Cruzeiro: estreia de Matheus Pereira na Seleção foi nova vitória contra a depressão
Camisa 10 do Cruzeiro fez sua primeira partida com a amarelinha nessa terça-feira (15)
Era uma terça-feira, dia 20 de junho de 2023, e Matheus Pereira, meia do Al-Hilal, da Arábia Saudita — que havia passado os últimos meses emprestado ao Al Wahda, dos Emirados Árabes — assistia a um jogo da Seleção Brasileira no Estádio José Alvalade, em Portugal.
Naquela ocasião, o Brasil perdeu para Senegal por 4 a 2, com um show de Sadio Mané. Mas para Matheus, foi um dia de vitórias.
O meia, que há pouco tempo atrás brilhava nos gramados da Premier League, vivia um momento complicado de sua vida, sofrendo com a depressão e a dependência do álcool. Já havia cogitado suicídio, tendo estado próximo de tirar a própria vida.
— Naquela altura, eu já tinha prometido à minha esposa e a mim mesmo que não voltaria de jeito nenhum para a Arábia e não cumpriria o restante do contrato no Al-Hilal — contou o jogador, em entrevista ao The Players Tribune, concedida em abril.
Matheus Pereira pensava em desistir de tudo, o futebol, sua paixão, já não fazia sentido. Mas ao ver seu país em campo, algo mudou dentro de si.
— De repente, sentado na arquibancada, eu me pego emocionado. Sinto meu coração bater diferente. Comecei a fantasiar que o treinador ia me chamar e eu ia entrar em campo pra ajudar a Seleção — lembrou o atleta, sem saber que cerca de um ano e quatro meses depois,viveria exatamente essa situação.
A partir daí, alguns cliques e lembranças de sua infância em Belo Horizonte. “Parecia um sentimento tão simples, tão bobo e tão genuíno, que nesse dia eu entendi: as melhores coisas da vida são as mais simples, as mais autênticas”. O Cruzeiro então ressurgiu na vida de Matheus Pereira.
— Eu sempre fui cruzeirense. Antes que tudo acontecesse, quando o futebol era só uma alegria imensa e verdadeira, eu brincava de bola querendo ser o Alex, querendo vencer a Tríplice Coroa, mesmo que todos os meus familiares torcessem para o rival. Se podia dar certo, se havia alguma esperança, o Cruzeiro era o meu único caminho — Matheus Pereira havia tomado a decisão que mudaria os rumos de sua vida.
Matheus Pereira brilha no Cruzeiro e alcança a Seleção Brasileira
Matheus Pereira então assinou com o Cruzeiro, em julho de 2023, e assim que obteve uma sequência de jogos passou a se destacar. Mas o melhor ainda estaria por vir.
Em 2024, o jogador tornou-se um dos melhores do futebol brasileiro, marcando gols, dando assistências e protagonizando lances mágicos, que encantaram os admiradores do futebol bonito e conquistou a torcida da Raposa.
O bom desempenho — são nove gols e 13 assistências na temporada — logo o credenciou para defender a amarelinha e a chance veio na última semana, quando foi chamado para substituir o suspenso Lucas Paquetá.
Matheus então realizou seu sonho e tornou real aquilo que imaginou há um ano, no pior período de sua vida.
Hoje, o jogador se diz feliz. Foi comprado em definitivo pelo seu clube do coração e pôde estrear com a amarelinha na vitória por 4 a 0 sobre o Peru, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo.
Foram poucos minutos em campo, mas Matheus quase marcou um lindo gol, em chute forte de fora da área. Mas mesmo sem balançar a rede, a experiência foi marcante.
Ver essa foto no Instagram
— Até agora a ficha não caiu. Estou muito agradecido a Deus por tudo que ele tem proporcionado a mim e a minha família. Só de ter voltado para o maior clube do Brasil e ter representado essa instituição já era uma alegria imensa e agora, ontem a noite, fui coroado com minha estreia (na Seleção). Melhor ainda com uma vitória.
Estou super feliz, agradecido a todos que participaram nessa minha trajetória até chegar à Seleção. Cada um teve sua parcela, então estou muito grato a todo mundo. Quero mandar um beijo para minha esposa, para minha família, que foram primordiais nesse meu processo de voltar a jogar com alegria, me divertir — agradeceu Matheus, em seu retorno ao Cruzeiro.
Ver essa foto no Instagram