Como Marcelinho, reserva no rebaixado Tombense, pode ser interessante no Santos?
Aos 21 anos, o atacante Marcelinho é o nono reforço anunciado pelo Santos para a temporada 2024
Antes do encerramento do ano, o Santos anunciou, neste sábado (30), a contratação do seu nono reforço para a temporada 2024. Trata-se do atacante Marcelinho, que defendeu o Tombense, de Minas Gerais, na última edição da Série B do Campeonato Brasileiro. Ele chega ao clube com contrato de empréstimo válido por uma temporada. Ao ver esse anúncio, o torcedor do Peixe se pergunta: Por que contratar um jogador que terminou o ano no banco de reservas de um dos quatro times rebaixados à Série C do Brasileirão?
Revelado pelo Palmeiras e com passagens pelas categorias de base de Vasco e Cruzeiro, Marcelinho, de 21 anos, disputou 47 partidas pelo clube mineiro em 2023, considerando o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a própria Série B. Foram 16 jogos como titular e 31 saindo do banco de reservas. Ao todo, o atacante, que atua pelo lado esquerdo do campo, marcou sete gols (quatro na Série B, dois no Estadual e um na Copa do Brasil) e distribuiu duas assistências.
MARCELINHO É DO SANTOS! ⚪️⚫️
O atleta de 21 anos chega ao Peixão por empréstimo de uma temporada junto ao Tombense. O acordo será assinado após realização dos exames médicos no início de 2024. pic.twitter.com/PCNxDNCtxv
— Santos FC (@SantosFC) December 30, 2023
Inicialmente, Marcelinho não desembarca no Santos para ser um dos titulares do ataque alvinegro. Jogador de velocidade e com boa capacidade de drible, ele foi trazido à Vila Belmiro pensando na construção de um elenco homogêneo e com boas opções para serem utilizadas ao longo do segundo tempo das partidas.
Ao buscar Marcelinho, o intuito é ter no banco de reservas um jogador com características semelhantes às dos titulares de lado de campo, que conhece as dificuldades da Série B e utilizá-lo diante de sistemas defensivos mais cansados.
Marcelinho não chega para ser artilheiro
Apesar dos gols feitos em 2023, o torcedor santista não pode esperar de Marcelinho, de 1,64 cm, o topo da artilharia do Campeonato Paulista ou da Série B do Brasileirão. Isso até pode acontecer, mas é improvável.
De acordo com dados do WyScout – plataforma virtual de estatísticas -, na última temporada Marcelinho arriscou 74 finalizações no gol e teve aproveitamento de apenas 27%. Ou seja, apenas 19 foram na direção do gol.
Primeira boa sequência entre os profissionais
Por conta da pouca idade, o Tombense foi o primeiro clube onde Marcelinho conseguiu receber uma sequência desde que se profissionalizou. Antes dos 47 jogos feitos em 2023, o jovem havia sido aproveitado em cinco partidas pelo Cruzeiro, em 2022, e outras cinco pelo Palmeiras, entre 2020 e 2021.
A sua estreia como profissional ocorreu no empate por 2 a 2 entre Palmeiras e Ceará, pelo duelo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, na Arena Castelão. Na oportunidade, o técnico Abel Ferreira colocou o novo reforço do Peixe, à época com 18 anos, no lugar do paraguaio Aníbal Vega.
Aliás, no CT Rei Pelé, Marcelinho irá reencontrar um ex-companheiro de Palmeiras: o atacante Willian, que foi anunciado recentemente pelo Santos com um dos reforços para a próxima temporada.
Nove reforços anunciados no Santos
Antes de anunciar a contratação de Marcelinho, o Santos já havia confirmado as chegadas de outros oito jogadores para o próximo ano. Sabedor de que a experiência para encarar os compromissos da Série B será importante, o Peixe foi ao mercado apostando em jogadores cascudos e com títulos no currículo.
Esses são os casos do meia Giuliano e do zagueiro Gil, ambos contratados após o término dos seus vínculos com o Corinthians, do lateral-esquerdo Jorge, emprestado pelo Palmeiras, e do atacante Willian Bigode, que deixou o Athletico-PR. Além deles, também estão certos com o Santos os laterais-direitos Aderlan e Hayner, o meia Otero e o volante João Schimidt.
O Santos ainda tem tudo acertado com o atacante Guilherme, que também interessava ao Corinthians.