Brasil

Palmeiras volta aos treinos sob sensação de começo do zero

Abel Ferreira precisa remontar a linha de frente da equipe, mas vai praticamente recomeçar a formação

O Palmeiras volta aos treinos nesta quinta-feira (6), depois de três dias de folga. A vitória sobre o Criciúma, no domingo, pelo Campeonato Brasileiro trouxe alguma tranquilidade matemática ao time. Mas a indefinição quanto à parte ofensiva da equipe é preocupante.

Após a saída definitiva de Endrick, tirando Estêvão, o Palmeiras não tem nada certo quanto aos seus homens de ataque — considerando a posição de meia-armador como uma das quatro da linha ofensiva.

Rony, Lázaro, Flaco López, Rômulo, Veiga e Luis Guilherme. São seis homens para três lugares. E ninguém encheu suficientemente os olhos do técnico Abel Ferreira para ganhar um lugar.

Gratidão

Quer dizer: dá para cravar com 90% de certeza que Raphael Veiga deve ser titular contra o Vasco, no próximo dia 13, no Allianz Parque, pelo Brasileirão.

Se é verdade que Veiga nada fez para garantir um lugar no time em 2024, também é fato que o meia conquistou Abel por tudo que fez desde 2020. E Abel é bastante sensível à gratidão como argumento na hora de escalar a equipe.

Vale o mesmo para Rony, com o agravante de que o jogador não vem jogando bem desde meados de 2023.

Contra o Criciúma, Rony, mais uma vez não fez gols. Mas ao menos ajudou muito no quesito dedicação. O gol da vitória do Verdão, no fim do jogo, só saiu porque o camisa 10 foi roubar uma bola no meio-campo.

Artilheiro e novatos

Raphael Veiga e Rômulo ante do jogo contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, Série A, no MorumBis (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A situação de Flaco é inversa às de Veiga e Rony. Desde sua chegada, em 2022, Flaco não fez muito. Até 2024: com onze gols, mesmo tendo perdido espaço desde o fim do Campeonato Paulista, o argentino segue artilheiro do time na temporada.

Rômulo foi titular pela primeira vez no jogo contra o Criciúma. Não se destacou muito, mas ganhou alguns pontos com a comissão técnica ao começar jogando e não tremer. Ajudou Veiga na armação e se credenciou para brigar por um lugar.

Usando o jogo contra o Criciúma como parâmetro, Lázaro também pode ter ganhado força. O autor do gol da vitória do Palmeiras começou no banco, em Santa Catarina. Mas entrou no segundo tempo para garantir o resultado.

Luis Guilherme, cada vez mais próximo de uma transferência para West Ham, é outro candidato a um lugar na equipe. Mas, com a iminência de sua saída, sua escalação como titular é improvável.

Dudu voltando e Felipe chegando

A tendência é que Dudu apareça entre os relacionados contra o Vasco. E Felipe Anderson estará apto a jogar pela equipe em 10 de julho — embora deva demorar mais para estrear, já que retorna de férias no início do próximo mês.

As duas entradas, até pela importância técnica e tática de ambos, vão trazer novas mudanças ao Palmeiras. Mas, nos dois casos, serão mudanças positivas. E com mudanças para melhor, é bem mais fácil se acostumar.

Próximos jogos do Palmeiras: datas, horários e onde assistir

  • Palmeiras x Vasco — Campeonato Brasileiro — quinta-feira, 13 de junho, às 21h30, no Allianz Parque — Globo (TV aberta) e Premiere (Pay Per View)
  • Atlético-MG x Palmeiras — Campeonato Brasileiro — segunda-feira, 17 de junho, às 21h30, na Arena MRV — SporTV (TV fechada) e Premiere (Pay Per View)
  • Palmeiras x Bragantino — Campeonato Brasileiro — quinta-feira, 20 de junho, às 21h30, no Allianz Parque — SporTV (TV fechada) e Premiere (Pay Per View).
Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata Lima

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo