Brasil

As opções de Milito para poupar um cansado Atlético-MG contra o Cuiabá

Gabriel Milito deverá poupar alguns jogadores do duelo deste sábado (27), contra o Cuiabá, por conta da maratona de jogos desgastante do Atlético

Com a maratona de jogos que o Atlético-MG está enfrentando, o técnico Gabriel Milito deve poupar alguns jogadores neste fim de semana, quando o Galo viaja para enfrentar o Cuiabá, às 18h30 deste sábado (27), pelo Campeonato Brasileiro. O elenco curto não deixa tantas opções ao treinador, principalmente em algumas posições, mas ainda dá para mandar um time forte.

Jogos em Cuiabá são sempre mais cansativos. O clima seco e quente desgasta muito mais os jogadores. Somando isso a maratona de jogos, o Atlético entende que é melhor poupar alguns atletas, principalmente os que atuam com mais frequência com Milito. Eles já receberam uma inesperada folga nesta semana, após vencerem o Peñarol, justamente pensando nesse descanso. A lista de quem viaja para o Mato Grosso será divulgada na noite desta sexta-feira (26), e alguns podem ser preservados até da viagem.

— Teremos que analisa profundamente para decidir quais os jogadores que estão melhor para jogar. O esforço que o time faz é muito grande. O calendário do futebol brasileiro não existe em praticamente nenhum lugar do mundo, mas os jogadores estão acostumados. Eles têm o hábito de fazer isso a cada temporada. Eu também preciso ver outros jogadores competirem, além da recuperação dos atletas, pois uma coisa é vê-los treinar e outra é ver jogar. Aí é o verdadeiro valor da análise. Veremos como trabalharemos essa questão dos minutos — afirmou Milito.

O único jogador que atuou todos os minutos com Milito foi o goleiro Everson, natural para a posição. De linha, o que mais jogou foi Guilherme Arana, um dos que podem ser poupados. Saravia, Paulinho e Hulk, outros cotados para serem poupados, fecham o top 5, que tem uma certa folga para a sequência da lista. Confira os 11 mais utilizados:

  • Everson: 720 minutos
  • Guilherme Arana: 696 minutos
  • Saravia: 684 minutos
  • Paulinho: 679 minutos
  • Hulk: 671 minutos
  • Jemerson: 609 minutos
  • Alan Franco: 563 minutos
  • Battaglia: 511 minutos
  • Otávio: 474 minutos
  • Matías Zaracho: 458 minutos
  • Gustavo Scarpa: 412 minutos

Quem pode ganhar chance com Milito no Atlético?

Na defesa, é bem provável que Saravia seja um dos poupados. O lateral se tornou zagueiro com Milito tem atuado muito bem, sendo um dos pilares do time, mas se desgasta muito por ser um jogador muito intenso. Ele atuou em todos os jogos até o momento e pode ganhar um descanso. Para a vaga dele, estão à disposição Bruno Fuchs, Mauricio Lemos, Igor Rabello, Mariano e Rômulo.

Outra vaga na defesa também pode surgir. Isso porque Milito não tem volantes reservas à disposição, já que está utilizando Battaglia na zaga e tendo Otávio e Alan Franco no time titular. Qualquer um deles que for poupado, abre vaga na defesa atleticana. Se dois forem preservados, são mais duas vagas, já que a falta de um volante pode fazer o treinador improvisar um zagueiro para fazer a posição.

Por também ser um lateral-direito e ter uma saída de jogo melhor, Mariano tem chances de começar jogando. O outro mais cotado é Bruno Fuchs, que era titular até se lesionar e está retornando agora. Quem mais corre por fora no processo é o jovem Rômulo, que ainda não estreou como profissional. Por falar em jovem, algum volante do Sub-20 pode ganhar uma oportunidade, pelo menos de se juntar ao elenco. Zé Phelipe, de 18 anos, é quem mais vem se destacando, assim como Caio Ribas, de 20.

Igor Rabello pode ser um dos titulares do Atlético contra o Cuiabá (Pedro Souza/Atlético)

Ainda no meio-campo, Zaracho, que sempre tem problemas físicos, é outro que pode ser preservado. Igor Gomes é o primeiro na fila, mas é possível também vermos a estreia de Robert Santos, destaque do Mineiro pelo Athletic e que ainda não estreou. A joia Alisson também pode ganhar uma chance como titular, principalmente se Scarpa for poupado ou tiver que atuar na esquerda.

Quem substituirá Arana?

Nas alas, Guilherme Arana é um dos que mais precisa de descanso, já que é o jogador de linha que não só atuou mais com Milito como também em toda a temporada, somando quase 1500 minutos. No entanto, é um quebra cabeça para o argentino fazer essa troca, pois o substituto imediato é Rubens, que se lesionou justamente no jogo em que Arana estava sendo preservado e agora não está à disposição.

Para a vaga do lateral/ala, Milito pode optar por trocar Gustavo Scarpa de lado (caso ele também não seja preservado), ou improvisar com um ponta, como o colombiano Brahian Palacios, que espera para fazer sua estreia. São características bem diferentes, e uma troca dessas faria o Galo perder poder defensivo, por exemplo.

Hulk e Paulinho poupados?

Principais nomes do Atlético, Hulk e Paulinho já tem sido substituídos por Milito com mais frequência do que eram com Felipão, justamente pelo desgaste. Para o jogo deste sábado, é provável que pelo menos um deles seja preservado — ou até ambos. A primeira opção nesse caso é o chileno Eduardo Vargas, seguido do jovem Cadu. São os dois substitutos naturais que tem entrado na vaga dos atacantes. Alan Kardec e Isaac correm bem por fora dessa disputa.

Aos 37 anos (quase 38), Hulk foi substituído em quase todos os jogos com Milito, que explicou ser uma tática para ter o jogador inteiro por mais tempo. Apesar de ser privilegiado fisicamente, o atacante atleticano ainda é um ser humano e sofre com o avanço da idade.

As opções de Milito no Atlético

  • Zagueiros: Bruno Fuchs, Mauricio Lemos, Igor Rabello e Mariano, com Rômulo atrás na disputa
  • Volantes: Não tem, teria que voltar Battaglia ou improvisar um zagueiro
  • Alas: Na esquerda não tem, pode ser Scarpa ou Palacios; Na direita, Alisson é o mais cotado
  • Meias: Igor Gomes larga bem na frente, com Robert e Pedrinho também sendo uma possibilidade
  • Atacantes: Vargas e Cadu os preferidos, com Kardec e Isaac como opções também
Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick se formou em Jornalismo na PUC Minas em 2021. Antes da Trivela, passou por Esporte News Mundo, EstrelaBet e Hoje em Dia.
Botão Voltar ao topo