Brasil

Entre erros e acertos, Dudu amou o Palmeiras, e nada vale mais para a torcida

Ídolo palmeirense fez sua despedida do clube na partida contra o Fluminense, no último domingo (8)

Dudu não deixa o Palmeiras com um décimo das homenagens que merecia. E, com sua saída, termina a primeira fase da Era Allianz Parque, que marca a retomada do Palmeiras ao protagonismo nas últimas dez temporadas.

Mas Dudu não se surpreende nem sofre por isso. Talvez por não acreditar e não querer ter deixado o clube para sempre. A interlocutores, o camisa 7 confidencia que se imagina retornando ao Palmeiras para encerrar a brilhante trajetória com o “P” no peito.

Único remanescente da equipe campeã da Copa do Brasil de 2015, Dudu sai do clube com alívio, conforme a Trivela apurou.

Carta fora do baralho

Mesmo antes de junho, quando recuou da negociação que tinha com o Cruzeiro, o atacante já se sentia carta fora do baralho de Abel Ferreira.

Já no fim de 2022, quando a difícil negociação para extensão de seu contrato o colocara em atrito com a presidente Leila Pereira, parte do conforto que Dudu tinha no clube morreu. O Palmeiras ainda era sua casa, mas a casa já não era mais sua.

Enquanto pôde jogar, Dudu sempre teve argumentos para rebater seus detratores. Mas, à medida que perdeu espaço, após a grave lesão de agosto de 2023, foi perdendo também a chance de mostrar no campo aquilo que seguia vivo no sentimento da torcida: sua enorme importância para o time.

Tristeza e angústia nos últimos momentos

As últimas semanas de Dudu foram tristes. O jogador já sabia há um bom tempo que o destino o colocaria para fora da Academia de Futebol. Mas seguia trabalhando, torcendo e sofrendo.

Quem conhece Dudu relata que o lado torcedor duplicou sua angústia à medida que o calendário se aproximava do fim e um time com gás acabando ia perdendo a chance do tricampeonato consecutivo.

Por que Dudu cometeu erros e acertos no Palmeiras, ele mesmo sabe. Mas sempre agiu como o palmeirense que foi se tornando ao longo do tempo.

Dudu deixa o Palmeiras sem dívidas com o torcedor.

E, no fim das contas, nada importa mais para a torcida.

Não existe sensação mais recompensadora do que enxergar no campo alguém de uniforme, chuteiras e meiões com um sentimento semelhante ao seu. Alguém no gramado que sinta o jogo para além da tática e da execução.

Se o jogador quiser mesmo um dia retornar ao Palmeiras, certamente será bem-vindo. Mas o ídolo Dudu deixa o clube sem qualquer dívida com aqueles que amaram, amam e estarão com o clube sem mandato definido.

Dudu entendeu a importância que tem para o Palmeiras. Mas, acima disso, reconheceu a importância do Palmeiras para ele. Que é o que todo torcedor de verdade sente.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo