Brasil

Maycon tem aval de Tite, mas Flamengo ainda vê o Corinthians como obstáculo na negociação

Flamengo tenta adicionar mais um reforço da lista de desejos de Tite, mas negociação por Maycon tem obstáculos claros

Depois de sondar a situação de William Carvalho e Marcos Antônio, o Flamengo entrou definitivamente no mercado pela contratação de mais um jogador para o meio-campo. O alvo é Maycon, que pertence ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e está emprestado ao Corinthians desde 2022. Os valores giram em torno dos 5,5 milhões de euros (R$ 28 milhões), e a proposta do Rubro-Negro agradou os ucranianos.

Apesar disso, a negociação envolve muito mais do que um acordo com o Shakhtar. Por cláusula estipulada no contrato de empréstimo, o Corinthians tem prioridade na compra de Maycon, ou seja, não depende apenas do Flamengo. O portal GOAL foi o primeiro a falar sobre as tratativas, e a Trivela confirmou a informação.

Flamengo vai no caminho contrário

O modus operandi das negociações do Flamengo foi quebrado na procura por Maycon, justamente por conta desse laço entre Shakhtar e Corinthians. O departamento de futebol procurou o clube ucraniano antes e apresentou duas propostas: a primeira foi rechaçada, enquanto a segunda agradou a equipe de Donetsk. O estafe do volante só foi comunicado sobre a investida depois disso, mas também gostou da oferta, que contempla quatro anos de vínculo.

Maycon é um pedido de Tite

Não tenha dúvida que o volante foi o primeiro a ser aprovado por Tite nas reuniões com o departamento de futebol. A comissão técnica tinha sido menos aberta com as ideias de William Carvalho e Marcos Antônio, por exemplo, mas viu uma boa oportunidade de mercado em Maycon. A Trivela apurou que a relação com o treinador pesou bastante para a escolha. 

Tite, inclusive, foi o primeiro treinador a lançar Maycon entre os profissionais do Corinthians, no início de 2016. O volante já era um dos destaques das categorias de base do Timão e acabou terminando o ano emprestado à Ponte Preta. O jogador ganhou casca em Campinas e retornou ao Parque São Jorge para ser um dos protagonistas de uma equipe que ganharia o Campeonato Brasileiro de 2017.

Maycon começou a carreira nos profissionais com oportunidades de Tite (Foto: Daniel Augusto/Corinthians)

A relação entre Tite e Maycon vai muito além das quatro linhas, e a escolha do jogador não parece uma surpresa para o Flamengo. É importante frisar que o volante chegaria para substituir a lacuna que deve ser deixada por Thiago Maia. O camisa 8 está em negociação avançada com o Internacional e deve deixar o Ninho do Urubu ainda nesta semana.

Sigilo = estratégia

O nome de Maycon não tinha sido revelado, embora Landim e Braz dessem indícios, por conta de uma estratégia do próprio Flamengo. Ciente da vantagem do Corinthians na negociação, a diretoria segurou a informação para que pudesse ter tempo de negociar junto ao Shakhtar. Agora, o Rubro-Negro espera que a oferta seja suficiente para fechar acordo.

Se aceitar a oferta, cujos valores não foram revelados à reportagem, os ucranianos precisam comunicar a diretoria do Corinthians. A partir do momento da conversa, o clube paulista terá 48 horas para sinalizar se vai cobrir a oferta ou não. Como tem a prioridade, o Corinthians fica com Maycon no elenco se apresentar os mesmos valores que o Flamengo.

Braz, Spindel e companhia trabalham o prazo do dia 07 de março para fechar a contratação, mas sabem que existe uma brecha no regulamento para trazer mais atletas. Caso o jogador em questão esteja disputando os Estaduais, ele pode ser contratado por outro clube e ser regularizado, desde que assine o vínculo entre os dias 1º e 19 de abril.

Veja fatos sobre a passagem recente de Maycon pelo Corinthians

  • 95 jogos disputados entre 2022 e 2024
  • 13 participações em gol (7 gols e 6 assistências)
  • Nenhum título conquistado
  • Empréstimo até o fim de 2024
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance! e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo