Palmeiras flerta com guinada no mercado, mas segue na filosofia que lhe trouxe mais problemas que soluções
Clube segue firme na busca por jogadores com potencial futebolístico, mas também de revenda futura

O Palmeiras anunciou oficialmente a chegada do atacante Lázaro, ex-Flamengo, que estava no Almería, de La Liga. Emprestado até o fim do ano, o jogador chega com opção de extensão automática do vínculo até junho de 2025.
Em breve, o Palmeiras também vai anunciar a contratação do meia Rômulo, do Novorizontino. O negócio deve ser oficializado após o Campeonato Paulista. O clube alviverde não confirma a negociação com o meia do interior paulista, mas a Trivela apurou que está tudo certo entre o jogador e o Palmeiras.
Embora tenha surgido no Fla e venha do futebol europeu, Lázaro não deixa de ser uma aposta. Aos 21 anos, mesmo com um evidente alto potencial, ele ainda não é um jogador com uma rodagem que o qualifique a ser considerado de primeira prateleira.
O caso de Rômulo 22, é ainda mais exemplar disso. Com passagens pela base do Athletico-PR, o meia que pode vir a ser o substituto direto de Raphael Vega na criação do time é também uma aposta.
As duas contratações mostram que o Palmeiras segue fiel à filosofia que adotou desde o começo de 2020, que é investir atletas jovens, versáteis, com potencial técnico e também de revenda futura. Em outras palavras, alguém que possa entregar futebol e, futuramente, dinheiro no caixa.
Pronto para jogar
Abel Ferreira foi bem claro quando falou sobre o perfil que espera para o próximo centroavante do Palmeiras: um jogador experiente, que conheça bem o futebol brasileiro e chegue pronto para jogar. Citou Diego Costa, que era seu desejo, Luís Suarez e Tiquinho Soares como exemplos.
– Moleques já temos muitos. E bons – disse o técnico, após a vitória sobre o Santos, no último dia 28, ao tratar do assunto. Com essa fala, Abel deixou claro que precisa de peças mais prontas para o time.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Balanço negativo
A filosofia de apostar em nomes jovens e emergentes tem se mostrado mais problemática do que certeira no clube nas últimas temporadas.
Dos atuais titulares do Verdão, apenas três se encaixam na filosofia “potencial esportivo e de retorno” e estão conseguindo cumprir o esperado: o zagueiro Murilo, o lateral Joaquín Piquerez e o volante Richard Ríos.
Além deles, o lateral -esquerdo Matias Viña, hoje no Flamengo foi o quarto nome desse perfil que vingou na gestão Anderson Barros.
De 2020 para cá, o Palmeiras viu apostas altas como Atuesta, Tabata e Rafael Navarro, por exemplo, fracassarem no clube.
E Flaco López, que por enquanto é o titular do time, claramente já gastou a paciência de Abel Ferreira, que o critica sempre de maneira embasada, mas de modo muito aberto, como não costuma fazer com outros atletas.
De fato, tanto Rômulo quanto Lázaro merecem voto total de confiança da torcida. Mas também é compreensível que o palmeirense esteja desgastado pelo fato de não receber um reforço que já tenha sido testado e aprovado tecnicamente, como eram o caso dos centrovantes citados por Abel Ferreira.
Palmeiras ainda precisa de duas peças
Levando-se em conta as declarações do técnico Abel Ferreira, o Palmeiras ainda está no mercado em busca de dois jogadores.
Com Lázaro e Rômulo, o português recebe o atacante de beirada e o meia que pediu. Mas o portugês ainda precisa de um centroavante e um zagueiro canhoto para bater o martelo quanto à formação de seu elenco para o restante da temporada.