Ao atropelar caminho natural das crias, Palmeiras revela expectativas com Estevão e lições aprendidas com Endrick
Estevão, que tem apenas um jogo como profissional, vai estar à disposição de Abel Ferreira para estreia no Campeonato Paulista
No fim do ano passado, a Trivela apurou com diversas fontes no Palmeiras que a tendência era Estevão seguir o mesmo protocolo utilizado com outras Crias da Academia em primeiro ano de promoção: treinar às vezes, revezar-se entre profissional e jogos de outras categorias e, com o tempo, subir de vez.
Mas Estevão, que tem apenas um jogo como profissional – entrou no fim de Palmeiras 1 x 1 Cruzeiro, que garantiu o bi do Campeonato Brasileiro ao Verdão – foi promovido definitivamente ao elenco profissional na última semana, num movimento parecido, mas ainda mais excepcional que o de Endrick.
O jogador, que vai vestir a camisa 41 nesse primeiro momento como jogador da equipe, já deve estar à disposição de Abel para a estreia do time no Campeonato Paulista, contra o Novorizontino, amanhã (21).
Estevão não vai mais participar de jogos do sub-17. Do Sub-20, apenas em casos muito excepcionais, que ainda nem foram mapeados na totalidade, e podem nem acontecer. Sua prioridade em 2024 será estar à disposição de Abel Ferreira, como foi Endrick em 2023.
A diferença é que Endrick começou 2023 já negociado com o Real Madrid. De modo que muito da remuneração obtida com ele esteve atrelada a metas de performance – algo que pode ser diminuído à medida que Estevão terá mais rodagem quando vendido.
Muito acima da curva
O processo de negociação de Endrick, embora muito bem-sucedido, trouxe alguns ensinamentos para o Palmeiras. Entre eles, a constatação de que um pouco mais de tempo entre os profissionais talvez tivesse tornado a negociação do atacante com o Real Madrid ainda mais rentável.
O fato de a temporada começar pelo Paulistão dá ao Alviverde o cenário ideal para fazer uma transição ao mesmo tempo desafiadora e segura para que o jogador possa mostrar o máximo possível de seu potencial. Na Copa São Paulo, muito disso já foi demonstrado.
Em outras palavras, o Paulista vai trazer desafios profissionais ao atleta, mas em um nível de dificuldade e desafio ligeiramente mais tranquilos do que ele encontrará no Brasileiro, onde o nível técnico médio dos adversários é mais alto. E, desse modo, uma parte menor do valor de venda estará atrelado a metas.
No clube, ninguém tem qualquer dúvida de que Estevão está pronto para o elenco profissional, mesmo ainda tendo arestas a serem aparadas. Mais uma vez, o fato de a temporada começar pelo Estadual pode dar chance a ele de receber os ajustes finais em sua formação.
Chelsea favorito
O Chelsea é o clube europeu que tem demonstrado mais interesse em contratar o jogador. Também postulantes à contratação de Endrick, os Blues recuaram diante do valor pedido pelo Alviverde.
A multa de Endrick era de 60 milhões de Euros (R$ 300 milhões). No fim, com todas as metas atingidas, Endrick poderá custar R$ 400 milhões ao Real Madrid.
A multa de Estevão é de 45 milhões de euros. Mas, todos no clube entendem que tal montante se trata apenas de um índice de referência.
O PSG já sondou o atleta no passado, buscando uma venda casada com Endrick por 80 milhões de euros. Considerando o valor pelo qual Endrick foi negociado, a recusa pela negociação com o time de Mbappè foi um claríssimo acerto.