Natal do Botafogo: os nomes que estão na cartinha para o Papai Noel glorioso
Depois de uma temporada histórica, o Botafogo deve buscar reforços pontuais para tentar um 2025 ainda melhor
O Botafogo teve, em 2024, a temporada mais vitoriosa da sua história. Com os títulos da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o time de Artur Jorge entrou para o hall de grandes equipes do futebol brasileiro. Mas o botafoguense, é claro, agora quer mais. E nada melhor do que o período do Natal para enumerar os possíveis presentes do Botafogo para 2025.
Com mais de R$ 370 milhões investidos em contratações durante 2024, o Botafogo tem uma boa base do elenco montado para a próxima temporada. Mas o ótimo momento de alguns jogadores, que foram importantes para as conquistas do clube, pode fazer o Glorioso buscar mais reforços para substituir possíveis saídas.
Assim, o Botafogo tem algumas frentes importantes nesta janela de transferências e dois nos que, caso permaneçam no clube, seriam grandes presentes para a torcida.
Luiz Henrique e Thiago Almada
A prioridade do Botafogo, no momento, é tentar a permanência de duas as principais estrelas do elenco alvinegro. Maiores investimentos da história do Glorioso, Luiz Henrique e Thiago Almada têm, em contrato, a previsão de transferências para a Europa.
No entanto, com o título da Copa Libertadores, o Botafogo ainda sonha em contar com os dois jogadores no Mundial de Clubes de 2025. Para isso, deveria segurar a dupla até o meio do ano.
As possíveis permanências de Luiz Henrique e Thiago Almada são tratadas com cautela pelo Botafogo, mas John Textor fazer com que os dois fiquem até o Mundial de Clubes.
Bitello (meio-campo)
O Botafogo só deve buscar reforços para algumas posições em caso de saída de algum titular. Foi neste sentido que o meio-campista Bitello entrou no radar da diretoria do Glorioso. O clube acredita que o ex-Grêmio, atualmente no Dínamo de Moscou, da Rússia, pode fazer uma função parecida com a de Thiago Almada.
A diretoria do Botafogo já fez sondagens para entender a possibilidade de negociação por Bitello, mas ainda não formalizou propostas. Isso só deve ocorrer caso Almada não permaneça no clube.
Revelado pelo Grêmio, Bitello foi um dos destaques do time na disputa da Série B de 2022 e fez um bom primeiro semestre de 2023 pelo Tricolor, quando foi negociado com o Dínamo. Na Rússia, ele tem 11 gols e dez assistências em 37 partidas.
Zagueiro para compor o elenco
O Botafogo teve, em 2024, a melhor defesa do Campeonato Brasileiro. A dupla formada por Alexander Barboza e Bastos comandou o sistema defensivo do Glorioso. Não à toa, os dois apareceram na seleção do Brasileirão.
Para a posição, o Botafogo ainda conta com Adryelson, que teve papel importante na reta final de 2024, após a lesão de Bastos, Lucas Halter e Pablo. O primeiro não agradou quando teve oportunidades no começo da temporada. E Pablo convive com problemas físicos.
Na última rodada do Brasileiro, quando não teve Bastos nem Barboza, o técnico Artur Jorge optou por improvisar o lateral-esquerdo Marçal na zaga.
Dessa forma, para reforçar ainda mais o elenco, que terá muitos jogos e competições em 2025, o Botafogo pode precisar de um novo zagueiro.
Centroavante para repor possível saída
Além de Thiago Almada e Luiz Henrique, outro nome do Botafogo que chama a atenção do mercado internacional é o do atacante Igor Jesus. Aos 23 anos, ele foi um dos destaques do segundo semestre do Glorioso, com oito gols e seis assistências em 30 partidas.
O bom desempenho fez Igor Jesus ser convocado para a seleção brasileira, onde também teve bom desempenho. Como a Trivela mostrou, clubes da Premier League estão de olho no jogador.
Caso o Botafogo negocie Igor Jesus, a diretoria precisará buscar um novo jogador para a função. O reserva Tiquinho Soares não teve um bom desempenho em 2024.