E agora? Leila Pereira confirma venda de Dudu: ‘Ele tem um compromisso com o Cruzeiro’
Presidente do Palmeiras afirmou que atacante procurou diretoria alviverde pedindo para sair e que ciclo do jogador acabou no clube

A polêmica está chegando ao fim? Bem, se depender de Leila Pereira, presidente do Palmeiras, sim. A mandatária do alviverde afirmou, em entrevista ao SporTV, na manhã desta segunda-feira (17), que o clube paulista mantém a venda de Dudu ao Cruzeiro.
O jogador teria voltado atrás na decisão de deixar o Palmeiras após ser anunciado pelo Cruzeiro antes da assinatura do contrato com o clube celeste.
Segundo Leila, apesar de existir muita gratidão do clube para com jogador, o ciclo de Dudu no Palmeiras acabou.
— Essa é a palavra oficial da Sociedade Esportiva Palmeiras. Há uns 25 dias atrás, o nosso diretor de futebol Anderson Barros me procurou dizendo que havia sido procurado pelo Dudu, que informou a ele que havia sido procurado pelo Cruzeiro e que ficou balançado, que era uma proposta importante para a carreira dele — começou Leila.
Segundo Leila, Dudu conversou com Anderson Barros e Abel Ferreira buscando sair do Palmeiras. Que ele foi quem procurou o clube visando uma saída.
— Essa proposta é a que foi divulgada, quatro anos de contrato, mais um de metas, e um valor superior a que ele recebe no Palmeiras. Depois eu soube que quem procurou o Cruzeiro foi o próprio atleta, soube disso pelo diretor de futebol Alexandre Mattos — explicou a presidente.
Leila Pereira continuou, dizendo que Alexandre Mattos e Pedrinho BH, dono do clube celeste, ligaram para ele pedindo autorização para enviar a proposta, que não havia chegado mesmo após Dudu procurar a direção alviverde, e ela deu o “ok”.
— Foi na semana passada e eu autorizei. Pedi para o Anderson dar o “de acordo” na proposta. Foi um acordo entre Dudu, Cruzeiro e Palmeiras. Os três. Os três decidiram que o melhor para o Palmeiras e para o atleta seria aceitarmos a proposta do Cruzeiro — esclareceu.
— Formalmente, nós não fomos comunicados que ele iria voltar atrás, porque ele tem um compromisso com o Palmeiras, com o Cruzeiro, iniciado por ele, e eu espero que ele honre o compromisso firmado com o Palmeiras e com o Cruzeiro — afirmou.
O Palmeiras chegou a emitir nota oficial comentando o assunto nesse domingo (16).
O atacante Dudu se apresentou para o treino deste domingo (16) na Academia de Futebol e teve uma conversa com o técnico Abel Ferreira. A pedido do Departamento de Futebol, o atleta não foi relacionado para a viagem a Belo Horizonte (MG), onde o Palmeiras enfrenta amanhã o… pic.twitter.com/8emNALTsGK
— SE Palmeiras (@Palmeiras) June 16, 2024
— Já tinha sido definido que o Dudu iria para o Cruzeiro, já que nós não vamos renovar o contrato do Dudu e não vamos alterar em um centavo o valor do salário. Então, é muito mais vantajoso para ele encerrar a carreira no clube que o formou, e trabalhar com a pessoa que trouxe ele para o Palmeiras (Alexandre Mattos). Uma pessoa já conhecida dele. Eu tenho certeza que o Dudu vai ser muito feliz lá no Cruzeiro — projetou Leila.
‘Acredito que chegou o fim do ciclo do Dudu no Palmeiras'
Leila Pereira afirmou que, apesar de existir muita gratidão do Palmeiras para com o atleta, o ciclo do jogador acabou no clube.
— Todos nós no Palmeiras somos extremamente gratos por tudo que o Dudu fez pelo Palmeiras, mas lembrando sempre que as conquistas do clube são em virtude de um conjunto de pessoas. Eu disse para o Cruzeiro que venderia o Dudu com o aval do atleta. Ele tem esse direito (de voltar atrás na negociação), mas eu não gostaria que isso acontecesse — afirmou Leila.
— Tudo na vida tem um ciclo, que se inicia e que se encerra. Tem que iniciar de uma forma bonita e encerrar de uma forma linda. É o que eu acho que vai acontecer com o Dudu. Ele teve um início de ciclo maravilhoso, passamos por momentos inesquecíveis e agora eu acredito que chegou o fim do ciclo do Dudu no Palmeiras. Ele vai continuar no coração de todos nós palmeirenses, somos muito gratos, mas a Sociedade Esportiva Palmeiras é maior que qualquer um de nós — avaliou a presidente do Palmeiras.
— Acredito que ele vai honrar o compromisso dele e assinar com o Cruzeiro sim — concluiu.
Dudu ainda precisa assinar o contrato com o Cruzeiro
Leila Pereira explicou, ainda, que já há documentos assinados entre Palmeiras e Cruzeiro, mas que Dudu ainda não assinou. Segundo ela, ele precisa fazer isso para que a negociação seja consumada.
Caso Dudu não queira assinar, a presidente afirmou que ele cumprirá seu contrato no alviverde, até o final de 2025.
— Não posso obrigar o atleta a assinar o contrato — afirmou.
— O Palmeiras entende e deseja que ele cumpra o que se comprometeu e assine o contrato com o Cruzeiro — completou, posteriormente.
Alexandre Mattos diz que Cruzeiro está de braços abertos ao Dudu
CEO de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos também falou ao SporTV, na manhã desta segunda-feira (17), e afirmou que o Cruzeiro “segue de braços abertos ao Dudu”.
— Já tem o “de acordo” do Dudu na questão de salários, contrato, do Cruzeiro com os seus representantes, André Cury, Francisco Godoy, com seu advogado, com o próprio Dudu, e aí sim, após fazer exames médicos, a aprovação, que você assina o contrato. É assim no Palmeiras, no Real Madrid, Barcelona, foi assim em 2015 quando o Dudu veio da Ucrânia para o Palmeiras. Não tem mais negociação, já está acordado o negócio — afirmou o dirigente celeste.
— Estamos esperando ele vir fazer os exames médicos, de braços abertos. O Dudu é uma prioridade no nosso projeto. Foi combinado que os exames médicos seriam feitos segunda, terça ou no máximo quarta. Foi combinado com o staff do Dudu e com Palmeiras — apontou Mattos.
Dudu não procurou o Cruzeiro para voltar atrás
Alexandre Mattos afirmou, também, que em momento algum Dudu o procurou para voltar atrás no acordo firmado. Segundo o dirigente, Dudu o ligou nesse domingo (16) e que se tratou de uma conversa “emocional”. O jogador está passando por momento de grande pressão.
— A gente tem que pensar um pouquinho nessa questão mental, emocional, redes sociais, pressão. O Dudu sentiu isso, ele respirou. Em momento nenhum ele disse que não viria — ponderou.
Mattos informou que os agentes do jogador, mantém conversas constantes com o Cruzeiro e seguem otimistas em um desfecho positivo da negociação.
— Me ligam de dez em dez minutos. Dizem que o negócio está feito, que vai sair, falam “calma Alexandre, não retire a proposta”, em momento nenhum o Cruzeiro retirou a proposta. A gente quer muito o Dudu aqui — explicou.
Mattos contou, ainda, que Dudu foi oferecido ao Cruzeiro pelo Palmeiras após pedir para sair do clube. Ele então ligou parao atacante e para Leila Pereira. Após as duas partes aceitarem fazer negócio, a conversa se desenrolou.
— Tenho certeza que o Baixola (Dudu) irá ser muito feliz aqui, se aposentar aqui — finalizou Mattos, ao dizer que espera Dudu na Toca da Raposa 2 o mais rapidamente possível.
Entenda a reviravolta envolvendo Dudu, Cruzeiro e Palmeiras
Como apurado pela Trivela, Dudu pediu para deixar o Palmeiras. Alexandre Mattos, diretor do Cruzeiro, confirmou essa informação em entrevista à Rádio Itatiaia.
A conversa definitiva entre representantes do atacante e membros da diretoria do Verdão aconteceu na semana passada. Além do desejo de Dudu, a Raposa chegou nos valores exigidos para fechar negócio.
O Cruzeiro ofereceu US$ 4 milhões (cerca de R$ 21,5 milhões). Aqui vale destacar um ponto fundamental: a transferência ficou acertada entre todas as partes, porém, nada foi assinado oficialmente.
O Cruzeiro comunica que tem um acordo com o Palmeiras e com Dudu para a contratação do atacante, de maneira definitiva.
Formado nas categorias de base do Cruzeiro, Dudu voltará a ser atleta do clube após passar por exames e formalizar o novo contrato.
O Cria da Toca é aguardado… pic.twitter.com/vzknXM6EPU
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) June 15, 2024
Portanto, se Dudu faltasse com a palavra dada à Raposa, não deixaria o Palmeiras. O atacante começou a ter dúvidas em se juntar ao Cruzeiro depois da recepção negativa dos torcedores alviverdes.
Nas últimas 24 horas, Dudu se reuniu com pessoas próximas e até mesmo recebeu a visita de membros da torcida organizada Mancha Verde, que foi cobrar satisfações sobre o imbróglio.
O problema é que, a reviravolta causada pelo atacante não caiu bem nos bastidores do Palmeiras, que até mesmo já fazia planos sem o jogador para o restante da temporada.
Desgaste piorou ainda mais o clima
Toda essa situação de desgaste serviu para piorar ainda mais o clima entre Palmeiras e Dudu. A relação do atacante com a diretoria já não era das melhores desde a época que antecedeu a renovação do contrato.
Em 2022, uma longa novela marcou as negociações entre empresários do atacante e o Verdão. Após inúmeras tratativas, o Palmeiras chegou finalmente a um acordo com Dudu em dezembro daquele ano.
Já em relação à comissão técnica e jogadores, a notícia envolvendo a ida do atacante para o Cruzeiro também causou uma quebra de confiança.
Dudu não entra em campo pelo Palmeiras desde agosto de 2023, quando sofreu uma grave lesão no joelho. O atacante já está apto fisicamente para voltar à ação no Verdão.