Emoção, família e acordo: Dudu dá adeus ao Palmeiras e escolhe novo clube
Atacante retomou conversas e reunião nos próximos dias deve oficializar desligamento e acerto
A despedida de Dudu do Palmeiras foi mesmo a melancólica derrota para o Fluminense (0 a 1), no domingo (8), na última rodada do Campeonato Brasileiro.
Após a partida, o jogador se despediu de colegas e, acompanhado de membros do seu staff, esteve no campo do Allianz Parque com familiares.
Com lágrimas nos olhos e pedidos de desculpas pela emoção, o atacante falou brevemente com as pessoas que o procuraram para vídeos e fotos.
Ver essa foto no Instagram
Saída em comum acordo
A Trivela apurou que a saída de Dudu foi tratada e decidida em comum acordo com o Palmeiras. Uma reunião nos próximos dias deve oficializar o desligamento.
Inicialmente, Dudu preferia seguir no Palmeiras. Mas entendeu ter ficado claro que não teria mais espaço com a atual comissão técnica.
O destino do atacante, segundo fontes ouvidas pela Trivela, deve mesmo ser o Cruzeiro.
O Santos realmente vem conversando com o jogador há um tempo, conforme o Ge noticiou ontem, e a reportagem confirmou com fontes ligadas ao jogador.
Contudo, os fortes laços de amizade e confiança do diretor Alexandre Mattos e Dudu pesam muito a favor da Raposa. A despeito do acerto desfeito entre as partes em junho.
Na ocasião, com autorização de Dudu e do Palmeiras, a Raposa chegou a oficializar a contratação. Mas Dudu recuou após a repercussão negativa e conversas com lideranças da uniformizada Mancha Verde.
Família frequenta o clube
Os filhos de Dudu, do primeiro casamento com Mallu Ohana são associados do clube. Seu filho mais velho, Pedro, é inclusive um promissor jogador de futsal na categoria sub-11.
Mallu inclusive postou uma foto em apoio a Leila Pereira na data da eleição para presidente do clube, na qual a dirigente acabou reeleita para um mandato de mais três anos.
Como se sabe, a relação de Dudu e da presidente do clube ficou estremecida desde a negociação para renovação de contrato no fim de 2022.
E terminou de azedar com o recuo da ida para o Cruzeiro em junho — transferência que Leila defendeu publicamente que fosse feita.
Números de Dudu são superlativos
Dudu deixará o Palmeiras após dez temporadas, com um breve intervalo de um ano entre 2020 e 2021, quando jogou emprestado ao Qatar SC.
Recordista de partidas no Allianz Parque (206 jogos), assistências (50), e artilheiro atual do elenco (53), Dudu se converteu em ídolo da torcida por sua garra e latente amor pelo clube.
Com 462 jogos, também é o jogador do grupo que mais entrou em campo. Na história do Palmeiras, é o único tetracampeão brasileiro — 2016, 2018, 2022, 2023.
Com 12 títulos, lidera o ranking de conquistas ao lado de Weverton, Gustavo Gómez, Junqueira, Mayke e Ademir da Guia.
Outros números
> Jogador com mais títulos pelo Palmeiras na história: 12, ao lado de Weverton, Gustavo Gómez, Marcos Rocha, Mayke, Junqueira e Ademir da Guia.
• 3º jogador com mais títulos brasileiros pelo Palmeiras: quatro, ao lado de César Maluco e atrás apenas de Ademir da Guia e do ex-volante Dudu (cinco).
> Jogador com mais partidas (461), vitórias (267), assistências (102) e 2º com mais gols (88, atrás de Raphael Veiga, com 102) pelo Palmeiras neste século.
• 15º jogador com mais partidas pelo Palmeiras na história (461, atrás de Lima, com 467), 9º com mais vitórias (267, ao lado de Lima e atrás de Luis Pereira, com 289) e 23º com mais gols (88, atrás de Mazzola, com 90).
• Atacante com mais vitórias (267) e 3º com mais jogos pelo Palmeiras na história (460, atrás de Edu Bala, com 482).
• Único palmeirense com mais de 100 assistências no século. O segundo colocado é o meio-campista Gustavo Scarpa, com 53, enquanto, desde 1990, os que mais se aproximam são Júnior, com 63, e Alex, com 58.
> Jogador com mais partidas (205), vitórias (144) e assistências (50) no Allianz Parque, além de ser o segundo com mais gols (40, atrás de Raphael Veiga, com 51).
• Jogador com mais vitórias na história do Palestra Italia/Allianz Parque: 144, seguido por Marcos, com 135.
• 2º jogador com mais partidas na história do Palestra Italia/Allianz Parque: 205, atrás apenas de Marcos, com 212.
> Jogador com mais edições de Libertadores disputadas pelo Palmeiras: oito, ao lado de Luan.
• 3º jogador com mais partidas pelo Palmeiras em Libertadores: 59, atrás de Gustavo Gómez, com 69, e Weverton, com 71.
• 3º jogador com mais vitórias pelo Palmeiras em Libertadores: 38, atrás de Gustavo Gómez, com 46, e Weverton, com 48.
• 10º jogador com mais gols pelo Palmeiras em Libertadores: oito, ao lado de Rafael Navarro, César Maluco, Ademir da Guia e Edmundo e atrás de Lopes, com nove.
> Jogador com mais vitórias pelo Palmeiras em Brasileiro: 133, seguido por Emerson Leão, com 112.
• Jogador com mais partidas pelo Palmeiras em Brasileiro: 244, seguido por Emerson Leão, com 232.
• Jogador que mais entrou em campo na campanha do título brasileiro de 2022: jogou todas as 38 partidas da competição.
• 2º jogador com mais gols pelo Palmeiras em Brasileiro: 53, atrás apenas de César Maluco, com 61.
• Maior artilheiro do Palmeiras na era dos pontos corridos do Brasileiro: 53, seguido por Raphael Veiga, com 47.
• Maior garçom geral do Brasileiro por pontos corridos: 72 assistências (60 pelo Palmeiras), seguido por Everton Ribeiro (Bahia), com 69, Arrascaeta (Flamengo), com 68, e de Gustavo Scarpa (Atlético-MG), com 63. Foi o líder no quesito nas edições de 2016 (10 assistências) e 2018 (14).
> 4º jogador com mais vitórias pelo Palmeiras em Copa do Brasil: 20, logo atrás de Júnior, com 21.
• 3º jogador com mais partidas pelo Palmeiras em Copa do Brasil: 36, ao lado de Marcos e Velloso e atrás de Júnior, com 38, e do recordista Galeano, com 39.
• 7º jogador com mais gols pelo Palmeiras em Copa do Brasil: seis, ao lado de Djalminha, Kleber, Rivaldo e Zinho e logo atrás de Viola e Raphael Veiga, com sete.
> Jogador com mais gols pelo Palmeiras em Paulista neste século: 20, ao lado de Raphael Veiga e seguido por Valdivia, com 19.
• Jogador com mais partidas pelo Palmeiras em Paulista neste século: 107, seguido por Marcos, com 102.
> 2º jogador do elenco com mais gols marcados pelo Palmeiras em clássicos paulistas: 12 (cinco gols sobre o São Paulo, quatro contra o Santos e três diante do Corinthians), atrás apenas de Raphael Veiga, com 17.