Brasil

Tentativa de agressão e vaias: torcida do Internacional perdeu a paciência com Valencia

Atacante equatoriano não tem sido poupado pelos colorados em meio à sequência de 11 jogos sem vitória da equipe

Diante da sequência de 11 jogos sem vitória, que incluiu as eliminações para o Juventude, na Copa do Brasil, e para o Rosario Central, na Copa Sul-Americana, a torcida do Internacional perdeu completamente a paciência. Mesmo com os principais jogadores do time.

Após o Palmeiras conseguir o gol que sacramentou o empate por 1 a 1, no início da noite deste domingo (4), no Beira-Rio, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, Enner Valencia foi muito vaiado pela torcida colorada.

Ao final do jogo, Valencia saiu sozinho e cabisbaixo em direção ao vestiário. Ele apenas cumprimentou Rochet, mas não agradeceu ao apoio da torcida, com os demais atletas, no centro do campo.

No Alfredo Jaconi, torcedor do Internacional invadiu o campo para agredir Valencia

Essa não foi a primeira atitude da torcida colorada contra Enner Valencia durante a sequência negativa do Inter.

Após o atacante equatoriano perder pênalti no jogo de volta contra o Juventude, pela terceira fase da Copa do Brasil, um torcedor invadiu o gramado do Alfredo Jaconi para agredi-lo. Antes, porém, foi contido por Alan Ruschel, que acabou expulso ao proteger o colega de profissão.

Roger dá carinho e sai em defesa de Valencia

Àquela altura, Roger Machado ainda estava no Juventude. Agora no comando colorado, o treinador saiu em defesa de Valencia após as vaias no empate com o Palmeiras.

— Se a gente pegar os números do jogo, do Valencia, certamente foi um dos jogadores que mais se dedicou dentro da sua capacidade. Eu vi o Valencia se dedicando muito. Ele vai ser alvo inevitavelmente porque é o que pode dar mais — destacou Roger.

O treinador colorado revelou que tentou recuperar a moral de Valencia ao conversar com ele durante a semana cheia de treinamentos que o Inter teve antes de enfrentar o Palmeiras.

— Falamos a respeito de como foi o ano passado, em que ele fez 35 gols, com três assistências, que foi seu melhor ano na carreira. A cobrança para que ele consiga nos oferecer o que pode é frequente, mas assim também o carinho tem que ser frequente. Porque paulada do lado de fora e do lado de dentro não funciona — frisou Roger.

Apesar das críticas, Valencia é o artilheiro do Internacional em 2024

Apesar da média de quase meio gol por jogo pelo Inter em 2023 — 13 em 28 –, Valencia já deixou uma pulga atrás da orelha na torcida colorada na temporada passada, ao desperdiçar chances claras na traumática eliminação para o Fluminense, na semifinal da Libertadores.

Em 2024, Valencia tem presença inconstante com a camisa colorada por conta de lesões e de convocações para a seleção equatoriana.

Quando atua, as perdas de posse, tomadas de decisões erradas e falta de protagonismo nos momentos decisivos tem irritado boa parte da torcida colorada, ainda que o camisa 13 seja o artilheiro da equipe na temporada, com oito gols em 19 jogos.

Enner Valencia pelo Internacional

  • 47 jogos
  • 21 gols
  • 4 assistências
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo