Brasil

Relembre o 2023 dos jogadores que deixam o Cruzeiro no fim do ano

O Cruzeiro anunciou a saída de Nikão, Bruno Rodrigues, Luciano Castán e Gabriel Mesquita; Matheus Jussa também retornará ao Fortaleza

O Cruzeiro oficializou, nessa sexta-feira (29), a saída de quatro jogadores do elenco que disputou a temporada de 2023 com a camisa estrelada. Em um post de agradecimento publicado em suas redes sociais, a Raposa se despediu do meia Nikão, do ponta Bruno Rodrigues, do zagueiro Luciano Castán e do goleiro Gabriel Mesquita. Outro nome que já se sabe que não fará parte do grupo em 2024 é o volante Matheus Jussa, que irá deixar o clube assim que se recuperar de lesão sofrida na reta final do Campeonato Brasileiro.

Dos cinco jogadores em questão, três foram titulares na maior parte do ano, enquanto Gabriel Mesquita e Nikão eram reservas. Esse último chegou ao Cruzeiro com status de grande contratação e utilizou a camisa 10 do clube celeste, do qual o meia é torcedor, mas não conseguiu render como em outros momentos de sua carreira. A Trivela preparou um resumo da temporada do quinteto. Veja:

Gabriel Mesquita – goleiro

Terceiro goleiro do Cruzeiro, Gabriel Mesquita, de 25 anos, começou a temporada emprestado ao Água Santa, finalista do Campeonato Paulista. Lá ele disputou quatro partidas, mas perdeu a titularidade para Ygor Vinhas no decorrer da competição. Finalizado o estadual, o arqueiro voltou para Belo Horizonte para compor o elenco da Raposa. Não jogou nenhuma partida pelo time celeste e já deixou a Toca da Raposa 2 rumo ao Operário-PR.

Luciano Castán – zagueiro

Contratado junto ao Guarani após a disputa do Campeonato Paulista, Luciano Castán chegou ao Cruzeiro sem muita expectativa da torcida, mas rapidamente se tornou titular absoluto e peça importante do seguro sistema defensivo cruzeirense. Foram 40 jogos pela Raposa e um gol marcado, contra o rival América-MG. No final da temporada, o zagueiro de 34 anos caiu de rendimento e cometeu algumas falhas, mas nada que apagasse o saldo positivo do xerife da defesa menos vazada do Campeonato Brasileiro. Castán irá defender o Sport, que joga a Série B em 2024.

Matheus Jussa – volante

Matheus Jussa, de 27 anos, chegou ao Cruzeiro emprestado pelo Fortaleza após passagem pelo futebol do Catar para ser uma peça de composição de elenco. Mas, com o afastamento de Richard, que deixou o clube após ser citado em investigação sobre esquema de apostas esportivas, e lesão grave de Ramiro, sendo a dupla os titulares da volância celeste, o camisa 18 ganhou a vaga e passou a maior parte do Brasileirão no onze inicial da Raposa.

O volante chegou a fazer algumas boas partidas, mas seu desempenho não agradou e o Cruzeiro decidiu não investir em sua permanência no clube. Foram 27 jogos disputados por Matheus Jussa e um gol marcado. O jogador perdeu a reta final por uma lesão séria sofrida e retornará ao Fortaleza após sua recuperação.

Nikão – meia

Nikão, meia de 31 anos, chegou ao Cruzeiro emprestado pelo São Paulo trazendo muita expectativa de repetir o futebol que o tornou ídolo do Athletico-PR. Além das boas credenciais, mantidas mesmo com a temporada ruim no Tricolor Paulista, o jogador, que é mineiro, se declarou cruzeirense de infância e marcou gols em seus dois primeiros jogos com a camisa estrelada.

Mas o momento bom parou por aí e o rendimento do jogador caiu repentinamente, ainda no Campeonato Mineiro, sob o comando de Paulo Pezzolano. Depois, com a chegada de Pepa, o camisa 10 do Cruzeiro perdeu ainda mais espaço, teve problemas de relacionamento com o treinador português, e chegou a ficar afastado do elenco, para buscar um novo clube. A mudança de ares não aconteceu e Nikão foi reintegrado ao grupo, mas jamais conseguiu uma sequência como titular.

Sua passagem pelo Cruzeiro terminou com 31 jogos disputados, sendo titular em apenas 13 deles, quatro gols marcados e três assistências dadas. Curiosamente, foi o autor do primeiro e do último gol da Raposa em 2023. O jogador agora retorna ao São Paulo, clube dono de seu passe.

Bruno Rodrigues – ponta

Bruno Rodrigues, de 26 anos, foi um dos remanescentes do Cruzeiro campeão da Série B e, assim como em 2022, teve grande destaque na temporada com a camisa azul. Durante o ano, o ponta jogou pelo lado direito, pela esquerda, sua posição favorita, e até como falso 9 e, apesar de alguns momentos instáveis, foi o jogador do meio para frente que mais entregou desempenho.

Artilheiro e maior garçom do Cruzeiro no ano, Bruno Rodrigues disputou 49 partidas, marcou 13 gols e deu sete assistências, sendo fundamental na permanência da Raposa na Série A.

O bom desempenho do jogador chamou a atenção de uma série de clubes, mas foi o Palmeiras, atual campeão brasileiro, que comprou o jogador junto ao Tombense, dono de seu passe. O Cruzeiro teve direito a um terço do valor total da compra, que especula-se ter sido de 4,6 milhões de euros (R$ 24,6 milhões na cotação atual).

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo