Brasil

Estreante Pavón muda o jogo, e Grêmio goleia o lanterna do Gauchão após primeiro tempo preocupante

Depois de abrir 2 a 0 e levar empate no primeiro tempo, Pavón mudou o jogo para o Grêmio e, com um gol e duas assistências, garantiu goleada por 6 a 2 sobre o Santa Cruz, lanterna do Campeonato Gaúcho

O Grêmio teve uma segunda metade de primeiro tempo preocupante. Após abrir 2 a 0, permitiu ao Santa Cruz empatar. Mas, com a entrada principalmente do estreante Pavón, que marcou um gol e deu duas assistências, o Tricolor goleou o lanterna do Campeonato Gaúcho por 6 a 2, na tarde deste sábado (17), na Arena do Grêmio. Além do argentino, Gustavo Nunes, Cristaldo, João Pedro, João Pedro Galvão e André Henrique marcaram os gols gremistas. David Luís e Jean Lucca fizeram para o Galo Carijó.

Depois de dois empates consecutivos, a vitória faz o Grêmio dormir na liderança do Campeonato Gaúcho, com 20 pontos. Para manter o posto, o Tricolor seca o Internacional, seu próximo adversário, no jogo deste domingo (18), às 20h, contra o Novo Hamburgo. Já o Santa Cruz, virtualmente rebaixado, segue na última colocação, com apenas três pontos e nenhuma vitória.

Formações de Grêmio e Santa Cruz

À disposição do técnico Renato Portaluppi pela primeira vez, os recém chegados Du Queiroz e Pavón iniciaram no banco de reservas. Destaque nos dois jogos anteriores,nos empates com São Luiz e Ypiranga, Gustavo Nunes iniciou pela segunda vez entre os titulares. No 4-2-3-1, o Grêmio começou com Marchesín; João Pedro, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Villasanti e Pepê; Galdino, Cristaldo e Gustavo Nunes; João Pedro Galvão.

Por sua vez, em comparação com o empate em 1 a 1 no clássico Ave-Cruz, na rodada anterior, o Santa Cruz teve quatro mudanças. David Luís, Leylon, Léo Aquino e Netto foram as novidades. Também no 4-2-3-1, o Galo Carijó iniciou com Marcelo Pitol; Jefferson, Anderson Alagoano, Thiago Sales e David Luís; Daniel Pereira e Leylon; Tcharles, Léo Aquino e Jean Lucca; Netto.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Gustavo Nunes faz seu primeiro gol como profissional, e Grêmio abre 2 a 0 cedo

Pelo que foram os primeiros minutos, o jogo parecia que seria tranquilo para o Grêmio. A primeira finalização surgiu já quatro minutos. Em chute forte, de longe, de Galdino, Pitol espalmou. O Tricolor abriu o placar aos 13. Após cruzamento à meia-altura de João Pedro, seu xará Galvão não conseguiu definir, e a bola sobrou na segunda trave para Gustavo Nunes, que não desperdiçou e marcou seu primeiro gol com profissional.

Três minutos depois, o Grêmio ampliou. E mais uma vez com destaque para Gustavo Nunes. A jovem atacante encarou a marcação pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro. A bola sobrou para Cristaldo, que depois do domínio conseguiu tocar antes de Pitol para marcar o segundo gol gremista, seu primeiro na temporada.

Grêmio relaxa e, frouxo na marcação, deixa o Santa Cruz empatar

O jogo diante do limitado adversário estava tão confortável que o Grêmio relaxou. Aos 24, David Luís recebeu a bola na esquerda, ultrapassando a linha divisória do gramado, e conduziu com muita liberdade, sem marcação. Da intermediária, arriscou chute cruzado, no canto baixo esquerdo, que Marchesín aceitou. 2 a 1.

Já aos 29 minutos do primeiro tempo, Iarley promoveu duas trocas no Santa Cruz. Uma delas forçada, por conta da lesão de Leylon, que saiu para entrada de Mineiro. Por opção técnica, Pablo Bueno ingressou na vaga de Léo Aquino.

O gol marcado deu confiança para o Santa Cruz, que cresceu na partida diante de um Grêmio que marcava frouxo. Em chutes de fora da área, Mineiro e Tcharles tentaram duas vezes cada — na última do camisa 11, aos 39, Marchesín precisou cair no canto direito para fazer a defesa.

Uma nova alteração forçada precisou ser realizada por Iarley na reta final do primeiro tempo. Aos 40 minutos, o pé direito de Alagoano travou no chão, e a perna fez movimento antinatural que lesionou o joelho direito. O zagueiro saiu de maca direto para a ambulância, e Kevlin entrou em seu lugar, mas como lateral direito — Jefferson foi deslocado para a zaga.

Pouco depois da retomada da partida, aos 47, Cristaldo furou em tentativa de finalização, e a bola sobrou para Galdino, que chutou forte de perna direita, para fora. Mas foi o Santa Cruz que voltou a marcar, aos 49. Em contra-ataque, Mineiro avançou, a bola passou no meio das pernas de Geromel, e Pablo Bueno acionou Jean Lucca no lado direito da grande área. O camisa cavou, e a bola desviado passou por cima de Marchesín e morreu no fundo das redes.

O Grêmio tentou resposta imediata com Gustavo Nunes, que cortou para dentro e chutou rasteiro. Pitol encaixou. Ao final do primeiro tempo, muitas vaias foram ouvidas na Arena do Grêmio.

Estreantes melhoram o Grêmio, e Pavón dá cartão de visitas com gol

Insatisfeito, Renato voltou com três trocas para a segunda etapa. Os estreantes Du Queiroz e Pavón entraram, assim como André Henrique. Saíram Geromel, Galdino e Cristaldo. Com Villasanti na zaga, ao lado de Kannemann, o Grêmio passou a se postar no 4-2-4, e voltou mais agressivo, ainda que desorganizado.

Essa incisividade maior do Tricolo passou muito por Pavón. O argentino entrou disposto a mostrar seu cartão de visitas. Pela direita, finalizou sempre que possível. A primeira tentativa foi logo aos três minutos. Ele trouxe para dentro e bateu colocado, de canhota. A bola passou à esquerda do gol de Pitol.

O Santa Cruz até teve uma finalização aos oito minutos. Após ganhar dividida, Jean Lucca tentou de fora da área, mas o chute passou à direita do gol de Marchesín. A partir daí, só deu Grêmio. Aos nove, Pepê cruzou, Pavón deu a casquinha, e Pitol espalmou. Um minuto depois, Gustavo Nunes chutou colocado e Pitol novamente fez a defesa. No rebote, Du Queiroz bateu cruzado, e a bola desviada saiu com perigo. Aos 14, o novo volante do Tricolor tentou novamente, mas o chute colocado de canhota passou por cima.

Extenuado fisicamente, o Santa Cruz perdeu mais um jogador, por cãimbras, aos 17. David Luis saiu para a entrada do zagueiro Tairone, e Thiago Sales passou a fazer a lateral esquerda.

O gol que recolocou o Grêmio na frente finalmente saiu aos 21. E com um dos estreantes. Após bola esticada na grande área, André Henrique escorou, e Pavón chutou cruzado e rasteiro. A bola desviou na marcação e passou por baixo de Pitol, que não conseguiu fazer a defesa.

A vantagem reestabelecida trouxe mais tranquilidade para o Grêmio, que seguiu em cima em busca de ampliar. Aos 26, Pepê arriscou de fora da área, e o chute colocado passou com perigo, à direita do gol. Um minuto depois, quase o outro estreante marcou. De dentro da área, pelo lado direito, Du Queiroz girou e chutou torto.

Centroavantes marcam com assistências de Pavón

O Grêmio ampliou aos 30. João Pedro trouxe para dentro, e, de perna esquerda, acertou belo chute colocado no canto direito, indefensável para Pitol. Dois minutos depois, veio o quinto gol do Grêmio. Desta vez, Pavón foi garçom. Ele cruzou rasteiro da direita e João Pedro Galvão concluiu forte para as redes.

Aos 40, com a grande vantagem no marcador, Renato repetiu experiência do jogo contra o São Luiz e deixou o Grêmio sem zagueiros para os últimos minutos, com a saída de Kannemann para a entrada de Dodi. Aos 44, Pavón deu mais uma assistência, dessa vez pela esquerda. Ele cruzou na cabeça de André Henrique, que também deixou o seu.

Nos acréscimos, o Grêmio teve duas oportunidades de fazer o sexto gol. Primeiro com Du Queiroz, que finalizou colocado perto do Ângulo esquerdo. Depois, com Gustavo Nunes, que recebeu nas costas de Kevlin, que sentiu problema muscular, e tentou de cavadinha, em bola que passou sobre o gol.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo