Jogadores do Atlético-MG saem em defesa de filosofia e esquema de Milito: ‘Culpa nossa’
Diante de rumores de possíveis problemas com o esquema e o estilo de jogo, jogadores do Atlético trataram de proteger Milito
Os jogadores do Atlético-MG aproveitaram a grande vitória desta quarta-feira (7), por 3 a 0 contra o CRB, para blindar o técnico Gabriel Milito, que recebeu algumas críticas por conta do esquema e do estilo de jogo após as atuações ruins nos últimos jogos.
Milito tem um esquema bem característico, com saída de três, time mais avançado, com posse de bola sempre que possível, e que deu muito certo logo em sua chegada, quando foi abraçado pela torcida e muito elogiado por todos.
Mas com as oscilações na temporada, principalmente nos últimos jogos, o treinador passou a receber algumas cobranças sobre o esquema, de que talvez deveria mudar, que a formação não funciona e surgiram rumores até de que os próprios jogadores estavam insatisfeitos.
Diante dessa situação, líderes do elenco, como Paulinho, saíram em defesa de Milito, afirmando que os problemas do time estão na conta deles e não do treinador.
— A gente confia muito no trabalho dele. As críticas só apareceram quando a gente perdeu, o que é normal em uma temporada. Não vamos ganhar sempre. A gente teve uma sequência sem derrotas no começo do trabalho dele e todos elogiaram — disse Paulinho.
Não é porque perdeu um ou dois jogos que vamos criticar. A gente acredita muito na ideia. Sabíamos que muitas vezes era culpa nossa, porque a gente tava criando muitas situação e não estava convertendo, além de dar alguns contra-ataques por falta de posicionamento. Não é o sistema de jogo — Paulinho.
Paulinho e Otávio falando em como confiam no trabalho, filosofia e esquema de Gabriel Milito, acabando com qualquer rumor negativo sobre o assunto.
Ambos afirmaram que os problemas do time eram culpa dos jogadores e não do treinador/esquema.@trivela pic.twitter.com/eBiHFjIXGo
— Alecsander Heinrick (@alecshms) August 8, 2024
Melhor em campo, Otávio evoluiu muito com Milito
Melhor jogador em campo na vitória contra o CRB, o volante Otávio foi outro que defendeu Milito e citou que a culpa é dos jogadores.
— Muito se deve a nossa atenção do primeiro ao último minuto. Sofremos muitas críticas sobre o sistema, mas o Milito nos mostrou que não é o esquema tático e sim o nosso comportamento sem a bola. Às vezes estamos assistindo ao jogo com a bola e só depois que perdemos vamos reagir, e não dá tempo — disse o volante.
O volante, inclusive, é um dos jogadores que mais evoluiu com o treinador argentino, e sabe muito bem disso, tanto que, após sua exibição de gala na Arena MRV, elogiou Milito ainda mais.
— O Milito tem me ajudado muito, não só ele como a comissão técnica e a equipe do Taticalizano (análise de desempenho). Eles vem me ajudando a fazer grandes jogos não só defensivos, pois hoje em dia volante tem que fazer grandes partidas ofensivas. Não tem sido diferente (pra mim) — destacou.
Milito defende o esquema, como sempre
Mesmo diante das críticas, Gabriel Milito nunca perdeu a confiança no seu esquema e estilo de jogo. Ele confirmou que houve uma conversa com os jogadores após a derrota para o CRB para mostrar o que estava errado.
— Falamos sim depois do jogo contra o Criciúma. Buscamos os dois jogos (também contra o CRB) para falar sobre um time propositivo, que tenta atacar, que se não controla bem, sofre contra-ataques — disse.
Para Milito, o problema é que o Atlético deixava muito espaço e liberdade para os adversários. Para ele, se o atacante rival joga na linha do meio-campo, não faz sentido os zagueiros estarem mais próximos da área, eles têm que estar em cima dos adversários, para não deixá-los confortáveis.
Para sustentar o ataque, é importante que a linha defensiva jogue próxima ao adversário. O equilíbrio não é ficar mais para trás, mas sim mais adiante. Isso não sou eu que indico, são os rivais — Gabriel Milito