Brasil

Após começo forte em 2024, Marcelo vira problema no Fluminense

Jogador não consegue ter sequência desde junho, muda de posição com Mano Menezes e vive momento difícil no Tricolor

O Fluminense ficou no empate com o Juventude, por 2 a 2, e além da eliminação na Copa do Brasil, ganhou um problema. Marcelo ficou apenas quatro minutos em campo e não tem conseguido ter sequência de jogos.

As dores musculares que acompanham o veterano de 36 anos têm se tornado recorrentes em 2024. Após se readaptar ao Brasil em 2023, o lateral-esquerdo começou a temporada voando. Agora, entretanto, convive com problemas físicos.

— É ruim, é óbvio que é muito ruim você entrar no jogo e sair com cinco minutos. O jogador sofre muito mais do que todo mundo — resumiu Mano.

A substituição forçada do camisa 12, que começou na reserva, atrapalhou os planos de Mano contra o Juventude. Curiosamente, Marcelo completava 100 jogos com a camisa do Fluminense na quarta (7).

— A gente abriu o Keno bem na beirada, então precisávamos de um jogador que viesse por dentro com armação, o Marcelo tem essa capacidade. Mas durou apenas quatro minutos — disse o técnico.

Marcelo acumulou muitos minutos no primeiro semestre

Em pouco mais de três meses de temporada, já que os titulares do Fluminense retornaram em fevereiro, Marcelo fez mais jogos completos que em todo 2023. O lateral-esquerdo acumulou muitos minutos no primeiro semestre.

Marcelo teve boa sequência no começo de 2024, mas agora sofre com dores musculares - Foto: Icon sport
Marcelo teve boa sequência no começo de 2024, mas agora sofre com dores musculares – Foto: Icon sport

No ano passado, Marcelo jogou os 90 minutos em apenas sete partidas. Em 2024, até aqui, são oito, além de substituições protocolares faltando pouco menos de 10 minutos em seis oportunidades.

Desde junho, entretanto, quando passou 20 dias fora com lesões musculares, o camisa 12 não conseguiu readquirir constância.

Mano vê Marcelo como meia, e Diogo Barbosa assume lateral

Os problemas físicos fizeram algo impensável com Fernando Diniz virar realidade com Mano Menezes. O técnico do Fluminense apostou em Diogo Barbosa pela lateral-esquerda, e Marcelo foi para o banco.

Diogo Barbosa virou titular do Fluminense com Mano Menezes - Foto: Marcelo Gonçalves/FFC
Diogo Barbosa virou titular do Fluminense com Mano Menezes – Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

Além disso, Mano deixou claro que, neste momento, enxerga o camisa 12 como um meia. Ele pode revezar com Ganso ou atuar em outra posição da segunda linha.

— Na conversa que tive com o Marcelo, disse que nesse primeiro momento eu iria utilizá-lo mais como meio-campista do que como lateral. Se daqui a alguns dias, sentarmos novamente, frente a frente, como costumo fazer, chegarmos a outra conclusão, bom, aí nós vamos ver — afirmou, após vitória sobre o Bahia.

O jogo contra o Juventude foi uma exceção. Atrás do placar e em um confronto eliminatório, o técnico apostaria em Marcelo na lateral para levar o time à frente. Mas a ideia durou apenas quatro minutos e um chute a gol.

A leitura de Mano Menezes é que Marcelo precisa do máximo possível de liberdade tática. O treinador crê que o jogador, em que pese a qualidade técnica absurda, já não tem mais o vigor necessário para atuar na lateral em seu estilo de jogo.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo