Com Du Queiroz e Pavón, Grêmio pode ter nova formação no Gre-Nal
Possível utilização de novos reforços como titulares pode fazer Grêmio ter novo esquema tático no clássico Gre-Nal

Foram apenas 45 minutos, e contra o frágil Santa Cruz, lanterna do Campeonato Gaúcho. Mas os desempenhos de Du Queiroz e Pavón animaram a torcida do Grêmio, e praticamente os escalaram para o clássico Gre-Nal do próximo domingo (25), às 18h, no Beira-Rio, pela 10ª rodada do estadual.
Ainda assim, como esperado, o técnico Renato Portaluppi despistou quando perguntado sobre a titularidade de Du Queiroz e Pavón contra o Inter. Mas reconheceu o acréscimo de qualidade que os dois reforços trouxeram ao elenco do Grêmio.
— Eu tenho um grupo. Não é porque é Gre-Nal. Independente do adversário, jamais vou falar ‘meu time para o próximo jogo é esse'. Não sei nem o que vai acontecer durante a semana. Eu acho que é importante que são jogadores de qualidade, estão acrescentando qualidade no nosso grupo. Durante a semana vamos trabalhar, fazer os trabalhos táticos, coletivos, e a partir daí defino que começa contra o Internacional — desconversou Renato no último sábado (17), depois da goleada sobre o Santa Cruz.
Pavón no lugar de Galdino e Du Queiroz no de Cristaldo?
A entrada de Pavón na ponta direita é lógica depois do gol e das duas assistências do atacante argentino logo em sua estreia. Além disso, o titular da posição vinha sendo o contestado Galdino, que saiu no intervalo do jogo contra o Santa Cruz justamente para o ingresso do novo reforço.
No caso de Du Queiroz, o mais cotado para deixar o time é Cristaldo. Por mais que tenha entregado ótimos números na temporada passada, com 11 gols e 12 assistências, e tenha balançado as redes diante do Santa Cruz, o argentino é pouco participativo em alguns jogos, e saiu no intervalo das últimas três partidas que disputou.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Com mudanças de peças, Grêmio pode alterar também o esquema tático
Caso essa troca seja efetivada para o Gre-Nal, o Grêmio poderá ter um novo esquema tático, com tripé de volantes. Villasanti faria a primeira função, com Du Queiroz pela direita e Pepê pela esquerda. Com essas mesmas peças, também é possível a manutenção do 4-2-3-1, com Villasanti e Du Queiroz alinhados, e Pepê como meia, sua posição de origem quando surgiu no Flamengo.

A nova formação serviria para o Grêmio reforçar a marcação no meio de campo, com intuito de estancar a sangria defensiva que vem desde a temporada passada, e conter um adversário muito qualificado neste setor, com Aránguiz, Bruno Henrique, Maurício e Alan Patrick.
— Tudo pode acontecer. É o que eu falo: a gente não pode ficar somente em um esquema. Pelo menos eu não trabalho assim. Sempre tenho a opção A, B e C. Para isso existem os trabalhos durante a semana. Vamos ter uma semana cheia, por isso vamos treinar bastante, até para ter um esquema. Não está dando certo a coisa no jogo, a gente pode mudar e os jogadores já estarão adaptados a outro esquema. Não pode ficar somente no plano A, porque se não estiver dando certo, aí já viu. Com a chegada dos jogadores, eu tenho mais opções. Tendo mais opções, obviamente nós vamos treinar outros esquemas. Porque para começar, ou para mudar durante a partida, os jogadores estarão adaptados aos outros esquemas que a gente possa usar — comentou Renato.
O mistério permanecerá até uma hora antes do clássico, quando as escalações serão divulgadas. De quarta-feira (21) até a véspera do jogo (24) os treinamentos do Grêmio no CT Luiz Carvalho estão sendo fechados integralmente à imprensa.
Grêmio no Campeonato Gaúcho 2024
- 2º lugar com 20 pontos
- 9 jogos, 6 vitórias, 2 empates e 1 derrota
- 17 gols marcados e 6 gols sofridos
- 74% de aproveitamento