Brasil

Natal do Botafogo: os nomes que estão na cartinha para o Papai Noel glorioso

Depois de uma temporada histórica, o Botafogo deve buscar reforços pontuais para tentar um 2025 ainda melhor

O Botafogo teve, em 2024, a temporada mais vitoriosa da sua história. Com os títulos da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o time de Artur Jorge entrou para o hall de grandes equipes do futebol brasileiro. Mas o botafoguense, é claro, agora quer mais. E nada melhor do que o período do Natal para enumerar os possíveis presentes do Botafogo para 2025.

Com mais de R$ 370 milhões investidos em contratações durante 2024, o Botafogo tem uma boa base do elenco montado para a próxima temporada. Mas o ótimo momento de alguns jogadores, que foram importantes para as conquistas do clube, pode fazer o Glorioso buscar mais reforços para substituir possíveis saídas.

Assim, o Botafogo tem algumas frentes importantes nesta janela de transferências e dois nos que, caso permaneçam no clube, seriam grandes presentes para a torcida.

Luiz Henrique e Thiago Almada

A prioridade do Botafogo, no momento, é tentar a permanência de duas as principais estrelas do elenco alvinegro. Maiores investimentos da história do Glorioso, Luiz Henrique e Thiago Almada têm, em contrato, a previsão de transferências para a Europa.

No entanto, com o título da Copa Libertadores, o Botafogo ainda sonha em contar com os dois jogadores no Mundial de Clubes de 2025. Para isso, deveria segurar a dupla até o meio do ano.

As possíveis permanências de Luiz Henrique e Thiago Almada são tratadas com cautela pelo Botafogo, mas John Textor fazer com que os dois fiquem até o Mundial de Clubes.

Permanências de Luiz Henrique e Almada são prioridades do Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Permanências de Luiz Henrique e Almada são prioridades do Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Bitello (meio-campo)

O Botafogo só deve buscar reforços para algumas posições em caso de saída de algum titular. Foi neste sentido que o meio-campista Bitello entrou no radar da diretoria do Glorioso. O clube acredita que o ex-Grêmio, atualmente no Dínamo de Moscou, da Rússia, pode fazer uma função parecida com a de Thiago Almada.

A diretoria do Botafogo já fez sondagens para entender a possibilidade de negociação por Bitello, mas ainda não formalizou propostas. Isso só deve ocorrer caso Almada não permaneça no clube.

Bitello é um dos nomes no radar do Botafogo para 2025 (Foto: Imago Images)
Bitello é um dos nomes no radar do Botafogo para 2025 (Foto: Imago Images)

Revelado pelo Grêmio, Bitello foi um dos destaques do time na disputa da Série B de 2022 e fez um bom primeiro semestre de 2023 pelo Tricolor, quando foi negociado com o Dínamo. Na Rússia, ele tem 11 gols e dez assistências em 37 partidas.

Zagueiro para compor o elenco

O Botafogo teve, em 2024, a melhor defesa do Campeonato Brasileiro. A dupla formada por Alexander Barboza e Bastos comandou o sistema defensivo do Glorioso. Não à toa, os dois apareceram na seleção do Brasileirão.

Para a posição, o Botafogo ainda conta com Adryelson, que teve papel importante na reta final de 2024, após a lesão de Bastos, Lucas Halter e Pablo. O primeiro não agradou quando teve oportunidades no começo da temporada. E Pablo convive com problemas físicos.

Na última rodada do Brasileiro, quando não teve Bastos nem Barboza, o técnico Artur Jorge optou por improvisar o lateral-esquerdo Marçal na zaga.

Dessa forma, para reforçar ainda mais o elenco, que terá muitos jogos e competições em 2025, o Botafogo pode precisar de um novo zagueiro.

Centroavante para repor possível saída

Além de Thiago Almada e Luiz Henrique, outro nome do Botafogo que chama a atenção do mercado internacional é o do atacante Igor Jesus. Aos 23 anos, ele foi um dos destaques do segundo semestre do Glorioso, com oito gols e seis assistências em 30 partidas.

O bom desempenho fez Igor Jesus ser convocado para a seleção brasileira, onde também teve bom desempenho. Como a Trivela mostrou, clubes da Premier League estão de olho no jogador.

Caso o Botafogo negocie Igor Jesus, a diretoria precisará buscar um novo jogador para a função. O reserva Tiquinho Soares não teve um bom desempenho em 2024.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo