Grêmio quer contratar um goleiro experiente para a Libertadores; confira as opções
Em busca de um goleiro experiente para a disputa da Libertadores, Grêmio monitora as situações de Marcelo Grohe e Agustín Marchesín; Andrada está descartado
Além de um centroavante para substituir Luis Suárez, que tem Funes Mori e Aboubakar como principais alvos, o Grêmio também busca a contratação de um goleiro experiente para 2024. A iniciativa visa principalmente à disputa da Libertadores, à qual o Tricolor Gaúcho retorna após três anos.
Esse reforço experiente será trazido mesmo que o Grêmio tenha renovado contrato recentemente com Caíque e Gabriel Grando. Titular, com bons desempenhos, na reta final de 2023, Caíque teve seu vínculo renovado até 2025. Já Grando, ainda que contestado pela torcida, assinou até 2026.
— O que dá para dizer é que pelo número de competições neste ano, com a Libertadores a mais, a gente acha que precisa de um goleiro. Acha os dois [Caíque e Grando] excelentes goleiros, o Grêmio está bem servido, mas precisamos de um outro goleiro. O Felipe [Scheibig] ainda é um menino, está subindo, se acostumando — comentou o presidente Alberto Guerra em entrevista ao canal de Duda Garbi, na última segunda-feira (1º).
Marcelo Grohe está fora dos planos do Al-Ittihad
Nessa linha de goleiro experiente, alguns nomes já foram ventilados. O que mais alimenta expectativa no torcedor gremista é o de Marcelo Grohe. A informação do jornalista italiano Rudy Galetti é de que o arqueiro de 36 anos está fora dos planos do Al-Ittihad, da Arábia Saudita, com quem tem contrato até metade do ano. A equipe de Jeddah pretende abrir uma vaga de estrangeiro para incluir o atacante português Jota entre os inscritos no campeonato local.
Consciente de que é um grande goleiro, e ídolo do clube, o Grêmio está de olho na situação de Grohe. Entretanto, não vê como certa a saída do arqueiro do Al-Ittihad. Mesmo que ele tenha ficado no banco de reservas nas quartas de final do Mundial de Clubes, em que o time saudita perdeu por 3 a 1 para o Al-Ahly.
— Durante o tempo em que eu estou no futebol do Grêmio, por três vezes eu fui colher informações do Marcelo Grohe, e a última delas foi quando ele não foi para esse jogo, porque se dizia que ele tinha sido barrado, que tinha virado reserva. Na verdade, ele sentiu no treino da véspera. A gente não tem essa informação de que ele vai rescindir, ou de que ele está livre, que vai estar liberado — disse o vice-presidente de futebol gremista, Antônio Brum, também na entrevista a Duda Garbi.
— Quando a gente vê uma notícia, é tudo no campo do “se”, está muito longe de ser uma verdade absoluta. Sem dúvida nenhuma é um baita de um goleiro, com história no Grêmio, idade boa… — complementou Guerra. Formado no Tricolor Gaúcho, Grohe esperou longo tempo para ser alçado à titularidade. Quando isso ocorreu, foi decisivo nas conquistas da Copa do Brasil de 2016 e da Libertadores de 2017.
Andrada é descartado pela direção do Grêmio
Ao mesmo tempo em que acompanha o desenrolar dessa história, o Grêmio também mira em goleiros estrangeiros. Mas descarta Esteban Andrada, do Monterrey. O argentino de 32 anos, que enfrentou o Tricolor Gaúcho na final da Libertadores de 2017, pela Lanús, foi especulado nos últimos dias.
— O Andrada não vai ser o goleiro do Grêmio. Foi visto no scout, como a gente olha. […] Quando tu puxa o filtro, como tu puxa para o centroavante, é um nome que aparece. Está muito bem ainda. Mas ele não vai ser o goleiro do Grêmio — garantiu Brum.
Agustín Marchesín é mais um nome que surge no radar gremista
Outro nome que surgiu, na última terça-feira (2), conforme informação do jornalista Eduardo Gabardo, da Rádio Gaúcha, é o do também argentino Agustín Marchesín, de 35 anos, do Celta do Vigo. Reserva da equipe galega, o goleiro pode ser negociado, o que foi admitido publicamente pelo treinador Rafa Benítez.
— Marchesín vem treinando muito bem. É um grande goleiro. Tive uma conversa com ele, vamos saber do futuro. Se existir alguma oferta, eu, como treinador, estarei agradecido pela sua dedicação — disse o ex-técnico de Liverpool e Inter de Milão em sua última entrevista coletiva.