Em meio a parafusos a apertar, o que já funcionava dá tilt: O que acontece com a defesa do Palmeiras?
Defensores do Palmeiras começaram o ano desatentos e entregando bolas fáceis para os advers´´ario
Abel Ferreira foi claro, na entrevista coletiva depois da vitória sobre a Inter de Limeira, pelo Campeonato Paulista: há parafusos a apertar, e a máquina precisa ser “oleada” – o mesmo que lubrificada, em português de Portugal.
E o parafuso mais fora de rosca neste início de temporada é a defesa. Justamente o setor em que não houve mexidas em relação à última temporada resolveu sair do prumo.
Por isso, mais do que adaptar os recém-chegados Caio, Bruno Rodrigues e Moreno ao seu estilo, Abel tem que garantir que sua defesa, setor em que cinco das sete peças mais usadas estão no clube há mais tempo que ele (Weverton, Mayke, Rocha, Luan e Gómez), relembrem o que precisa ser feito.
Pelo segundo jogo consecutivo, Gustavo Gómez e Weverton foram responsáveis diretos por um gol sofrido pelo Palmeiras, no mesmo tipo de situação: capitão e goleiro trocam passes em uma saída de jogo e complicam o time.
Contra o Novorizontino, no último minuto de jogo, a bola estava dominada sem risco por Gómez, que a voltou para o goleiro. Atrapalhado, o camisa 21 cedeu o lateral.
É GOL DO NOVORIZONTINO!
⚽ Williams Farias
?️ Jenison⚔️ Novorizontino 1×1 Palmeiras #NOVxPAL | Campeonato Paulista ?
Braço de dinossauro pic.twitter.com/YU0kNhmsmS— ⓟ GalRenata (@Galrenata) January 21, 2024
Na cobrança, Gómez foi driblado como se fosse um cone, na linha de fundo, e o Tigre empatou – com Weverton caindo atrasado e deixando a bola passar sob seu corpo.
Diante da Inter, foi a vez de o goleiro passar para Gómez, que estava de costas para o campo, na meia-lua. O paraguaio se atrapalhou e tropeçou na bola, tendo que cometer o pênalti que daria o empate aos visitantes.
Weverton foi sair jogando com Gómez, que perdeu a bola e cometeu pênalti
Juninho converteu: Palmeiras 2×2 Inter de Limeira no Allianz
pic.twitter.com/fLTs1DTb8z— Sala12 (@OficialSala12) January 25, 2024
Corredor à direita
Contra a Inter, aconteceu menos. Mesmo assim, voltou-se a ver o corredor direito da defesa do Palmeiras oferecer espaço nas suas costas.
Com Rocha de lateral mesmo, Moreno demorou um pouco para entender o balanço da cobertura. Mas logo pegou o ritmo.
Contra o Novorizontino, nem Zé Rafael nem Ríos conseguiram consertar as brechas deixadas por Marcos Rocha – “zagueiro-direito” que sobe para apoiar – e Mayke, o lateral que, entre ser ala ou lateral, foi na verdade só um ponta, mesmo.
Um time com um técnico minimamente atento e um bom ponta-esquerda – alguém pensou em Tite e Everton Cebolinha? – vai causar estragos no Verdão.
Números não mentem
Diante do Novorizontino, o Palmeiras permitiu absurdos 19 chutes à sua meta (efetuou apenas cinco). Contra a Internacional, os dois gols saíram nos dez chutes feitos pelos interioranos.
Apenas para efeito de comparação, o Flamengo chutou 12 vezes contra a meta de Weverton no jogo decisivo pelo Campeonato Brasileiro do ano passado (0 a 3). O Inter-RS bateu sete vezes, no mesmo campeonato (3 a 0). E o Flu, no jogo derradeiro do Verdão em casa, apenas seis.
Aníbal antídoto?
Talvez a solução já esteja sendo preparada. Aníbal Moreno, após um tempo de ajuste no começo da primeira etapa, brilhou na partida contra a Inter.
– Ele tem uma característica parecida com o Danilo, ele dá uma fluidez ao jogo muito assinalável. Mas tem algo melhor que o Danilo, ele caça. É caçador. E além de caçar, constrói. Desculpa usar essa expressão, é um jogador que rouba bola com os pés e nos dá transição – disse o técnico.
A declaração de Abel é muito forte. Até deixar o clube, Danilo, hoje no Nottingham Forest, foi titular quase ininterruptamente durante a passagem do português pela equipe. Sempre foi indiscutível no time.
Mas Moreno realmente se destacou muito no jogo. De acordo com a plataforma SofaScore, o camisa 5 foi quem mais desarmou, ganhou duelos, roubou bolas e interceptou passes.
#Paulistão ??
Aníbal Moreno em Palmeiras 3-2 Inter de Limeira:
? 11 bolas recuperadas (1º do jogo!)
? 7 duelos ganhos (1º do jogo!)
? 5 desarmes (1º do jogo!)
⤴️ 3 interceptações (1º do jogo!)
✅ 43/51 passes certos (84%)
? 1 passe decisivo
? Nota Sofascore 7.1 pic.twitter.com/Ym7zyaNOvp— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) January 25, 2024