Em alta no Internacional, Bernabei recebe conselhos de um especialista da posição
Ex-lateral-esquerdo, Roger Machado revelou conversas para que o argentino evolua principalmente na defesa
Um dos grandes acertos de Roger Machado, até aqui, no comando do Internacional, foi alçar Alexandro Bernabei à condição de titular na lateral esquerda colorada.
Depois de ter atuado somente uma vez com Eduardo Coudet, o argentino foi colocado por Roger no intervalo do jogo contra o Rosario Central, que marcou a eliminação do Inter na Copa Sul-Americana, e não saiu mais do time — são nove jogos seguidos como titular.
Raçudo e forte no apoio, Bernabei caiu nas graças da torcida colorada, que já não tinha mais paciência com Renê, o antigo titular.
Bernabei foi destaque contra o Fortaleza
O argentino, que marcou seu primeiro gol pelo Inter na vitória por 3 a 1 sobre o Juventude, voltou a se destacar e foi escolhido o melhor em campo no triunfo por 2 a 1 sobre o Fortaleza, na última quarta-feira (11), no Beira-Rio.
Bernabei deu pré-assistência para o primeiro gol da vitória colorada sobre o vice-líder do Campeonato Brasileiro. Ele passou por dois marcadores e cruzou rasteiro para Bruno Tabata, que escorou para Alan Patrick estufar as redes.
— Com essa constância de partidas em que posso jogar, ganho confiança. Hoje posso estar ali dentro, e tento deixar meu ‘grão de areia'. Da mesma forma que quando estive fora, procuro ajudar — Bernabei, lateral esquerdo do Internacional.
Especialista na posição, Roger destacou o jogador
Roger não só permitiu que Bernabei tivesse essa sequência como titular, com também tem dado conselhos valiosos ao jogador, à medida que marcou época como lateral esquerdo, principalmente no Grêmio, maior rival do Inter, na década de 1990.
— O que tenho conversado com o Bernabei, por ter sido especialista da função, é que se nós jogássemos juntos ele iria me ensinar a atacar, porque eu não era tão bom quanto ele no ataque. Era um outro tipo de apoio. Mas eu tenho certeza que eu posso contribuir defensivamente — Roger Machado, treinador do Internacional.
Sabe defender, mas é ansioso para atacar
Se Bernabei tem sido uma das principais armas ofensivas do Inter, do ponto de vista defensivo o lateral sofreu em alguns jogos com a camiseta colorada. Por exemplo, no empate em 2 a 2 com o Athletico-PR, em que Canobbio recebe lançamento nas suas costas e marca o segundo gol do Furacão.
— O que tenho dito para ele é que ele tem a ferramenta para defender bem. Só que ele confia tanto no outro momento dele, em que ele é melhor, que por vezes ele não identifica o tempo certo de fazer as ultrapassagens. Quando a jogada está se desenhando, ele está querendo já dar vantagem para pegar em uma condição melhor a bola, e perde, e a gente toma bola nas costas, como em alguns momentos — explicou Roger.
O treinador colorado tem trabalhado para diminuir essa ânsia de Bernabei para atacar, com intuito de que ele não sofra defensivamente. Até porque, na opinião de Roger, o lateral argentino não é mau marcador.
— Com ele eu trabalho muito mais a ansiedade, no momento em que ele é melhor, do que a incapacidade de fazer o outro momento. Porque ele tem força. Embora tenha 1,75m, ele tem bola aérea. A gente não viu o Berna ter dificuldade em cruzamentos aéreos para dentro da área, nos enfrentamentos de bola no chão — opinou Roger.
— Por vezes ele está pensando no outro momento e às vezes a bola entra nas costas dele. Isso é ansiedade, é a juventude. Maturidade vai dar experiência para ele — concluiu o treinador.