Brasil

Por que Gre-Nal não foi a única derrota do Grêmio no fim de semana?

Ainda que Renato Portaluppi não admita, Tricolor segue correndo risco de rebaixamento

A 30ª rodada do Campeonato Brasileiro foi uma verdadeira tragédia para o Grêmio. Como se não bastasse a derrota no Gre-Nal, a equipe de Renato Portaluppi viu quatro de seus concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento pontuarem.

Dito isso, com tal combinação, o Imortal não só perdeu uma posição na tabela de classificação — caiu de 11º para 12º — bem como viu a distância para o Z4 encurtar. Ainda assim, internamente, o discurso é de otimismo.

O Tricolor gaúcho volta a campo no próximo sábado (26), quando recebe o Atlético-GO, pela 31ª rodada. A bola rola a partir das 16h30 (horário de Brasília), na Arena.

A situação do Grêmio na tabela

Com 35 pontos conquistados, o Grêmio ocupa a 11ª colocação do Campeonato Brasileiro. Fluminense, Corinthians e Vitória venceram Flamengo, Athletico-PR e RB Bragantino, respectivamente, diminuindo assim a ‘gordura' gremista em relação ao Z4.

Atualmente, o time gaúcho está três pontos acima do Timão (17º), primeiro clube dentro da zona de rebaixamento. Já o Rubro-Negro baiano, com o triunfo no Barradão, foi a mesma pontuação (32) e subiu para o 16º lugar.

Soteldo em ação no Gre-Nal
Soteldo em ação no Gre-Nal (Foto: Icon Sport

Vencedor no clássico carioca, o Flu agora tem 33 e é o 15º. Nesta terça-feira (22), a equipe de Mano Menezes mede forças contra o desesperado Athletico-PR, que estacionou nos 31 e caiu para a 18ª colocação. Vale ressaltar, no entanto, que o Furacão tem dois jogos a menos em relação ao Grêmio.

O único resultado positivo para o Imortal no fim de semana foi a derrota do Juventude, em casa, diante do Palmeiras. Após o término da 30ª rodada, são quatro clubes entre o Tricolor e o Z-4.

Resultados da 30ª rodada na ótica gremista

  • Corinthians 5 x 2 Athletico-PR (ruim para o Grêmio)
  • Flamengo 0 x 2 Fluminense (ruim para o Grêmio)
  • Botafogo 1 x 1 Criciúma (ruim para o Grêmio)
  • Vitória 1 x 0 RB Bragantino (ruim para o Grêmio)
  • Juventude 3 x 5 Palmeiras (bom para o Grêmio)

O que Renato pensa disso?

O Grêmio perdeu três de seus últimos cinco jogos de Campeonato Brasileiro (Internacional, Atlético-MG e Criciúma). Desempenho ruim, que voltou a ligar o alerta no clube quanto as chances de rebaixamento.

Renato Portaluppi, entretanto, não quer ouvir a sigla ‘Z4'. O técnico gremista se recusa a mudar seu discurso otimista. Na visão dele, o Imortal não corre risco algum de cair para segunda divisão.

— Em momento algum passa pela cabeça o Grêmio cair. Bem pelo contrário. Ainda continuo pensando grande, pensando lá na frente. Vamos ver nessas últimas oito rodadas que faltam, vamos buscar o máximo de pontos. Vamos ver onde o Grêmio chega — disse.

Além de rechaçar a possibilidade de descenso, Renato usou novamente a justificativa da enchente em Porto Alegre para explicar a irregularidade do Grêmio na atual temporada. Com a catástrofe natural, o Tricolor precisou jogar longe da Arena entre maio e setembro.

— O Grêmio sempre brigou pela G-4, é um fato. Se você pegar qualquer time e jogar fora de casa vai ser difícil. A gente precisa melhorar. Esse ano do Grêmio vem sendo atípico, mas digo que o Grêmio está muito bem colocado por tudo que ocorreu. Nós admitimos falhas. Mas as pessoas não querem entender. Mas o Grêmio não vai passar por dificuldade, eu prometo. Já, já, vamos fazer os pontos necessários.

Próximos jogos do Grêmio

  • Grêmio x Atlético-GO — Campeonato Brasileiro — 26/10
  • Fluminense x Grêmio — Campeonato Brasileiro — 06/11
  • Palmeiras x Grêmio — Campeonato Brasileiro — 13/11
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo