Larcamón explica decisões controversas em derrota do Cruzeiro e projeta estreia de reforços
O Cruzeiro foi derrotado pelo rival América-MG, por 2 a 0, em pleno Mineirão, e Nico Larcamón se explicou em coletiva

Após cinco jogos, o treinador argentino Nicolás Larcamón conheceu sua primeira derrota como treinador do Cruzeiro. O time celeste foi batido pelo rival América-MG, por 2 a 0, na noite dessa quinta-feira (15), no Mineirão. Os gols americanos foram marcados pelos atacantes Renato Marques e Rodrigo Varanda, ambos no segundo tempo. Lucas Romero ainda foi expulso. Marlon e Matheus Pereira levaram o terceiro amarelo e cumprirão suspensão na próxima rodada.
Mesmo jogando para mais de 39 mil pessoas, o Cruzeiro fez uma má partida, em especial no segundo tempo, quando passou a ter muita dificuldade de levar perigo ao América-MG. A situação piorou com o primeiro gol do Coelho, muito sentido pela equipe cruzeirense. As substituições de Nico Larcamón não ajudaram e o jogo terminou com a Raposa passando uma impressão muito ruim. Para o treinador argentino, a má atuação irá se tornar aprendizado.
— Uma noite com muita oportunidade para aprender coisas importantes, encarar o futuro, o caminho que queremos fazer. Tem certos momentos do jogo que esses aspectos melhoram pra gente — avaliou Larcamón.
— Sei que hoje a sensação é que tem que melhorar a resposta depois do gol do rival. O time se sentia muito bem no jogo, sabia que estava tendo bom desempenho, isso também é importante. O rival desta noite jogo de igual para igual, mas não acho que tinha um momento a favor — analisou o treinador da Raposa.
Segundo Nico, assim como a vitória contra o Atlético-MG não tornou o Cruzeiro um time perfeito — algo dito por ele na coletiva pós-clássico —, a derrota de hoje não faria a equipe se tornar muito ruim. O treinador ainda ressaltou que o trabalho está no começo e tem muito a ser feito.
Larcamón explica substituições no Cruzeiro
Nicolás Larcamón acabou recebendo críticas por suas substituições. Primeiro, o treinador sacou William e Arthur Gomes para colocar Wesley Gasolina e Fernando, e depois tirou João Pedro, que havia entrado no lugar do lesionado Robert, no primeiro tempo, e o zagueiro Neris, para colocar Rafael Elias Papagaio e Ian Luccas, trazendo Lucas Romero para a zaga. O técnico argentino explicou as mudanças e lamentou a ausência do atacante Rafa Silva
— William entrou o Gasolina, que nos últimos jogos entrou, fez gol, assistência, foi uma cartada importante pra nossa equipe que tem um momento onde já pedia isso. João, hoje tem a situação do Rafa Silva que não estava em condição. Rafael Elias que estava voltando depois de uma complicação no braço. Não tem um centroavante nominal para pensar nessa situação… com Rafa no banco poderíamos pensar numa variante pra substituir o Juan (Dinenno). Mas em todos os casos tentamos buscar diferentes situações, para ter mais profundidade, mais disposição, mais dinâmica — explicou Nico Larcamón.
O treinador revelou, ainda, que irá utilizar a partida do domingo (18), contra o Democrata de Governador Valadares, fora de casa, para dar minutos a atletas que tem jogado pouco. Apesar disso, revelou que Zé Ivaldo volta ao time.
Quando os reforços do Cruzeiro irão jogar?
Nico revelou, ainda, que o volante equatoriano José Cifuentes e o zagueiro argentino Lucas Villalba ainda estão realizando trâmites burocráticos relativos as suas transferências e que devem estar disponíveis no fim da semana que vem. Segundo ele, a dupla precisa de uma semana de trabalho para estar em condições de jogo.
?️| RESUMO DA COLETIVA DE NICO LARCAMÓN
Vamos para o resumo da coletiva pós-jogo de Cruzeiro 0 x 2 América-MG. Qualquer erro é de entendimento pela barreira da língua. pic.twitter.com/DA6909vIoz
— Maic Costa (@omaiccosta) February 16, 2024
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Situações de Neris e Japa
Dois jogadores foram citados na coletiva por motivos diferentes. Primeiro, em resposta à Trivela, Nico Larcamón falou sobre a titularidade de Neris, que começou jogando em todas as partidas que esteve disponível. Segundo ele, a zaga se trata de um setor em aberto e muito concorrido, onde não há, ainda, uma dupla titular absoluta.
— Ainda não tem uma zaga titular. É uma posição onde os zagueiros direitos tem boa competência. João Marcelo foi muito bom, um dos mais consistentes. Neris é um jogador importante, faz muito bem a função e o que eu peço pra ele. E Zé Ivaldo estava suspenso, mas no domingo já volta ao time e faz um bom desempenho. Estou procurando, tentando ver em cada jogo quem está em melhor condições — explicou Larcamón.
Sobre a não utilização do jovem volante Japa, de 20 anos, que não saiu do banco de reservas, Nico afirmou que conta com o garoto até para ser titular para certas ocasiões, mas ressaltou que a posição é uma das mais concorridas do elenco da Raposa. Afirmou ter confiança no jogador.
Arbitragem
Questionado sobre a arbitragem do jogo, Nico discordou de algumas decisões do árbitro André Luiz Skettino Policarpo Bento, mas não quis se aprofundar no tema. Também criticou a comemoração no segundo gol americano.
— Não gosto de falar de arbitragem, cometem erros como a gente. Acho que na jogada do Lucas não merecia expulsão, no máximo um amarelo. A comemoração que vi no segundo é algo que nunca vi em campo, um jogador atirando em outro, algo muito raro. Mas estou chegando, conhecendo um pouco da cultura e sei que todos sabem, jogadores e treinadores, cometemos erros. Prefiro não falar disso — apontou.
?| EXPULSÃO DE LUCAS ROMERO
Ouvi de membros da comissão técnica do América que o Rodrigo Varanda estava "falando muita coisa no ouvido do Romero", o que fez o argentino perder a cabeça e agredir o atacante do Coelho. Depois do apito final, Varanda passou correndo e gritando… pic.twitter.com/HQNRLzd7kp
— Maic Costa (@omaiccosta) February 16, 2024