discutir se a paralisação seguirá ou se os jogos do campeonato seguirão acontecendo de acordo com o restante da tabela.

Uma ironia com um jogador que foi o maior responsável pela arrancada que levou o Palmeiras ao bicampeonato seguido do Brasileirão, no ano passado. E que também já havia participado com gols da campanha que deu o título nacional ao Verdão, em 2022.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata Lima

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo