Brasil

Emoção, família e acordo: Dudu dá adeus ao Palmeiras e escolhe novo clube

Atacante retomou conversas e reunião nos próximos dias deve oficializar desligamento e acerto

A despedida de Dudu do Palmeiras foi mesmo a melancólica derrota para o Fluminense (0 a 1), no domingo (8), na última rodada do Campeonato Brasileiro.

Após a partida, o jogador se despediu de colegas e, acompanhado de membros do seu staff, esteve no campo do Allianz Parque com familiares.

Com lágrimas nos olhos e pedidos de desculpas pela emoção, o atacante falou brevemente com as pessoas que o procuraram para vídeos e fotos.

Saída em comum acordo

A Trivela apurou que a saída de Dudu foi tratada e decidida em comum acordo com o Palmeiras. Uma reunião nos próximos dias deve oficializar o desligamento.

Inicialmente, Dudu preferia seguir no Palmeiras. Mas entendeu ter ficado claro que não teria mais espaço com a atual comissão técnica.

O destino do atacante, segundo fontes ouvidas pela Trivela, deve mesmo ser o Cruzeiro.

O Santos realmente vem conversando com o jogador há um tempo, conforme o Ge noticiou ontem, e a reportagem confirmou com fontes ligadas ao jogador.

Contudo, os fortes laços de amizade e confiança do diretor Alexandre Mattos e Dudu pesam muito a favor da Raposa. A despeito do acerto desfeito entre as partes em junho.

Na ocasião, com autorização de Dudu e do Palmeiras, a Raposa chegou a oficializar a contratação. Mas Dudu recuou após a repercussão negativa e conversas com lideranças da uniformizada Mancha Verde.

Família frequenta o clube

Os filhos de Dudu, do primeiro casamento com Mallu Ohana são associados do clube. Seu filho mais velho, Pedro, é inclusive um promissor jogador de futsal na categoria sub-11.

Mallu inclusive postou uma foto em apoio a Leila Pereira na data da eleição para presidente do clube, na qual a dirigente acabou reeleita para um mandato de mais três anos.

Como se sabe, a relação de Dudu e da presidente do clube ficou estremecida desde a negociação para renovação de contrato no fim de 2022.

E terminou de azedar com o recuo da ida para o Cruzeiro em junho — transferência que Leila defendeu publicamente que fosse feita.

Números de Dudu são superlativos

Dudu deixará o Palmeiras após dez temporadas, com um breve intervalo de um ano entre 2020 e 2021, quando jogou emprestado ao Qatar SC.

Recordista de partidas no Allianz Parque (206 jogos), assistências (50), e artilheiro atual do elenco (53), Dudu se converteu em ídolo da torcida por sua garra e latente amor pelo clube.

Com 462 jogos, também é o jogador do grupo que mais entrou em campo. Na história do Palmeiras, é o único tetracampeão brasileiro — 2016, 2018, 2022, 2023.

Com 12 títulos, lidera o ranking de conquistas ao lado de Weverton, Gustavo Gómez, Junqueira, Mayke e Ademir da Guia.

Outros números

> Jogador com mais títulos pelo Palmeiras na história: 12, ao lado de Weverton, Gustavo Gómez, Marcos Rocha, Mayke, Junqueira e Ademir da Guia.

• 3º jogador com mais títulos brasileiros pelo Palmeiras: quatro, ao lado de César Maluco e atrás apenas de Ademir da Guia e do ex-volante Dudu (cinco).

> Jogador com mais partidas (461), vitórias (267), assistências (102) e 2º com mais gols (88, atrás de Raphael Veiga, com 102) pelo Palmeiras neste século.

• 15º jogador com mais partidas pelo Palmeiras na história (461, atrás de Lima, com 467), 9º com mais vitórias (267, ao lado de Lima e atrás de Luis Pereira, com 289) e 23º com mais gols (88, atrás de Mazzola, com 90).

• Atacante com mais vitórias (267) e 3º com mais jogos pelo Palmeiras na história (460, atrás de Edu Bala, com 482).

• Único palmeirense com mais de 100 assistências no século. O segundo colocado é o meio-campista Gustavo Scarpa, com 53, enquanto, desde 1990, os que mais se aproximam são Júnior, com 63, e Alex, com 58.

> Jogador com mais partidas (205), vitórias (144) e assistências (50) no Allianz Parque, além de ser o segundo com mais gols (40, atrás de Raphael Veiga, com 51).

• Jogador com mais vitórias na história do Palestra Italia/Allianz Parque: 144, seguido por Marcos, com 135.
• 2º jogador com mais partidas na história do Palestra Italia/Allianz Parque: 205, atrás apenas de Marcos, com 212.

> Jogador com mais edições de Libertadores disputadas pelo Palmeiras: oito, ao lado de Luan.

• 3º jogador com mais partidas pelo Palmeiras em Libertadores: 59, atrás de Gustavo Gómez, com 69, e Weverton, com 71.
• 3º jogador com mais vitórias pelo Palmeiras em Libertadores: 38, atrás de Gustavo Gómez, com 46, e Weverton, com 48.
• 10º jogador com mais gols pelo Palmeiras em Libertadores: oito, ao lado de Rafael Navarro, César Maluco, Ademir da Guia e Edmundo e atrás de Lopes, com nove.

> Jogador com mais vitórias pelo Palmeiras em Brasileiro: 133, seguido por Emerson Leão, com 112.

• Jogador com mais partidas pelo Palmeiras em Brasileiro: 244, seguido por Emerson Leão, com 232.

• Jogador que mais entrou em campo na campanha do título brasileiro de 2022: jogou todas as 38 partidas da competição.

• 2º jogador com mais gols pelo Palmeiras em Brasileiro: 53, atrás apenas de César Maluco, com 61.

• Maior artilheiro do Palmeiras na era dos pontos corridos do Brasileiro: 53, seguido por Raphael Veiga, com 47.

• Maior garçom geral do Brasileiro por pontos corridos: 72 assistências (60 pelo Palmeiras), seguido por Everton Ribeiro (Bahia), com 69, Arrascaeta (Flamengo), com 68, e de Gustavo Scarpa (Atlético-MG), com 63. Foi o líder no quesito nas edições de 2016 (10 assistências) e 2018 (14).

> 4º jogador com mais vitórias pelo Palmeiras em Copa do Brasil: 20, logo atrás de Júnior, com 21.

• 3º jogador com mais partidas pelo Palmeiras em Copa do Brasil: 36, ao lado de Marcos e Velloso e atrás de Júnior, com 38, e do recordista Galeano, com 39.

• 7º jogador com mais gols pelo Palmeiras em Copa do Brasil: seis, ao lado de Djalminha, Kleber, Rivaldo e Zinho e logo atrás de Viola e Raphael Veiga, com sete.

> Jogador com mais gols pelo Palmeiras em Paulista neste século: 20, ao lado de Raphael Veiga e seguido por Valdivia, com 19.

• Jogador com mais partidas pelo Palmeiras em Paulista neste século: 107, seguido por Marcos, com 102.

> 2º jogador do elenco com mais gols marcados pelo Palmeiras em clássicos paulistas: 12 (cinco gols sobre o São Paulo, quatro contra o Santos e três diante do Corinthians), atrás apenas de Raphael Veiga, com 17.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo