Brasil

E agora? Leila Pereira confirma venda de Dudu: ‘Ele tem um compromisso com o Cruzeiro’

Presidente do Palmeiras afirmou que atacante procurou diretoria alviverde pedindo para sair e que ciclo do jogador acabou no clube

A polêmica está chegando ao fim? Bem, se depender de Leila Pereira, presidente do Palmeiras, sim. A mandatária do alviverde afirmou, em entrevista ao SporTV, na manhã desta segunda-feira (17), que o clube paulista mantém a venda de Dudu ao Cruzeiro.

O jogador teria voltado atrás na decisão de deixar o Palmeiras após ser anunciado pelo Cruzeiro antes da assinatura do contrato com o clube celeste.

Segundo Leila, apesar de existir muita gratidão do clube para com jogador, o ciclo de Dudu no Palmeiras acabou.

— Essa é a palavra oficial da Sociedade Esportiva Palmeiras. Há uns 25 dias atrás, o nosso diretor de futebol Anderson Barros me procurou dizendo que havia sido procurado pelo Dudu, que informou a ele que havia sido procurado pelo Cruzeiro e que ficou balançado, que era uma proposta importante para a carreira dele — começou Leila.

Segundo Leila, Dudu conversou com Anderson Barros e Abel Ferreira buscando sair do Palmeiras. Que ele foi quem procurou o clube visando uma saída.

— Essa proposta é a que foi divulgada, quatro anos de contrato, mais um de metas, e um valor superior a que ele recebe no Palmeiras. Depois eu soube que quem procurou o Cruzeiro foi o próprio atleta, soube disso pelo diretor de futebol Alexandre Mattos — explicou a presidente.

Leila Pereira continuou, dizendo que Alexandre Mattos e Pedrinho BH, dono do clube celeste, ligaram para ele pedindo autorização para enviar a proposta, que não havia chegado mesmo após Dudu procurar a direção alviverde, e ela deu o “ok”.

— Foi na semana passada e eu autorizei. Pedi para o Anderson dar o “de acordo” na proposta. Foi um acordo entre Dudu, Cruzeiro e Palmeiras. Os três. Os três decidiram que o melhor para o Palmeiras e para o atleta seria aceitarmos a proposta do Cruzeiro — esclareceu.

— Formalmente, nós não fomos comunicados que ele iria voltar atrás, porque ele tem um compromisso com o Palmeiras, com o Cruzeiro, iniciado por ele, e eu espero que ele honre o compromisso firmado com o Palmeiras e com o Cruzeiro — afirmou.

O Palmeiras chegou a emitir nota oficial comentando o assunto nesse domingo (16).

— Já tinha sido definido que o Dudu iria para o Cruzeiro, já que nós não vamos renovar o contrato do Dudu e não vamos alterar em um centavo o valor do salário. Então, é muito mais vantajoso para ele encerrar a carreira no clube que o formou, e trabalhar com a pessoa que trouxe ele para o Palmeiras (Alexandre Mattos). Uma pessoa já conhecida dele. Eu tenho certeza que o Dudu vai ser muito feliz lá no Cruzeiro — projetou Leila.

‘Acredito que chegou o fim do ciclo do Dudu no Palmeiras'

Leila Pereira afirmou que, apesar de existir muita gratidão do Palmeiras para com o atleta, o ciclo do jogador acabou no clube.

— Todos nós no Palmeiras somos extremamente gratos por tudo que o Dudu fez pelo Palmeiras, mas lembrando sempre que as conquistas do clube são em virtude de um conjunto de pessoas. Eu disse para o Cruzeiro que venderia o Dudu com o aval do atleta. Ele tem esse direito (de voltar atrás na negociação), mas eu não gostaria que isso acontecesse — afirmou Leila.

— Tudo na vida tem um ciclo, que se inicia e que se encerra. Tem que iniciar de uma forma bonita e encerrar de uma forma linda. É o que eu acho que vai acontecer com o Dudu. Ele teve um início de ciclo maravilhoso, passamos por momentos inesquecíveis e agora eu acredito que chegou o fim do ciclo do Dudu no Palmeiras. Ele vai continuar no coração de todos nós palmeirenses, somos muito gratos, mas a Sociedade Esportiva Palmeiras é maior que qualquer um de nós — avaliou a presidente do Palmeiras.

Acredito que ele vai honrar o compromisso dele e assinar com o Cruzeiro sim — concluiu.

Dudu ainda precisa assinar o contrato com o Cruzeiro

Leila Pereira explicou, ainda, que já há documentos assinados entre Palmeiras e Cruzeiro, mas que Dudu ainda não assinou. Segundo ela, ele precisa fazer isso para que a negociação seja consumada.

Caso Dudu não queira assinar, a presidente afirmou que ele cumprirá seu contrato no alviverde, até o final de 2025.

— Não posso obrigar o atleta a assinar o contrato — afirmou.

O Palmeiras entende e deseja que ele cumpra o que se comprometeu e assine o contrato com o Cruzeiro — completou, posteriormente.

Alexandre Mattos diz que Cruzeiro está de braços abertos ao Dudu

CEO de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos também falou ao SporTV, na manhã desta segunda-feira (17), e afirmou que o Cruzeiro “segue de braços abertos ao Dudu”.

— Já tem o “de acordo” do Dudu na questão de salários, contrato, do Cruzeiro com os seus representantes, André Cury, Francisco Godoy, com seu advogado, com o próprio Dudu, e aí sim, após fazer exames médicos, a aprovação, que você assina o contrato. É assim no Palmeiras, no Real Madrid, Barcelona, foi assim em 2015 quando o Dudu veio da Ucrânia para o Palmeiras. Não tem mais negociação, já está acordado o negócio — afirmou o dirigente celeste.

— Estamos esperando ele vir fazer os exames médicos, de braços abertos. O Dudu é uma prioridade no nosso projeto. Foi combinado que os exames médicos seriam feitos segunda, terça ou no máximo quarta. Foi combinado com o staff do Dudu e com Palmeiras — apontou Mattos.

Dudu não procurou o Cruzeiro para voltar atrás

Alexandre Mattos afirmou, também, que em momento algum Dudu o procurou para voltar atrás no acordo firmado. Segundo o dirigente, Dudu o ligou nesse domingo (16) e que se tratou de uma conversa “emocional”. O jogador está passando por momento de grande pressão.

— A gente tem que pensar um pouquinho nessa questão mental, emocional, redes sociais, pressão. O Dudu sentiu isso, ele respirou. Em momento nenhum ele disse que não viria — ponderou.

Mattos informou que os agentes do jogador, mantém conversas constantes com o Cruzeiro e seguem otimistas em um desfecho positivo da negociação.

— Me ligam de dez em dez minutos. Dizem que o negócio está feito, que vai sair, falam “calma Alexandre, não retire a proposta”, em momento nenhum o Cruzeiro retirou a proposta. A gente quer muito o Dudu aqui — explicou.

Mattos contou, ainda, que Dudu foi oferecido ao Cruzeiro pelo Palmeiras após pedir para sair do clube. Ele então ligou parao atacante e para Leila Pereira. Após as duas partes aceitarem fazer negócio, a conversa se desenrolou.

— Tenho certeza que o Baixola (Dudu) irá ser muito feliz aqui, se aposentar aqui — finalizou Mattos, ao dizer que espera Dudu na Toca da Raposa 2 o mais rapidamente possível.

Entenda a reviravolta envolvendo Dudu, Cruzeiro e Palmeiras

Como apurado pela Trivela, Dudu pediu para deixar o Palmeiras. Alexandre Mattos, diretor do Cruzeiro, confirmou essa informação em entrevista à Rádio Itatiaia.

A conversa definitiva entre representantes do atacante e membros da diretoria do Verdão aconteceu na semana passada. Além do desejo de Dudu, a Raposa chegou nos valores exigidos para fechar negócio.

O Cruzeiro ofereceu US$ 4 milhões (cerca de R$ 21,5 milhões). Aqui vale destacar um ponto fundamental: a transferência ficou acertada entre todas as partes, porém, nada foi assinado oficialmente.

Portanto, se Dudu faltasse com a palavra dada à Raposa, não deixaria o Palmeiras. O atacante começou a ter dúvidas em se juntar ao Cruzeiro depois da recepção negativa dos torcedores alviverdes.

Nas últimas 24 horas, Dudu se reuniu com pessoas próximas e até mesmo recebeu a visita de membros da torcida organizada Mancha Verde, que foi cobrar satisfações sobre o imbróglio.

O problema é que, a reviravolta causada pelo atacante não caiu bem nos bastidores do Palmeiras, que até mesmo já fazia planos sem o jogador para o restante da temporada.

Desgaste piorou ainda mais o clima

Toda essa situação de desgaste serviu para piorar ainda mais o clima entre Palmeiras e Dudu. A relação do atacante com a diretoria já não era das melhores desde a época que antecedeu a renovação do contrato.

Em 2022, uma longa novela marcou as negociações entre empresários do atacante e o Verdão. Após inúmeras tratativas, o Palmeiras chegou finalmente a um acordo com Dudu em dezembro daquele ano.

em relação à comissão técnica e jogadores, a notícia envolvendo a ida do atacante para o Cruzeiro também causou uma quebra de confiança.

Dudu não entra em campo pelo Palmeiras desde agosto de 2023, quando sofreu uma grave lesão no joelho. O atacante já está apto fisicamente para voltar à ação no Verdão.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo