Suárez: Inter Miami muda postura em ‘novela’ e abre negociação com Grêmio
Clima entre clube gaúcho e astro uruguaio não é dos melhores; técnico Renato já demonstrou desconforto com a situação
O Grêmio está mergulhado no ‘problema’ envolvendo Luis Suárez. A novidade principal na situação é que o Inter Miami, dos Estados Unidos, entrou em contato com a direção gremista para negociar a contratação do atacante uruguaio. O desejo do jogador é deixar Porto Alegre rumo ao país norte-americano.
O Tricolor vive uma situação difícil. Pressionado por Luis Suárez, mas observando as necessidades do Grêmio, o presidente Alberto Guerra tenta encontrar a melhor maneira de chegar a uma solução que agrade as duas partes.
Inter Miami abre negociação com o Grêmio
O jornalista Gastón Edul, da Tyc Sports, da Argentina, informou nesta sexta-feira (21) e a Trivela confirmou que houve contato do Inter Miami com o Grêmio para contratar Luis Suárez.
O clube norte-americano adotava a postura de aguardar um acerto entre Grêmio e Suárez para fechar acordo direto com o uruguaio, apostando que o Tricolor liberaria imediatamente o jogador, algo que não ocorreu.
O Inter Miami, desta forma, iniciou conversas com a diretoria do Grêmio para conseguir a contratação. Não existe, no momento, uma proposta oficial. As partes conversam sobre valores e existe possibilidade de a direção gremista chegar a um acerto para vender Luis Suárez.
O objetivo do Grêmio em relação a Suárez
O Grêmio observa duas situações que considera fundamentais. Por um lado, não pretende abrir mão do jogador por sua importância dentro e fora de campo, levando em consideração também que a janela de transferência está próxima de fechar, o que dificultaria a contratação de uma reposição com nível de titularidade.
Por outro lado, o Grêmio leva em conta também o desejo de Luis Suárez de deixar o clube. Isso porque uma insatisfação em caso de permanência pode afetar no foco e diretamente no desempenho do atleta dentro de campo. Renato chegou a destacar que, caso o uruguaio não esteja concentrado no trabalho, não será escalado.
O objetivo gremista neste momento é permanecer com Suárez, convencendo o uruguaio que essa é a melhor alternativa. O clube já sinaliza para o jogador que não haverá necessidade de cumprir o contrato, que vai até o final de 2024, e que sua saída seria ajustada para o final deste ano.
A multa rescisória para contratar Suárez sem conversar com o Tricolor é de 70 milhões de euros. O jornal Ovación, do Uruguai, chegou a noticiar que Suárez teria o interesse em pagar cerca de 10 milhões de dólares para conseguir a liberação, mas no Grêmio não há confirmação de que o uruguaio tenha feito essa oferta.
+Leia mais: Renato deixa aberta possibilidade de Suárez sair do Grêmio e dá ultimato
Decisão pela frente
O Grêmio sonha em conquistar a Copa do Brasil. Classificado para a semifinal da competição após eliminar Campinense, Ferroviário, ABC, Cruzeiro e Bahia, o Tricolor confia que possa eliminar o Flamengo e chegar à decisão, mas para isso conta com a presença de Luis Suárez na equipe.
O confronto de ida com os cariocas ocorre já na próxima quarta-feira (26), às 21h30, na Arena. A partida foi antecipada. O jogo de volta será somente no dia 16 de agosto, também às 21h30, no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.
+Leia mais: Novela Suárez causa desgaste nos bastidores e incomoda até Renato no Grêmio
Suárez é dúvida contra o Atlético-MG
Suárez não tem presença garantida no time diante do Atlético-MG, neste sábado (23), às 21h, na Arena, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O uruguaio passa a ser dúvida por dois motivos destacados por Renato Portaluppi em entrevista coletiva.
Segundo o treinador gremista, além das dores no joelho direito, que sempre deixa a presença do jogador como incógnita, a situação de possibilidade de saída também será observada. Até o momento, Suárez tem treinado normalmente com o restante do elenco no CT Luiz Carvalho e a chance maior é de estar em campo no enfrentamento.
Situação de Suárez é parecida com a de Michael
O Grêmio, de certa forma, está sofrendo com Suárez da mesma estratégia que adotou para tentar contratar o atacante Michael, ex-Goiás e Flamengo. O jogador brasileiro é sonho do Tricolor, mas sua contratação se torna cada vez mais inviável por causa dos valores exigidos.
O Al-Hilal, da Arábia Saudita, não aceita emprestar Michael e pede cerca de 6,5 milhões de euros para vender o atacante. O Grêmio oferece uma compensação financeira por um empréstimo e solicita que o jogador, pelo seu desejo de atuar com Renato, pressione o clube árabe, algo que vem ocorrendo, mas sem sucesso.