Brasil

Noroeste faz Bauru voltar a sorrir e volta à elite do Paulistão após 14 anos

Nos pênaltis, Norusca elimina Portuguesa Santista em Santos e garante vaga na final do Paulista A2

O Noroeste voltou para elite do futebol paulista após 14 anos. Na manhã deste domingo (7), o tradicional time de Bauru superou a Portuguesa Santista nos pênaltis por 4 a 3 após empate por 1 a 1 no tempo normal e garantiu o retorno à primeira divisão de São Paulo. A última vez em que a equipe do interior disputou a Série A1 foi em 2011. A equipe se junta ao Velo Clube, que neste sábado empatou sem gols com o Juventus em Rio Claro e também garantiu o acesso.

Classificado em oitavo na primeira fase, o Noroeste garantiu a última vaga para o mata-mata do Paulista A2 após vitória por 5 a 1 diante do Taubaté em casa. O placar elástico garantiu um saldo de gols melhor do que o do Rio Claro, que ficou em nono lugar, e também somou os mesmos 21 pontos ao final da fase classificatória. Curiosamente, os dois times fizeram a mesma campanha com cinco vitórias, seis empates e quatro derrotas, e o detalhe da diferença entre os gols somados e sofridos garantiu o time de Bauru nas quartas de final do estadual.

Noroeste contrariou projeções no mata-mata

Nas quartas de final, o Noroeste encarou o São Bento, líder geral da primeira fase. O time de Sorocaba fez uma grande classificatória, terminando com 32 pontos, sendo nove vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. Apesar do favoritismo do adversário, o time de Bauru não se intimidou, empatando o jogo da ida em casa pelo placar de 1 a 1, mas vencendo em pleno Walter Ribeiro por 2 a 1 e seguindo em frente na competição.

Contra a Portuguesa Santista, na semifinal, dois confrontos muito equilibrados. No primeiro jogo, disputado no Alfredo de Castilho, o Noroeste bem que tentou, criou mais e tentou definir a sua classificação diante do seu torcedor. Contudo, não teve a eficiência necessária para balançar as redes do time de Santos e acabou tendo que definir a classificação no segundo jogo, no Ulrico Mursa.

Pedro Felipe, de pênalti, abriu o placar para o time de Bauru aos 18 minutos do segundo tempo, mas Vavá, aos 31, deixou tudo igual. Com novo empate no jogo da volta, a disputa pela segunda vaga à elite do futebol paulista foi definida nas cobranças de penalidades máximas, com o Noroeste convertendo todas.

Vale destacar que o goleiro Reynaldo defendeu a quarta cobrança da Portuguesa Santista, cobrada por Caíque e Franco errou a última cobrança da Briosa.

Os destaques da campanha do Noroeste

O atacante Carlão foi um dos destaques do Noroeste na campanha da equipe. Com 11 gols marcados, o centroavante contribuiu muito para o sucesso do time na primeira fase e foi importante ao marcar o gol no empate contra o São Bento no primeiro jogo das quartas de final contra o São Bento. Luiz Thiago foi outro personagem fundamental para a conquista do acesso pela equipe de Bauru.

Na volta das quartas de final, o atacante marcou os dois gols da vitória sobre o São Bento por 2 a 1 no confronto de Sorocaba e anotou cinco gols ao longo de toda a campanha. Moisés Egert, técnico da equipe, é outro grande nome desta conquista importante.

No comando do time deste 2023, o treinador passou perto de subir na última temporada, mas acabou ficando pelo caminho diante do Novorizontino, vice-campeão do último Paulista A2. Este ano, o comandante se consolidou como uma das gratas surpresas da competição, e a fé no trabalho de longo prazo trouxe resultado.

Quais os times conquistaram o acesso ao Paulistão de 2025?

O Velo Clube de Rio Claro e o Noroeste de Bauru são os finalistas do Campeonato Paulista A2 de 2024 e garantiram o acesso à elite do futebol de São Paulo em 2025.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo