New Balance faz planos internacionais para o São Paulo e prepara lançamento de terceiro uniforme
Nova fornecedora, New Balance quer vender produtos do São Paulo em Estados Unidos, Europa e Japão
Um a um, os reforços Ferreira, Luiz Gustavo, Bobadilla e Erick subiram alguns poucos degraus para desfilar como modelos no lançamento dos uniformes do São Paulo para 2024. O evento na Zona Sul da cidade de São Paulo foi o primeiro ato oficial da parceria com a New Balance, nova fornecedora de materiais esportivos do clube pelos próximos três anos. Uma ode à história do clube que teve até show de drones a colorir o céu da capital paulista. E que tem planos ainda mais ambiciosos por vir nos próximos meses.
A New Balance tem planejado todo um cronograma de lançamentos para o São Paulo nos próximos meses, que vão desde camisas de manga longa até o lançamento do terceiro uniforme, previsto para agosto. Mas o projeto que mais ilustra a ambição da marca para o clube é outro.
A fornecedora quer transformar o São Paulo em produto de exportação. A New Balance pretende usar o seu alcance global para vender camisas do Tricolor nos mercados dos Estados Unidos, da Europa e do Japão. Esta, aliás, é uma ideia que estava em pauta desde as negociações para fechar o contrato de fornecimento de material esportivo. A proposta de vender produtos do clube fora do país partiu da matriz da empresa, que controla suas operações em todo o mundo.
– Um dos trabalhos é exportar, então levar a camiseta do São Paulo para fora do Brasil. A gente está mirando mercado americano, europeu e o Japão. São os três mercados que estamos mirando. Todo o trabalho do São Paulo é feito pelo Brasil, mas a gente está em contato direto lá fora. Quando a gente fechou com o São Paulo, já veio a demanda da New Balance. Tem o mercado, nós temos o interesse e tal. Então, na negociação, a gente já sabia que ia ser um destino – explica Leandro Moraes, diretor da marca New Balance.
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Clube prepara lançamento do terceiro uniforme
São Paulo e New Balance já têm alinhado o lançamento do terceiro uniforme, previsto para agosto deste ano, com mais uma homenagem a um dos patrimônios do clube. Depois de alusões à história do clube na camisa titular e aos jogadores que são formados em Cotia na camisa Tricolor, a camisa número três será dedicada à “torcida que conduz”. A previsão de lançamento é para o mês de agosto.
– Cada camisa tem um tema, a camisa 1 é a história, então você vê no time que aparece alguns dos nossos grandes jogadores. A camisa 2 é a base, então aparecem muitos jogadores da base. A gente tem menções na camisa, frases, patches que vão falando de cada momento. E a camisa 3 é uma homenagem à torcida. A camisa 3 vai lançar em agosto, ela já está pronta, mas por uma questão de estratégia de marketing do lançamento, nós vamos lançar mais pra frente – afirma o diretor de marketing do São Paulo, Eduardo Toni.
Com New Balance, São Paulo terá linha casual e camisa de manga longa
A New Balance prepara lançamentos escalonados com a marca do São Paulo a cada três meses. A marca e o clube ainda discutem como será a linha casual, com tênis e demais produtos que exibam as cores e o escudo do clube. Um dos pontos que a fornecedora identificou como desejo da torcida é o lançamento de camisas de manga longa. Além disso, os três uniformes de goleiro estarão à venda.
– Um das grandes diferenciais desde quando a gente começou a discutir com o São Paulo foi exatamente amplificar o sortimento que é oferecido no mercado. Então a ideia é fugir do básico ali, que são as camisas oficiais, treino. Então a pre-match já é uma coisa diferente. Camisa de goleiro a gente está ofertando no mercado as três camisas. Normalmente se oferta uma ou nem se oferta. E a linha complementar, que é uma linha casual, resgata peças icônicas. Hoje não se vende quase camisa de manga longa. Então a gente vai resgatar ela, mas não com esse apelo de performance, mas um apelo mais retrô, antigo – ressalta Leandro Moraes.
🏃💼✈️ Nossa linha de treino e viagem também chegou!@NBFootball | @newbalance #VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/PmgxiYXzZW
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São Paulo tem garantias para distribuição de camisas
O principal motivo de descontentamento do São Paulo com a adidas era na atenção dada pela fornecedora ao clube. O Tricolor entendia que merecia um tratamento mais personalizado no Brasil. Atualmente, a marca fornece material para Atlético-MG, Cruzeiro, Inter e Flamengo no país. Como o modelo de negócio não envolvia valores fixos, e sim variáveis a partir de vendas, a avaliação do clube era de que poderia gerar mais receitas com exclusividade. Por isso, o clube amarrou no contrato cláusulas que garantem o abastecimento e a distribuição dos uniformes nos pontos de venda por parte da New Balance.
– A gente tem, no contrato, cláusulas específicas sobre isso, sobre abastecimento, distribuição, esse foi um ponto muito importante na nossa decisão de mudar. Uma parte importante do faturamento do material esportivo vem de Royalties. Se a gente não tem produto no ponto de vendas, a gente não ganha. E a gente teve muito problema ao longo dos anos de abastecimento de camisa. A gente tem certeza, por ser uma empresa brasileira que está produzindo, que está produzindo a New Balance, tem uma parceria com uma empresa local, a gente tem certeza que eles são muito mais ágeis, eles têm muito mais flexibilidade e a gente acha que esse problema está resolvido, está solucionado – garante o diretor de marketing Eduardo Toni.
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O acordo com a New Balance
O São Paulo anunciou New Balance como nova fornecedora de material esportivo a partir de 2024 ainda no final do ano passado. A marca norte-americana chega para a substituir a adidas, parceira do clube nos últimos cinco anos. O contrato com a nova empresa vai até dezembro de 2027 e prevê o fornecimento de uniformes para as equipes masculina e feminina, tanto no profissional quanto nas categorias de base. Os valores da parceria não foram revelados. O principal ponto do acordo é a exclusividade: o Tricolor passa a ser o único clube de futebol do país a ter seu uniforme fabricado pela marca.