Brasil

Novo Geromel? Conheça o zagueiro do Grêmio que impressiona pela semelhança com o ídolo

Murilo Tramontini, de 17 anos, já integra o time sub-20 do Tricolor Gaúcho que disputa Copa contra equipes profissionais

Em campo, com a camiseta do Grêmio, um zagueiro alto, magro e aparentemente desengonçado. Poderia ser Pedro Geromel, mas é Murilo Tramontini, de 17 anos.

O jovem defensor das categorias de base do Tricolor Gaúcho impressiona pela semelhança com o ídolo gremista, que se aposentará ao final desta temporada, aos 39 anos.

Murilo, por outro lado, disputa suas primeiras partidas contra equipes profissionais na Copa FGF, tradicional torneio de segundo semestre no Rio Grande do Sul, que neste ano é denominado Troféu Zagallo em homenagem ao eterno Velho Lobo.

Mesmo com idade sub-17, Murilo já incorpora o elenco sub-20 do Grêmio que participa da competição. Prova de que os profissionais das categorias de base do Tricolor Gaúcho o enxergam como um atleta promissor.

Murilo começou no futsal com o irmão gêmeo Bernardo

Natural de Westfália, a 136 km de Porto Alegre, no interior do Rio Grande do Sul, Murilo começou a jogar aos sete anos, com seu irmão gêmeo Bernardo, na Associação Teutoniense de Futsal (ASTF). No futebol de campo, o primeiro time da dupla foi a Associação Esportiva e Recreativa Juventus, também de Teutônia.

— Eles são muito habilidosos. Eles jogavam no campo do meio para frente. E no futsal jogavam na ala, com os pés trocados. O destro [Murilo] jogava na esquerda, e o canhoto [Bernardo] jogava na direita, para cortar para dentro e bater — recorda, à Trivela, Laudenor Brune, que treinou Murilo e Bernardo na ASTF.

Murilo (11) e Bernardo (5) com a equipe de futsal da ASTF, de Teutônia
Murilo (11) e Bernardo (5) com a equipe de futsal da ASTF, de Teutônia. Foto: Arquivo Pessoal

— Os dois são muito coordenados, inteligentes, até porque jogavam futsal, vão muito bem nessa questão do cognitivo, entendimento de jogo, leitura e tomada de decisão. […] Eles são muito rápidos. Parecem desengonçados, mas não são. O Murilo parece muito com o Geromel. Mas para passar por eles… [é difícil] — elogia.

Dupla quase foi parar no Internacional

Murilo e Bernardo quase foram parar no Internacional, maior rival do Grêmio. Por um lado, não ter dado certo foi um alívio, como conta, à Trivela, Ana Lúcia Tramontini, mãe dos meninos.

— Eles fizeram teste quando eram pequenos. Ficaram de voltar depois, mas deu a pandemia e acabaram não voltando. Mas eles não gostavam, preferem o Grêmio. Adoram, iam bastante na Arena. Até no Olímpico iam, quando pequenos, para olhar treinos. Paixão pelo Grêmio — revela.

Murilo foi aprovado um ano depois de Bernardo no Grêmio

Bernardo foi aprovado antes em teste no Grêmio. Passou a integrar as categorias de base, ainda no CT do Cristal, aos 13 anos. Um ano depois, foi a vez de Murilo, já com idade para treinar no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.

— O Murilo ficou um ano em casa, mas não desanimou. Se puxou bastante, treinou, fez academia, se esforçou para tentar passar também — relembra Ana.

Até por um ser destro, e o outro canhoto, os dois já formaram dupla de zaga nas categorias de base do Grêmio. Mas duas lesões graves no joelho de Bernardo fizeram com que Murilo ultrapassasse o irmão na hierarquia.

Fã de Geromel, Murilo gosta da comparação

Mesmo que sejam gêmeos, Murilo lembra mais Geromel do que Bernardo. Por ser destro, pelo gesto técnico e por deixar o cabelo mais comprido do que o irmão. Logo, a comparação se tornou inevitável.

— A torcida, quando tinha jogos em Eldorado, e também teve uma Copa em Gramado, começava: ‘vai Geromel', ‘Geromelzinho'. Eu disse para o Murilo: ‘acho que é por causa do tanto que eu sou fã do Geromel'. Adoro o Geromel — conta Ana, que garante que o filho gosta da comparação.

— Ele fica feliz. Ele dá risada, fica muito contente com isso. Porque ele também se espelha no Geromel, gosta muito do Geromel, como jogador e pessoa.

Murilo já teve contato com Geromel em treinamentos do profissional

Murilo já teve oportunidades de treinar com Geromel em atividades do elenco profissional no CT Presidente Luiz Carvalho, em Porto Alegre.

Geromel em treinamento do Grêmio. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

— Já teve contato com ele, disse que ele é muito legal, fica feliz com isso. Disse que o Geromel ajuda muito os meninos da base. ‘Vai ali, se posiciona assim que é melhor', fica dando dicas. Ele é muito querido — enaltece Ana.

Ainda é cedo para dizer se o fã sucederá o ídolo. Até onde Murilo chegará, só o tempo dirá. Ao menos, a comparação não é vista como um peso para o menino.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo