Brasil

Um modificado Grêmio, principalmente na defesa, tenta manter a liderança do Gauchão em Santa Cruz do Sul

Com ausências principalmente no sistema defensivo, Grêmio enfrenta o Avenida em Santa Cruz do Sul em busca de manter a liderança do Campeonato Gaúcho

Líder do Campeonato Gaúcho após a vitória sobre o Juventude, na última quarta-feira (31), o Grêmio busca manter essa condição neste sábado (3), às 19h, quando enfrenta o Avenida, no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. Mesmo que o técnico Renato Portaluppi não vá utilizar o que tem de melhor, principalmente no sistema defensivo.

As principais ausências da viagem ao Vale do Rio Pardo foram o goleiro Marchesín e os zagueiros Geromel e Kannemann. Marchesín foi titular nas últimas três partidas, e garantiu a vitória sobre o Juventude com uma grande defesa na reta final do jogo; Geromel, que atuou os 90 minutos na quarta-feira (31) e também teve boa atuação, não viaja para os jogos fora de casa por determinação da comissão técnica; já Kannemann foi desfalque de última hora diante do Ju por conta de desconforto na panturrilha, e será preservado mais uma vez.

No gol, Caíque ou Gabriel Grando disputam a vaga de substituto de Marchesín. Caíque foi titular na estreia contra o Caxias e, em tese, é o reserva imediato. No entanto, dentro do rodízio promovido por Renato, Grando ficou no banco de reservas contra o Juventude, e poderá atuar pela primeira vez na temporada para também adquirir ritmo de jogo.

Na zaga, Rodrigo Ely, que foi titular ao lado de Geromel contra o Juventude, segue como substituto imediato da histórica dupla de zaga gremista, e pode atuar novamente. O experiente Bruno Uvini e os jovens Gustavo Martins e Natã são as outras opções para o setor que viajaram para Santa Cruz do Sul. Na lateral esquerda, Cuiabano, recuperado de lesão muscular, foi relacionado e pode fazer sua estreia na temporada — até aqui, o titular Reinaldo esteve em campo em todos os minutos do Grêmio no Gauchão.

Renato deve rodar o elenco e dar oportunidade para jogadores com menos minutos

Outro desfalque, por lesão, é o meia Nathan ‘Pescador', que sofreu entorse no tornozelo. Ele poderia receber oportunidade de começar jogando, no lugar de Cristaldo, caso Renato opte por um time totalmente reserva. O treinador já deixou claro que pretende rodar o grupo para dar chance de todos mostrarem serviço neste início de ano.

— O importante é o jogador ter a entrega dentro do campo, se doar. Isso é a coisa que mais cobro deles, independente da idade, da posição. As oportunidades estão aí, para depois não ter que ouvir ‘fulano não concentrou por quê? Por que fulano não está jogando?' Está todo mundo vendo as oportunidades que estou dando para todo mundo. Para depois não ter ‘mimimi' — alertou o treinador depois do jogo contra o Juventude.

Ataque tem ‘vestibular' para definir substituto de Soteldo e drama do centroavante

No sistema ofensivo, o jogo contra o Avenida será o primeiro dos vários em que o Grêmio não contará com Soteldo após a grave lesão muscular que o camisa 7 sofreu no segundo tempo da partida diante do Juventude. Desta forma, o duelo nos Eucaliptos servirá como espécie de vestibular para Renato escolher o substituto do venezuelano. Dois jovens disputam essa condição: Nathan Fernandes, de 18 anos, jóia da base gremista, e o argentino Lucas Besozzi, de 21. No lado direito do ataque, Renato demonstra convicção em Galdino.

No comando do ataque, recuperado de pancada que o tirou do segundo tempo do jogo contra o Juventude após ter entrado no intervalo, André Henrique pode ter nova oportunidade para provar que merece a titularidade no lugar do contestado João Pedro Galvão, que saiu de campo vaiado na última quarta-feira (31), na Arena do Grêmio.

Avenida vem de derrota e está perto da zona de rebaixamento

Adversário gremista, o Avenida está na porta da zona de rebaixamento, na 10ª colocação, com quatro pontos, e vem de derrota para o São Luiz, no 19 de outubro, em Ijuí. O único gol do jogo surgiu de erro inacreditável do goleiro Ruan Carneiro, que repôs a bola nos pés de Gabriel Morbeck, centroavante rubro, que não desperdiçou.

Para enfrentar o Tricolor Gaúcho, o técnico Márcio Nunes conta com o retorno do volante Bruno Camilo, que cumpriu suspensão contra o São Luiz. A provável escalação do Periquito tem Ruan Carneiro; Celsinho, Rafael Goiano, Dadalt e César Nunes; Chicão e Bruno Camilo; Maikon Aquino, Carlos Alberto e Felipe Cruz; Carlos Henrique.

Grêmio no Campeonato Gaúcho 2024

  • 1º colocado com 9 pontos
  • 4 jogos, 3 vitórias e 1 derrota
  • 7 gols feitos e 3 gols sofridos
  • 75% de aproveitamento
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho. Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Antes de escrever pela Trivela, esteve na Rádio Grenal e na RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo