Brasil

‘Nossa História é página em preto’: Corinthians lança uniformes com tema antirracista

Nike promove ações de combate ao racismo no esporte, em parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol

O Corinthians lançou seus uniformes para a temporada 2024–25 nesta quinta-feira (2), em evento no Parque São Jorge. Com nova temática antirracista, a campanha é intitulada “Nossa História é uma página em preto”.

A Nike, fornecedora de material esportivo do Corinthians, promoverá ações de combate ao racismo no esporte, em parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

— O Corinthians desde sua fundação, no início do século passado, foi sempre popular, inclusivo e defensor de uma prática esportiva democrática, multicultural. Mas é preciso fazer mais. Por isso estamos nessa causa, junto à Nike e a outros parceiros, nessa luta contra o racismo de forma prática, indo muito além de campanha e uniforme. O Corinthians sempre foi e será o Alvinegro Paulista, o Time do Povo Preto — afirmou o Presidente do Corinthians, Augusto Melo.

Os uniformes foram lançados em uma edição especial do “Jantar Preto”, uma experiência para profissionais negros da economia criativa brasileira. A cantora Paula Lima e o jornalista Jairo Nascimento foram os apresentadores da noite, enquanto a jogadora Carol Nogueira e o artista Jotape revelaram as novas camisas. O evento contou com cardápio do chef Rodrigo Freire, do renomado restaurante Preto Cozinha, e música do grupo Samba do Adilson. A organização e curadoria ficou por conta da agência orientada por cultura KeLe.

Parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol

Mediante parceria com o Observatório da Discriminação Racial do Futebol (ODRF), o Corinthians e a Fisia — distribuidora da Nike no Brasil — promoverão sessões de letramento racial para atletas das categorias de base, elencos profissionais e funcionários do clube, além de fornecer uma cartilha para ações com a torcida.

— A parceria entre a Nike e o Corinthians para promover palestras sobre o racismo para os elencos profissionais e as categorias de base é de extrema importância. É um passo crucial para o letramento racial dentro do futebol, um ambiente que infelizmente continua sendo fértil para esse tipo de crime. A grandeza dessas duas instituições se unindo nesse esforço de conscientização demonstra um compromisso real com a promoção da igualdade e o combate ao racismo, e esperamos que essa iniciativa inspire outras organizações a seguirem o mesmo caminho — disse Marcelo Carvalho, diretor do ODRF.

Em colaboração com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Corinthians e Fisia contemplarão 20 jovens negros com bolsas de estudo integrais para o curso de administração da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). A parceria também oferecerá auxílio financeiro e apoio psicossocial durante o período de graduação.

A Trivela relembra três momentos em que o Timão se mostrou ativo no combate ao preconceito racial.

Corinthians adota educação antirracista na base

O Corinthians tem um histórico de combate ao racismo e tem intensificado esse debate nos últimos anos. Desde a temporada passada, o clube promove oficinas antirracistas para jogadores da base. O projeto nasceu de uma parceria entre o Núcleo Educacional Social-Psicológico (NESP) do Timão, e o historiador Danilo Pássaro, que é corintiano.

#JogoContraORacismo

Em 2023, Corinthians e Bahia fizeram uma ação conjunta em uma partida do Campeonato Brasileiro. No confronto, realizado na Neo Química Arena, as equipes utilizaram um patch especial em seus uniformes, simbolizando a luta negra. O evento ficou conhecido como o #JogoContraORacismo. O resultado não foi nada positivo para o Timão, que sofreu uma goleada por 5 a 1 do clube nordestino, mas a iniciativa ganhou repercussão nacional.

Brabas na luta antirracista

A classificação do Corinthians à final da Libertadores feminina de 2021, em goleada por 8 a 0 sobre o Nacional-URU, ficou marcada por um ato de racismo. Após a atacante Adriana, que hoje atua na NWSL, marcar o sexto gol de pênalti, uma jogadora do clube uruguaio a chamou de “macaca”.

Foto: Reprodução/FOX Sports

Assim que as atletas e comissão tomaram conhecimento da situação, a postura das jogadoras foi de comemorar os demais gols com os punhos cerrados. Logo após a partida, o clube se posicionou nas redes sociais e emitiu comunicado repudiando o ato.

— O Sport Club Corinthians Paulista tomou conhecimento do relato das atletas do futebol feminino a respeito de injúria racial ocorrida na semifinal da Libertadores, a qual repudia veementemente. O clube se solidariza com Adriana e as demais jogadoras e, de imediato, presta a elas todo o apoio necessário — escreveu o Corinthians

Outros clubes que lançaram camisas com a temática recentemente

  • Atlético-MG, Cruzeiro e Internacional lançaram, em novembro de 2023, os uniformes comemorativos “Excelência Negra”, alusivos ao mês da Consciência Negra. A campanha, intitulada “Da Raiz à Luta”, foi uma parceria da fornecedora de material esportivo Adidas com a Laboratório Fantasma — organização afro-empreendedora que nasceu na periferia de São Paulo, pelas mãos dos irmãos Emicida e Evandro Fióti. Os uniformes homegeiam um dos maiores símbolos de resistência da cultura negra: as tranças.
  • O Flamengo lançou, também em novembro do ano passado, um dos modelos mais bonitos entre as camisas rubro-negras em homenagem ao Dia da Consciência Negra. O modelo tem se tornado muito popular entre os torcedores, principalmente por ir além do tradicional vermelho e preto.
  • O Vasco, que tem uma das maiores lutas em causas sociais, lançou, no início de abril, uma série de camisas em parceria com a Chico Rei, para celebrar os cem anos da Resposta Histórica, celebrado no dia 7. O dia é um dos principais marcos da inclusão de negros, operários e analfabetos no futebol do Rio de Janeiro.
Foto de Livia Camillo

Livia CamilloSetorista

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
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