São Paulo anuncia New Balance como nova fornecedora de material esportivo; entenda os motivos para a troca
São Paulo vestirá New Balance a partir de 2024 e com contrato até o fim de 2027
O São Paulo anunciou nesta terça-feira (5) a New Balance como nova fornecedora de material esportivo a partir de 2024. A marca norte-americana chega para a substituir a adidas, parceira do clube nos últimos cinco anos. O contrato com a nova empresa vai até dezembro de 2027 e prevê o fornecimento de uniformes para as equipes masculina e feminina, tanto no profissional quanto nas categorias de base.
Os valores da parceria não foram revelados. O principal ponto do acordo é a exclusividade: o Tricolor passa a ser o único clube de futebol do país a ter seu uniforme fabricado pela marca. Com isso, o Red Bull Bragantino não deve mais ter a empresa norte-americana como fornecedora de material esportivo.
Como o contrato com a adidas ainda está em vigor, o São Paulo e a New Balance preparam a apresentação do novo uniforme apenas para os primeiros dias de 2024. De acordo com o comunicado de imprensa, as novas camisas do clube retrataram “as características e conceitos que marcam a rica trajetória do São Paulo nos gramados mundo afora ao longo de seus 93 anos de história coroada por grandes
conquistas”.
A New Balance anunciou recentemente uma parceria com James Rodríguez. O meia colombiano agora é patrocinado pela marca. Herói do título da Copa do Brasil, Rodrigo Nestor também veste o material da empresa norte-americana.
It’s official. News as big as the Morumbi deserves. New Balance is delighted to announce a long-term partnership with the giant @SaoPauloFC! pic.twitter.com/RC0H2FNtyl
— New Balance Football (@NBFootball) December 5, 2023
Por que o São Paulo mudou de fornecedora?
O São Paulo demonstrava insatisfação com a adidas já há algum tempo. Tanto que o clube anunciou ainda em setembro que a empresa alemã não teria o seu contrato de fornecimento de material esportivo renovado para 2024. A multinacional, inclusive, tinha preferência nas negociações e poderia até igualar os termos propostos por concorrentes – o que não aconteceu.
O principal motivo de descontentamento do São Paulo com a adidas era na atenção dada pela fornecedora ao clube. O Tricolor entendia que merecia um tratamento mais personalizado no Brasil. Atualmente, a marca fornece material para Atlético-MG, Cruzeiro, Inter e Flamengo no país. Como o modelo de negócio não envolvia valores fixos, e sim variáveis a partir de vendas, a avaliação do clube era de que poderia gerar mais receitas com exclusividade.
Thank you for the warm welcome, tricolores! We're just getting started…
Obrigado pela calorosa recepção, tricolores! Estamos apenas começando… 🔴⚪⚫ @SaoPauloFC— New Balance Football (@NBFootball) December 5, 2023
E é justamente isso que a New Balance oferece ao clube. O São Paulo será o único clube a vestir a marca da empresa norte-americana no Brasil em 2024. Tanto que está previsto para o ano que vem o lançamento de produtos exclusivos do clube voltados para o torcedor.
– Estávamos em busca de uma marca global com capacidade e disposição de ter o São Paulo Futebol Clube como parceiro exclusivo no futebol no Brasil. Este olhar único para nosso clube será fundamental para atender às nossas necessidades em relação ao fornecimento de material esportivo, e a New Balance nos traz tudo isso. É exatamente o que desejávamos. Estamos com uma ótima expectativa em relação ao que está por vir, e muito felizes com esta nova parceria. E temos certeza que o torcedor são-paulino terá o mesmo sentimento – explica o presidente Julio Casares.
– O São Paulo terá da New Balance o tratamento especial que o clube precisa e merece. A marca olhará para esta parceria sob um viés global, para que o São Paulo amplie cada vez mais sua projeção internacional. A New Balance valoriza bastante a imensa torcida apaixonada que sempre está ao lado do time, os títulos e resultados relevantes já conquistados, e a enorme atenção que o São Paulo dá para as suas categorias de base. A
marca tem a preocupação em contribuir com a comunidade local onde quer que ela esteja, e esta visão do clube em desenvolver jovens talentos tem tudo a ver com a filosofia da marca – afirma Leandro Moraes, diretor da New Balance no Brasil.
A última partida do São Paulo vestindo adidas será nesta quarta-feira (6), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Flamengo no Morumbi pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor é 11º colocado na competição, com 50 pontos, e pode subir no máximo para a nona colocação, em caso de vitória.
São Paulo também deve mudar de patrocinador máster
O São Paulo também pode mudar de patrocinador máster em 2024. O clube recebeu uma proposta da Superbet para estampar sua marca na camisa a partir da próxima temporada. A casa de apostas europeias pretende substituir a Sportsbet.io, também do ramo de apostas e parceira do Tricolor desde 2021. A informação foi publicada inicialmente pelo ge e confirmada pela Trivela.
Conforme apurado, a oferta da Superbet é de cerca de R$ 50 milhões anuais ao São Paulo e cobre com folga o valor pago anualmente pela empresa que hoje detém o espaço no uniforme do clube. Mas a Sportsbet.io tem prioridade no negócio. O contrato válido até dezembro de 2024 dá prioridade à marca para igualar a proposta e permanecer no Tricolor até o final do vínculo.
O clube já informou a atual patrocinadora sobre a oferta da concorrente. As negociações entre as partes devem se intensificar nos próximos dias. Mas não há um prazo estipulado para que o assunto seja resolvido.